Moodle: o que é e como usá-lo no ambiente acadêmico

compartilhe

O Moodle é uma plataforma que está presente diariamente na vida da pessoa universitária, tanto no ensino presencial quanto no remoto.


Sumário

  1. O que é Moodle?
  2. Para que serve o Moodle?
  3. Qual a importância do Moodle?
  4. Benefícios de usar o Moodle 
  5. Como usar o Moodle?
  6. Como o Moodle ajuda no ensino?

Você  que está na universidade provavelmente já ouviu falar no Moodle, certo? Este software está presente na maioria das universidades brasileiras, tanto na graduação quanto na pós-graduação.

Ele é um software LMS de código aberto, que oferece soluções de ensino através da internet para oferecer resultados positivos na educação.

Então, para entender melhor como funciona e como usar essa ferramenta, vem comigo.

O que é Moodle?

As universidades oferecem diversas modalidades de ensino (presencial, à distância, semipresencial e por aí vai) e, em sua maioria, usam o Moodle. Mas, afinal, o que é o Moodle?

Em primeiro lugar, o Moodle é um sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS) via internet em diversas modalidades de ensino, como presencial e à distância.

Inclusive, esse software é a plataforma de ensino com esse propósito mais conhecida pelas universidades.

Geralmente, é utilizado por instituições educacionais. Porém, vem se desenvolvendo para ser uma ferramenta benéfica em outros setores também, como na área de varejo e da saúde.

Para que serve o Moodle?

O Moodle pode ser acessado em qualquer computador com acesso à internet. Ele é a principal plataforma de sustentação das atividades à distância dos cursos de graduação e pós-graduação.

A plataforma funciona como se fosse uma sala de aula virtual. Sendo assim, o aluno tem a possibilidade de acompanhar as atividades do curso através da internet. Na plataforma, o aluno tem acesso aos conteúdos que os professores disponibilizam.

Além do mais, também é possível postar atividades, fazer debates sobre temas em fóruns, fazer avaliações, tirar dúvidas, entre muitas outras coisas. 

Tudo isso com acesso muito simples para estudantes e professores. É bem intuitivo, tanto para quem ensina quanto para quem aprende.

Qual a importância do Moodle?

Sem dúvidas, o Moodle é uma das ferramentas de aprendizagem mais utilizadas no meio universitário. Isso porque permite a criação de sites de forma dinâmica para pessoas universitárias.

Afinal de contas, a plataforma possui múltiplos recursos nos ambientes virtuais de aprendizagem, sendo uma plataforma interativa e colaborativa. No ambiente virtual do Moodle, as pessoas discentes têm total autonomia para construir seu próprio método de aprendizagem, tanto no ensino remoto quanto no presencial.

Benefícios de usar o Moodle 

Não é à toa que esse software vem crescendo cada dia mais: ele compreende diversos recursos que facilitam a vida do estudante. 

Aqui estão alguns exemplos dos benefícios do Moodle para a aprendizagem em geral:

Personalizável e flexível 

O código do Moodle é um código aberto, ou seja, qualquer pessoa que o utiliza, pode revisar, alterar e modificar quando desejar. 

Com um número quase infinito de opções de personalização, o Moodle pode ter exatamente a funcionalidade e os recursos que você deseja, além da flexibilidade de adaptação à medida que as coisas mudam.

Ou seja, fique à vontade para personalizá-lo do seu jeito! 

Informações em tempo real 

Como sabemos, a comunicação entre professores e alunos é essencial. Nisso, o Moodle pode ser um ótimo quebra galho. 

Ambas as partes podem entrar em contato de maneira simples. Inclusive, é possível enviar uma mensagem para a turma toda num geral.

Troca de arquivos e de conhecimentos

Como é uma plataforma colaborativa, o envio de arquivos de diferentes formatos é um grande facilitador. 

Além disso, nem é preciso fazer o download para visualizá-los, pois o sistema conta com um browser para essa função. 

Além da troca de arquivos, também é possível trocar conhecimentos. Para isso, usa-se o fórum de discussão do Moodle.

Privacidade e segurança

Cada administrador tem controle total de quem pode acessar a plataforma e também o que pode ser publicado ou não. 

E também, pode alterar e remover conteúdos de usuários, caso haja algum equívoco ou problema na publicação.

Avaliação

Como um grande aliado do ensino remoto, estudantes podem fazer trabalhos e provas por meio do seu computador ou até mesmo celular, basta ter acesso à internet. 

Muitas universidades, mesmo que presenciais, usam o moodle como uma forma de avaliação. Difere de docente para docente.

Complemento para aulas presenciais

Vimos que o Moodle é um um ótimo recurso para aulas à distância, mas também pode ser utilizado para complementar as aulas presenciais.

É possível que professores e professoras distribuam  diversos formatos de conteúdo para as pessoas universitárias.

Como usar o Moodle?

Para começar, para usar o Moodle é necessário ter cadastro na instituição de ensino. Assim que você entrar na faculdade, você terá seu login individual de acesso à plataforma. 

Ah! Vale lembrar que aqui no Brasil, o Moodle não é utilizado apenas nas universidades, pode ser usado também em escolas de idiomas e centros de treinamento, por exemplo. 

Visto isso, vamos ver como funciona na prática.

Login

Primeiramente, para fazer o login, você precisa encontrar o Moodle da sua universidade, você pode fazer isso clicando aqui.

Assim que encontrá-lo, você será direcionado ao sistema do Moodle. Nisso, você só vai precisar do número da matrícula e sua senha de acesso para efetuar o login.

A imagem a seguir é um exemplo da página de login do Moodle da UFSC:

Painel

No painel, é onde ficam as configurações gerais da pessoa universitária. Mas, como é um software personalizável, você pode deixar do jeito que você quiser. 

Na imagem abaixo, temos um exemplo da interface do Moodle:

Explorando o Moodle

Como vimos, no Moodle é possível adicionar diversos tipos de materiais para ajudar na aprendizagem. Por isso, a organização da plataforma é muito importante. 

No sistema, há divisão das funções dentro da própria plataforma, por exemplo:

Avisos

É o local onde o professor vai se comunicar com as pessoas universitárias, seja para fazer um lembrete ou para dar notícias sobre as aulas.

Presença

Nessa seção você tem acesso a todas as suas presenças e faltas durante o semestre. Uma ótima ferramenta para você poder organizar suas datas e horários de estudos.

Biblioteca

É onde o professor irá disponibilizar os textos aos discentes. Geralmente são entregues em formato PDF. Mas, graças ao Moodle, qualquer arquivo pode ser aberto normalmente, independente do formato.

Fórum

Como você já viu, o Moodle pode disponibilizar fóruns de discussão dentro da plataforma. Ou seja, estudantes e professores podem discutir entre si e, assim, sanar possíveis dúvidas. 

Além disso, os fóruns não são necessariamente em formato de texto, podem ser também disponibilizados vídeos, podcasts, arquivos e muito mais.

Avaliações

Como você viu, os professores também podem disponibilizar avaliações pelo Moodle. 

Basta adicionar a data de entrega e o tipo de avaliação. Feito isso, é só enviá-la para aprovação. 

E é assim que o Moodle funciona, rápido e prático.

Vale lembrar que, como o Moodle é personalizável, as configurações podem mudar um pouco, mas nada que vá muito além disso. 

A plataforma é bem intuitiva e garanto que você vai gostar e se virar muito bem.

Como o Moodle ajuda no ensino?

Você viu que o Moodle ajuda na gestão de ensino e aprendizagem, mas vai muito além disso. O software também pode ajudar em diversos espaços, como veremos a seguir.

Pessoas universitárias mais felizes

Em 2020, na França, uma escola foi adepta ao sistema do Moodle, pois as aulas presenciais foram canceladas por conta do COVID. Logo, os estudantes precisavam de aulas remotas e ele foi o agente principal. Nesse link você pode ler melhor sobre esse caso.

Flexibilidade de ensino

A flexibilidade do Moodle permite que o aprendizado personalizado se adapte aos objetivos profissionais do aluno. Visto isso, foi feito um plano personalizado de ensino para que os discentes possam atingir o nível desejado. Veja: “O aprendizado combinado com o Moodle capacita mais de 3.500 alunos internacionais”.

A Mettzer também é sua aliada!

O Moodle é um grande facilitador na vida universitária, tanto à distância quanto no presencial, isso não se pode negar. 

Mas saiba que nós também podemos te ajudar.  A Mettzer é um editor de textos, que formata de forma automática, todos os seus trabalhos nas normas da ABNT: desde a capa até as referências bibliográficas.

Com a gente você tem acesso a diferentes modelos de trabalhos já prontos! Basta escolher o que encaixa melhor e começar a escrever, rápido e fácil!

Já são mais de 1 milhão de estudantes e pesquisadores que usam a Mettzer todos os dias.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias. Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 🙂

editor de texto
O que é Moodle?

É uma plataforma de gerenciamento de atividades de nossos cursos. A plataforma  é uma sala de aula virtual onde o aluno tem a possibilidade de acompanhar atividades do curso pela internet.


Quais universidades usam o Moodle?

Muitas universidades brasileiras utilizam do software. Você pode conferir a sua neste link.

Como usar o Moodle?

Usá-lo é muito fácil e intuitivo, basta você estar matriculado para começar a usar.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade