Cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC

compartilhe

Cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC: uma oportunidade para aprender e se destacar no mercado de trabalho. Vem saber mais


Sumário

  1. Cursos online precisam ser reconhecidos pelo MEC?
  2. Quais são os cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC?
  3. Quais as vantagens de cursos gratuitos online com certificado reconhecido pelo MEC?
  4. Qual a diferença entre autorizado e reconhecido pelo MEC?
  5. Dicas para aproveitar ao máximo os cursos online

Nos últimos anos, os cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC se tornaram uma opção cada vez mais popular para aqueles que desejam continuar sua educação, sem gastar muito dinheiro ou tempo. 

Com a tecnologia e a internet, é possível para as pessoas terem acesso à cursos de qualidade em diversas áreas do conhecimento.

O MEC (Ministério da Educação) tem reconhecido cada vez mais a importância dos cursos online gratuitos e sua capacidade de democratizar o acesso à educação no país.

Assim, este tema é de grande relevância para aqueles que buscam se capacitar e ampliar seus horizontes profissionais.

Por isso, se você está procurando cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC, vou te mostrar algumas opções. Então, mão na massa e bora estudar.

Cursos online precisam ser reconhecidos pelo MEC?

O Ministério da Educação exige oficialmente que apenas cursos de Ensino Superior, que oferecem diplomas de bacharel, licenciado ou tecnólogo, recebam reconhecimento do MEC. 

No caso de querer estudar um tópico específico de forma mais breve, a alternativa mais apropriada seria procurar um curso livre de curta duração.

Assim, é fundamental entender a distinção clara entre os cursos livres e os cursos de graduação.

Os cursos livres não são equivalentes a diplomas universitários na área de estudo.

No entanto, isso não significa que eles sejam desvalorizados no mercado de trabalho. Na realidade, os cursos livres evidenciam o interesse do profissional em um determinado campo.

Uma maneira de aumentar a relevância do seu curso livre é buscar instituições que emitam certificados após a conclusão do curso.

Se você não faz ideia de onde encontrar, você está com sorte. Vou te mostrar alguns.

Quais são os cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC?

Bom, se você quer estudar através da internet, os cursos online são perfeitos para você. Existem inúmeros cursos que você pode fazer sem sair de casa, aqui vai alguns:

Sistec

O Sistec (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, é a plataforma do Ministério da Educação encarregada de registrar, disseminar informações e validar certificados de cursos de educação profissional de nível médio.

Os cursos se encontram nas mais diferentes áreas, divididos em 12 classificações:

  • Ambiente e Saúde
  • Ciências Exatas
  • Ciências Humanas
  • Desenvolvimento Educacional e Social
  • Gestão e Negócios
  • Idiomas, Línguas e Literatura
  • Informação e Comunicação
  • Produção Alimentícia
  • Produção Cultural e Design
  • Recursos Naturais
  • Segurança
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer

Plataforma AVAMEC

O Ministério da Educação possui outro site chamado AVAMEC – Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Nele, é possível ter acesso a cursos fornecidos por diversas instituições inscritas, incluindo universidades federais, Secretarias de Educação e a Controladoria Geral da União.

Esses cursos têm cargas horárias variando entre 20h e 60h e são destinados a estudantes em geral, pessoas interessadas em determinado tema ou para aprimoramento profissional.

Centro Paula Souza

O Centro Paula Souza é uma entidade pública administrada pelo Governo do Estado de São Paulo, que possui um renomado padrão de excelência em seus cursos técnicos e profissionalizantes.

Uma das alternativas disponibilizadas pelo Centro Paula Souza inclui alguns cursos livres gratuitos na plataforma MOOC.

Além dos cursos livres, o Centro Paula Souza também conta com cursos técnicos EaD. Porém, é preciso prestar o “vestibulinho” e se classificar de acordo com o número de vagas oferecidas.

Sebrae

O Sebrae é uma organização privada que busca promover o crescimento sustentável de micro e pequenas empresas e incentivar empreendedores nesses setores. 

No site do Sebrae (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline), há uma seleção de mais de 200 cursos gratuitos com certificado, que abrangem diversas áreas como negócios, marketing, desenvolvimento profissional, educação para o futuro, questões legais e habilidades pessoais.

Rock University

A Rock University, pertencente à Rock Content, oferece cursos gratuitos com certificado abordando temas como marketing de conteúdo, criação de conteúdo para a web, inbound marketing, outbound marketing e também sobre o uso da plataforma WordPress.

Quais as vantagens de cursos gratuitos online com certificado reconhecido pelo MEC?

Existem diversas vantagens em obter um certificado reconhecido pelo MEC , algumas delas são:

Credibilidade

O MEC é uma das principais autoridades em educação no Brasil e, portanto, ter um certificado reconhecido por essa entidade pode trazer maior credibilidade e reconhecimento ao portador do certificado.

Aceitação no mercado de trabalho

Muitas empresas valorizam candidatos que possuem certificados reconhecidos pelo MEC, pois isso mostra que eles passaram por um processo de aprendizado rigoroso e estão preparados para atuar em suas áreas de interesse.

Ascensão profissional

Com um certificado reconhecido pelo MEC, é possível demonstrar que se tem habilidades e conhecimentos necessários para desempenhar funções específicas, o que pode levar a promoções e novas oportunidades de trabalho.

Aprendizado de qualidade

Como você sabe, os cursos que são reconhecidos pelo MEC passam por um processo de avaliação rigoroso, o que garante que eles oferecem um aprendizado de qualidade e estão em conformidade com as diretrizes curriculares.

É possível utilizar os cursos como horas complementares

Alguns cursos reconhecidos pelo MEC podem ser utilizados como horas complementares em sua graduação, o que significa que o portador do certificado pode dar continuidade aos seus estudos em áreas relacionadas.

Essas são algumas das vantagens em obter um certificado reconhecido pelo MEC. Por isso, é importante pesquisar e escolher cursos que sejam reconhecidos por essa entidade para garantir que se obtenha um certificado de qualidade e que tenha valor no mercado de trabalho.

Qual a diferença entre autorizado e reconhecido pelo MEC?

Existem duas formas pelas quais um curso pode ser validado pelo Ministério da Educação (MEC) no Brasil: autorização e reconhecimento. A principal diferença entre os dois é o momento em que ocorrem.

Autorização é o processo pelo qual o MEC avalia e aprova o projeto pedagógico do curso antes de sua criação. É um processo que ocorre antes do curso ser oferecido e é necessário para que a instituição de ensino possa abrir novas turmas.

Ou seja, um curso autorizado pelo MEC significa que ele foi avaliado e aprovado pelo órgão regulador antes de ser oferecido.

Já o reconhecimento é um processo que ocorre após a criação e oferta do curso. Ele é realizado pelo MEC para verificar se o curso está sendo oferecido de acordo com as normas e diretrizes estabelecidas pelo órgão regulador.

 O reconhecimento é uma forma de avaliar a qualidade do curso e a sua capacidade de formar profissionais competentes e qualificados. Um curso reconhecido pelo MEC é um curso que passou por essa avaliação e foi aprovado pelo órgão regulador.

Em resumo, a principal diferença entre autorização e reconhecimento pelo MEC é que a autorização ocorre antes do curso ser oferecido e o reconhecimento ocorre após o curso já estar sendo oferecido.

Ambos os processos são importantes para garantir a qualidade da educação superior no Brasil.

Dicas para aproveitar ao máximo os cursos online

Aqui estão algumas dicas para você aproveitar ao máximo os cursos online:

Organize-se

É importante se organizar para conseguir cumprir as atividades do curso no prazo. Faça um cronograma e separe um tempo específico para estudar e realizar as atividades.

Disciplina

Estudar em casa pode ser um desafio, por isso é importante manter a disciplina e a concentração. Evite distrações e mantenha o foco nas atividades propostas

Participe das atividades propostas

Alguns cursos online possuem fóruns de discussão ou outras atividades colaborativas que contribuem para o aprendizado. Em suma, participe dessas atividades e interaja com outros participantes para enriquecer sua experiência.

Utilize as ferramentas disponíveis

Os cursos online geralmente oferecem diversas ferramentas, como vídeos, e-books, slides, entre outros. Assim, utilize todas essas ferramentas para ampliar seu conhecimento sobre o assunto.

Faça anotações

Faça anotações durante as aulas e atividades para fixar o conteúdo. Além disso, essas anotações podem ser úteis para revisar o conteúdo posteriormente.

Conte com a Mettzer em seus trabalhos acadêmicos

Se você ainda não conhece a Mettzer, chegou a hora. Você vai perceber que somos uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

Para começar, a Mettzer tem diversos tipos de modelos de trabalhos prontos: desde modelo de fichamento até modelo de TCC.

Fica muito mais fácil começar o trabalho e não esquecer nenhum elemento importante da estrutura.

Em suma, a  Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu trabalho.

Sem contar que você também pode fazer as suas anotações das aulas online no editor da Mettzer. Assim, é possível criar, organizar e carregar suas anotações para qualquer lugar.

Afinal de contas, você pode acessar o editor de qualquer dispositivo: no aplicativo ou no navegador. De qualquer computador ou celular. É só digitar seu e-mail e sua senha de acesso.

E a melhor parte: você não precisa pagar nada por isso. As anotações de aula fazem parte do nosso plano gratuito.

Se interessou? Você pode experimentar de forma gratuita 🙂

compartilhe

3 comentários em “Cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC”

  1. estou precisando faser alguma coisa pra melhora minha vida acabei de termina o ensino medio disposta a faser um curso mas minha vida financeira nao ta deixando pois estou desenpregada .tenho 32 anos me chamo jaqueline.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade