Modelo de currículo para primeiro emprego: conquiste o primeiro emprego com este passo!

compartilhe

Você que está procurando seu primeiro emprego, saiba que é preciso caprichar no currículo, por isso, veja agora um modelo de currículo para primeiro emprego.


Sumário

  1. O que é um currículo?
  2. Por que é importante ter um bom currículo?
  3. Modelo de currículo para primeiro emprego
  4. Como ter um bom modelo de currículo?
  5. Pontos importantes ao fazer o modelo de currículo para primeiro emprego
  6. Perguntas frequentes

Conseguir um emprego sem uma experiência profissional ou qualificação é uma das maiores dificuldades do Brasil. O processo seletivo é composto por diversas etapas, e uma delas é o currículo. 

O currículo é muito importante para a triagem de profissionais na hora do recrutamento. Mas o que fazer quando o currículo não está muito cheio? 

Por isso, se você está procurando fazer seu currículo para primeiro emprego, você está no lugar certo. Neste post você vai aprender como fazer um modelo de currículo para o seu primeiro emprego. Vem comigo 🙂

O que é um currículo?

O currículo é elaborado para apresentar de forma clara e concisa as experiências profissionais de uma pessoa ao mercado de trabalho, sendo conhecido como Curriculum Vitae (CV). 

A palavra “currículo” tem origem na expressão latina Curriculum Vitae, que significa “trajetória da vida”. Portanto, o CV deve resumir toda a trajetória profissional do indivíduo de forma sucinta e organizada.

É fundamental que o documento apresente com clareza as habilidades e competências do candidato, a fim de destacá-lo em meio a outros concorrentes, é necessário que seu currículo tenha:

  • Informações sobre experiências profissionais anteriores;
  • Competências e habilidades;
  • Formação acadêmica;

A principal finalidade do Curriculum Vitae é destacar a identidade profissional do indivíduo, apresentando um resumo das suas experiências, aprendizados e habilidades. 

Através desse documento, é possível despertar o interesse dos empregadores, que poderão considerar o candidato para a fase de entrevista de emprego. 

Um CV bem elaborado pode ser o suficiente para despertar a curiosidade dos recrutadores e fazer com que desejem conhecer o profissional mais a fundo.

Por que é importante ter um bom currículo?

O currículo é a principal fonte de informação que os recrutadores têm para conhecer as informações pessoais e profissionais do candidato em um processo seletivo de emprego. 

Ele funciona como um cartão de visitas que pode influenciar a decisão de continuar ou não com o processo de seleção. Por isso, é fundamental elaborar um CV de qualidade, que demonstre a aptidão do candidato para ocupar o cargo e que suas habilidades sejam adequadas às necessidades da vaga. 

O currículo é uma ferramenta importante para destacar as qualificações do profissional e atrair a atenção dos recrutadores, sendo crucial que seja bem construído e objetivo. Agora, veja um modelo de currículo para primeiro emprego:

Modelo de currículo para primeiro emprego

Muitos jovens que estão entrando no mercado de trabalho e estão fazendo o currículo podem se questionar sobre como fazê-lo. 

No entanto, a elaboração deste documento não é algo tão complexo, e pode ser uma tarefa relativamente simples. 

Você precisa reunir as informações importantes e organizá-las de acordo com as exigências padronizadas, siga nosso passo a passo para você entender melhor:

 1. Comece pela identificação

O destaque mais importante no currículo para emprego é a seção de informações de contato, já que os recrutadores precisam saber como encontrar o candidato caso se interessem pelo currículo. 

Além disso, dependendo da área de atuação, essa seção pode ser uma oportunidade para inserir as redes sociais e ampliar a visibilidade do trabalho realizado.

É importante manter essas informações sempre atualizadas para garantir que os recrutadores possam contatar o candidato facilmente. Então, se você trocou de e-mail ou de endereço, sempre mantenha o currículo atualizado. 

2. Destaque seu objetivo

O objetivo do currículo é de grande importância para os recrutadores, uma vez que nela o candidato expressa seus objetivos profissionais a curto e longo prazo.

É também o momento em que o candidato demonstra seu interesse pela vaga e como suas habilidades podem contribuir para a empresa, mesmo que não tenha experiência profissional prévia. 

Portanto, é essencial que você seja claro e objetivo ao informar suas metas e como elas se relacionam com a vaga em questão.

Agora, um exemplo de objetivo para o primeiro currículo:

Apesar de não ter experiência profissional, adquiri habilidades durante minha formação universitária e desenvolvi projetos relevantes que me capacitaram para assumir a vaga na área X da empresa. Caso seja selecionado, estou disposto a contribuir para o crescimento da empresa e aprimorar ainda mais minhas habilidades profissionais.

 3. Fale sobre suas certificações

É crucial que os candidatos incluam em seus currículos não apenas informações sobre sua formação acadêmica, mas também outros cursos, palestras, simpósios e atividades que tenham participado. 

Isso mostra aos recrutadores que o candidato não é passivo e está sempre buscando aprimorar suas habilidades e conhecimentos profissionais, mesmo sem experiência prática. 

Quando se trata de criar um currículo, especialmente para o primeiro emprego, é importante que o candidato destaque sua paixão por aprender e melhorar em sua carreira.

4. Se prepare para a entrevista

É importante estar preparado para possíveis entrevistas, mesmo que inicialmente não receba uma resposta positiva em relação às vagas para as quais se candidatou.

Na internet, é possível encontrar diversas ideias de perguntas comuns feitas pelos recrutadores durante as entrevistas. Ao olhar essas perguntas, é possível pensar em possíveis respostas e se preparar para a entrevista. 

Caso sinta nervosismo, é recomendável pedir ajuda a um amigo ou familiar e se acostumar com o processo de ser questionado.

Muitos candidatos perdem boas oportunidades por ficarem excessivamente nervosos na entrevista, então treinar é uma boa maneira de se sentir mais relaxado e confiante.

Como ter um bom modelo de currículo?

Agora que você já sabe o que é e a importância do currículo, mãos à obra.

Vamos às dicas práticas:

Organize seus certificados e diplomas

Em primeiro lugar, faça uma compilação e separe todos os documentos, certificados, diplomas, participações em eventos, trabalhos acadêmicos e experiências profissionais.

Nesse ponto, as oportunidades de estágio são muito importantes e enriquecem seu currículo. Especialmente quando você está entrando agora do mercado profissional e ainda não tem tantas experiências.

Planeje uma organização para guardar os certificados e comprovantes em um local físico ou digital. Isso vai agilizar todo o processo.

Escreva de forma clara e objetiva

O currículo deve ter, no máximo, duas páginas. Por isso, você deve selecionar apenas informações realmente relevantes.

Além disso, escreva de forma assertiva, breve e clara. Não deixe margens para criar dúvidas. E não encha linguiça 🙂

Comece o quanto antes

Quando ainda não existem tantas informações para inserir, é bom aprender a fazer o currículo e se familiarizar com a ideia.

Mesmo quando é um currículo para o primeiro emprego e você não tenha nenhuma experiência profissional. 

Acrescente algo que possa enriquecer sua trajetória profissional. Ainda que não tenha sido um emprego formal ou algo com o qual você ganhou algum dinheiro.

Tente pensar em coisas que você já fez e que te levou a aprender algo novo ou desenvolver alguma habilidade.

Alimente seu currículo sempre que tiver uma nova experiência

Se você alimentar seu currículo sempre que tiver uma nova experiência, não vai acumular tanto trabalho. E a chance de esquecer algo pra trás diminui muito.

Faça com que, sempre depois de algum trabalho novo ou alguma formação em um curso novo, a atualização das informações seja automática.

Dê uma espiada em outros currículos

É interessante fazer uma boa pesquisa e observar como alguns outros profissionais organizam o currículo. Tal qual você faria no LinkedIn.

Uma dica é observar o currículo de profissionais que você admira, caso você tenha acesso. Também é importante olhar currículos de pessoas da sua área do conhecimento, para verificar quais pontos o mercado de trabalho valoriza.

Faça muitas revisões nos textos

Isso vai te ajudar a evitar erros de português e de digitação.

Esse tipo de erro passa uma imagem de descuidado, que você com certeza vai querer evitar.

Não minta de forma alguma

Embora pareça óbvio, não custa repetir. Você não deve mentir no seu currículo. Então, inclua apenas informações verídicas, que você vai poder comprovar de alguma forma.

Use e abuse dos certificados

Pergunte se estão entregando certificados em toda e qualquer atividade. Entenda que certificados nunca são demais 🙂

Adeque seu currículo para a vaga

Um erro bastante comum é enviar o mesmo currículo para todas as vagas e empresas diferentes.

Para chamar atenção no processo seletivo, você precisa mostrar que tem qualificação suficiente para aquela vaga específica.

Ou seja: se, por exemplo, o processo seletivo é para uma vaga na área comercial, você precisa ressaltar suas experiências com vendas e as suas habilidades e cursos que te habilitam para essa função.

Pontos importantes ao fazer o modelo de currículo para primeiro emprego

Você já sabe que o seu currículo deve ser claro e objetivo, certo?

Mas aqui está um roteiro de informações que não podem faltar:

Dados pessoais

É importante você incluir seu nome completo, estado civil, endereço e telefone de e-mail.

Uma dica é prestar atenção ao endereço de e-mail, para que passe credibilidade. Deixe de lado os e-mails que você usava quando era adolescente.

Se precisar, faça um e-mail novo.

Objetivo profissional

Indique o cargo que você quer ocupar. Afinal, esse é o seu objetivo.

Qualificação acadêmica

Em tópicos, coloque sua qualificação acadêmica. É importante incluir o nome da instituição de ensino, curso, data de início e término.

Nesse ponto, você pode incluir todos os cursos que você fez que são importantes para a vaga. 

Experiência profissional

Depois disso, inclua as suas experiências profissionais. Comece pelas experiências mais recentes e que são relevantes para as habilidades que você considera importante.

Aqui é fundamental colocar o nome da empresa, o cargo que você ocupou, o período de tempo que você trabalhou e as atividades que você desempenhava.

Um diferencial é incluir, de forma breve, as lições importantes que você aprendeu com a experiência.

Informações complementares

Por fim, destaque outros cursos e informações que possam chamar a atenção.

Você pode incluir o seu nível de proficiência em idiomas, conhecimentos em informática, disponibilidade pra viajar ou fazer mudança de cidade.

Conte com a Mettzer em seus trabalhos acadêmicos

Se você precisa fazer o seu artigo acadêmico, saiba que você pode contar com a Mettzer.

Não sei se você já sabe, mas Mettzer é uma ótima aliada de estudantes.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas científicas de formatação.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso: você pode usar a tecnologia a seu favor.

Mettzer é a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico.

Ou seja, nós integramos todo fluxo do trabalho acadêmico de ponta a ponta: desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.

editor de texto da Mettzer é o melhor do mercado, que formata de forma automática qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 🙂

Perguntas frequentes

Qual o melhor modelo para currículo de primeiro emprego?

Para um currículo de primeiro emprego, o modelo mais recomendado é um currículo cronológico inverso, que destaca suas habilidades e experiências mais recentes primeiro. É importante incluir informações relevantes para a posição desejada e manter o documento bem organizado e fácil de ler. Lembre-se de destacar suas habilidades transferíveis e qualidades pessoais.

O que colocar no currículo quando não se tem experiência?

Quando não se tem experiência profissional, você pode destacar no currículo as habilidades transferíveis, atividades extracurriculares relevantes, projetos acadêmicos ou voluntários realizados, certificados de cursos e habilidades em softwares ou línguas estrangeiras. É importante demonstrar entusiasmo e motivação para aprender e crescer profissionalmente.

Como fazer o primeiro currículo?

– Comece com suas informações pessoais, como nome completo, endereço e informações de contato.
Liste sua formação acadêmica e experiência de trabalho anterior (se houver).
– Destaque as habilidades e realizações relevantes para a vaga que você está se candidatando.
– Adicione informações sobre habilidades adicionais, como idiomas e habilidades técnicas relevantes. Revise e edite cuidadosamente antes de enviar.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade