Licenciatura à distância: descubra o que é e como conseguir uma

compartilhe

A licenciatura à distância serve para gerar profissionais qualificados para a docência, mas como ela funciona? Veja agora neste post


Sumário

  1. O que é licenciatura à distância?
  2. Como funciona a licenciatura à distância?
  3. Qual é a diferença entre licenciatura e bacharelado à distância?
  4. O ensino a distância tem uma boa qualificação?
  5. Quais as vantagens do curso de licenciatura à distância?

O ensino a distância funciona usando PCs, tablets, telefones e a Internet para que você possa estudar em locais remotos, como sua casa ou escritório, em vez de frequentar um campus universitário. É uma solução flexível para adequar o ensino superior aos compromissos profissionais e familiares.

Um diploma de licenciatura à distância carrega tanto valor acadêmico e vocacional quanto seu equivalente tradicional e esse método de aprendizado pode ser particularmente benéfico para pessoas que desejam mudar de carreira, ganhar uma promoção ou simplesmente satisfazer sua sede de conhecimento.

Quer entender como essa modalidade de ensino funciona? Vem comigo

O que é licenciatura à distância?

A licenciatura tem as mesmas disciplinas que o bacharelado. A grande diferença está nas matérias voltadas para a área educacional, o que confere ao diploma um diferencial, permitindo ao profissional lecionar em instituições públicas ou particulares.

Ao optar por essa modalidade é preciso muita disciplina e dedicação, pois, como você será uma pessoa docente, a falta de contato diário com o ambiente físico da faculdade pode acabar atrapalhando um pouco. 

Lembre-se que há prazos para serem cumpridos, textos para ler e atividades para serem feitas.

Como funciona a licenciatura à distância?

Existem dois tipos de educação EAD:

Ensino híbrido: neste programa, o curso é dividido entre métodos presenciais tradicionais e aulas online. Essa é uma ótima opção para quem deseja fazer uma faculdade a distância, mas não quer abrir mão totalmente do contato presencial com professores e outros alunos.

À distância: a graduação pode ser feita totalmente online ou com no mínimo 80% das atividades no formato digital. Os cursos a distância são ideais para quem quer estudar e ao mesmo tempo trabalhar ou se dedicar a outras atividades.

Tempo de curso

Os cursos de licenciatura à distância tem a mesma carga horária e duração dos presenciais, sendo a maioria com a duração de quatro anos.

Mas assim como o ensino presencial, é possível adiantar algumas disciplinas e se formar antes do período (seria nosso sonho?). Porém, existe um tempo mínimo de permanência do estudante na universidade que precisa ser respeitado.

Ambiente de aprendizagem

Ao invés de salas de aulas, como estamos acostumado, os estudantes EAD têm acesso a um ambiente virtual de aprendizagem, na maioria das vezes é utilizado o Moodle.

O Moodle é uma plataforma digital em que o discente pode tirar dúvidas com o docente, conversar com os colegas de turmas e claro, assistir as aulas. Algumas aulas podem ser até gravadas para que você possa assistir novamente caso queira.

Material didático

Com isso você não precisa se preocupar, geralmente as universidades deixam os livros didáticos no ambiente virtual, assim, você só precisa acessá-lo e fazer o download.

Avaliação

As avaliações são diversas, vai depender de como o docente irá aplicá-la, pode ser em participação em fóruns de discussão, entrega de exercícios e também trabalhos acadêmicos, como artigo, resumo, fichamento, etc.

Estágio

Todo curso de licenciatura exige que o discente passe por um estágio supervisionado no qual terá que dar aula para a educação básica. No caso da licenciatura à distância não é diferente.

O estágio à distância é coordenado por um professor da universidade e conta com o apoio do professor da escola onde será feito o estágio. O estudante terá que ministrar algumas aulas, que serão assistidas pelo professor.

Qual é a diferença entre licenciatura e bacharelado à distância?

á muita diferença além das matérias e objetivo das modalidades. Os cursos de bacharelado são essenciais para quem quer se especializar na pesquisa dentro da área. 

Já a licenciatura é voltada para a discência, ou seja, são mais voltadas para a sala de aula do ensino fundamental e médio.

O ensino a distância tem uma boa qualificação?

Sim, você pode obter exatamente a mesma qualificação estudando um curso de graduação on-line que faria se estudasse no campus presencialmente.

Mas, você deve pesquisar minuciosamente um curso licenciatura a distância antes de se inscrever. Isso inclui verificar quem oferece o curso, além da qualificação que você receberá ao final para garantir que seja reconhecido na área ou setor em que pretende trabalhar.

plataforma

Cursos que você pode optar pela licenciatura à distância

A seguir, veja algumas áreas em que você pode se interessar e também fazer no conforto da sua casa:

  • Letras: Quem faz esse curso pode trabalhar na área de redação, comunicação de empresas, por exemplo, revisor e tradutor. E claro, pode atuar como docente também;
  • Pedagogia: Além de trabalhar na escola, a pessoa pedagoga também pode atuar no cenário empresarial, em órgãos públicos ou editoras de livros didáticos;
  • Matemática: Além da docência, o profissional também pode trabalhar na área financeira de empresas e também com informática;
  • Artes visuais: Se você gosta de usar a criatividade, esse é o curso para você, nele você pode atuar como pessoa artista e também a docência.
  • Filosofia: Além da licenciatura, cursando filosofia você também pode seguir carreira no Jornalismo, como crítico de arte ou literatura no mercado editorial. 

Enfim, são muitos cursos que contém a modalidade EAD, por isso, sempre veja o regime da sua instituição de ensino.

Quais as vantagens do curso de licenciatura à distância?

Aprendizagem flexível

Talvez a vantagem mais óbvia da educação a distância seja o nível de flexibilidade que ela oferece aos alunos. Em geral, o aprendizado remoto tende a exigir um estudo mais independente e, como a educação a distância moderna geralmente é baseada na Internet, os alunos têm mais controle sobre quando e onde estudam.

Derrubando barreiras

Outra das principais vantagens da educação a distância é a remoção das barreiras geográficas associadas aos métodos de ensino presencial.

 A quebra dessas barreiras geográficas também oferece oportunidades adicionais de aprendizado. Por exemplo, agora é possível que os alunos se matriculem em cursos a distância de grandes instituições acadêmicas de outros países. Isso potencialmente abre uma gama mais ampla de cursos e um nível de ensino mais alto.

Redução de custos

Como regra geral, os cursos de ensino à distância custam menos às instituições acadêmicas, porque as aulas podem ser ampliadas e reduzidas com mais facilidade e porque as lições podem ser ministradas uma vez, gravadas e reutilizadas. 

Além disso, vale ressaltar que o ensino a distância pode ajudar os alunos a economizar nos custos associados à mudança, que muitas vezes é necessária para frequentar uma faculdade ou universidade.

Na verdade, os alunos podem até ter a capacidade de estudar enquanto trabalham em período integral, o que também pode tornar as taxas do curso acessíveis e ajudar os alunos a evitar dívidas de empréstimos estudantis.

Comodidade

Para o estudo ter efeito é bom ter um conforto, né? E isso a educação a distância pode te oferecer.

Muita gente diz que é difícil se organizar para estudar em casa, porém, ao ter um ambiente cômodo para os estudos, é possível eliminar alguns fatores que podem te atrapalhar, como horários, locomoção, alimentação, etc.

Logo, com o estudo feito em casa, as pessoas podem se concentrar com mais facilidade e com menos distrações.

Conte com a Mettzer em seu trabalho acadêmico

Se você ainda não conhece a Mettzer, chegou a hora. Você vai perceber que somos uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

Para começar, a Mettzer tem diversos tipos de modelos de trabalhos prontos: desde modelo de fichamento até modelo de TCC.

Fica muito mais fácil começar o trabalho e não esquecer nenhum elemento importante da estrutura.

Além do mais, a  Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu trabalho.

Sem contar que você também pode fazer as suas anotações das aulas online no editor da Mettzer. É possível criar, organizar e carregar suas anotações para qualquer lugar.

Afinal de contas, você pode acessar o editor de qualquer dispositivo: no aplicativo ou no navegador. De qualquer computador ou celular. É só digitar seu e-mail e sua senha de acesso.

E a melhor parte: você não precisa pagar nada por isso. As anotações de aula fazem parte do nosso plano gratuito.

Se interessou? Você pode experimentar de forma gratuita 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade