Bolsas de estudos no exterior: entenda as regras para conseguir uma

compartilhe

Bolsas de estudos no exterior oferece oportunidade financeira e acadêmica para estudantes realizarem seus sonhos educacionais em universidades estrangeiras. Entenda como conseguir uma.


Sumário

  1. Para que servem as bolsas de estudo?
  2. Como conseguir bolsas de estudos no exterior?
  3. Quem pode oferecer bolsas de estudos no exterior?
  4. O que as bolsas de estudos cobrem?
  5. Quais os critérios do processo seletivo de bolsas de estudo no exterior?
  6. Dicas de preparação
  7. Perguntas frequentes

Se deslocar da sua cidade natal é uma coisa normal para quem é universitário, afinal, muitas pessoas mudam de cidade para começar seus estudos.

De acordo com os dados fornecidos pelo Censo da Educação Superior de 2018, cerca de 34% dos estudantes matriculados em universidades federais são provenientes de estados distintos da instituição onde estão matriculados.

Mas e quando os estudos são fora do país? A situação aperta um pouco mais, principalmente na questão financeira. 

Visto isso, vamos falar das bolsas de estudo no exterior, o que são e como consegui-las. Veja aqui, no Blog da Mettzer, vem comigo. 🙂

Para que servem as bolsas de estudo?

Você provavelmente já deve saber, mas não custa lembrar. 

As bolsas de estudo desempenham um papel fundamental na promoção da igualdade de oportunidades educacionais e no acesso à educação superior. 

Elas são destinadas a auxiliar financeiramente estudantes, proporcionando-lhes a oportunidade de obter uma formação acadêmica de qualidade, mesmo diante de dificuldades econômicas. 

As bolsas de estudo podem cobrir total ou parcialmente os custos com mensalidades, livros, moradia e alimentação, aliviando o ônus financeiro dos estudantes e suas famílias. 

Dessa forma, as bolsas de estudo contribuem para que talentos e potenciais acadêmicos tenham a oportunidade de desenvolver suas habilidades, aprimorar sua formação e ingressar no mercado de trabalho com uma base sólida de conhecimentos.

Além disso, as bolsas de estudo também têm um impacto social significativo. Elas promovem a inclusão de grupos, como estudantes de baixa renda, minorias étnicas e grupos marginalizados, possibilitando que tenham acesso a uma educação de qualidade. 

Ao reduzir as barreiras financeiras, as bolsas de estudo ampliam as oportunidades educacionais para esses grupos, contribuindo para a diversidade e a democratização do ensino superior.

Como conseguir bolsas de estudos no exterior?

Estudar no exterior é um desejo de muita gente. Além de enriquecer o histórico acadêmico e profissional, a experiência internacional deve ser aproveitada por todos aqueles que tiverem a oportunidade. 

Para isso acontecer para todos, existem diversas opções de bolsas de estudo e programas de financiamento disponíveis, os quais podem oferecer as condições necessárias para que você alcance seu objetivo de estudar em uma instituição estrangeira.

O assunto em questão é abrangente e abarca uma variedade de bolsas com diferentes enfoques e áreas de estudo. 

Abaixo, listei os principais pontos que você deve considerar durante o planejamento desse processo, bem como o que é necessário fazer para conquistar uma vaga em uma instituição de ensino no exterior.

Nível educacional

Em primeiro lugar, é preciso definir seu objetivo. E isso pode ser completado com a escolha do nível educacional, como:

Graduação

O programa de bolsas de estudo tem a capacidade de abranger a totalidade do curso de graduação em uma instituição de ensino estrangeira, independentemente de ser uma universidade privada ou pública. 

Além disso, existem programas de intercâmbio que permitem aos estudantes cursar apenas alguns semestres em uma universidade parceira no exterior.

Pós-graduação

Para quem já se formou na graduação, é viável prosseguir com os estudos em programas de pós-graduação, buscando bolsas de mestrado ou doutorado, por exemplo. É essencial estar ciente de que os níveis educacionais podem variar no exterior, o que pode resultar em títulos diferentes ao retornar ao Brasil.

Cursos diversos

Algumas instituições oferecem cursos para especialização mais curtas, com algumas semanas ou meses de duração.

plataforma

Quem pode oferecer bolsas de estudos no exterior?

Os programas de bolsas de estudos podem ser ofertados por diferentes órgãos, como:

Governo Brasileiro

Existem variados programas de bolsas oferecidos pelo governo brasileiro com o objetivo de atender tanto estudantes de graduação quanto de pós-graduação. Durante o curso na faculdade, é possível obter suporte financeiro para vivenciar períodos em uma instituição estrangeira por meio de programas de intercâmbio estudantil. 

Além disso, também é viável acessar financiamentos para realizar projetos de mestrado ou doutorado em uma instituição fora do Brasil.

O processo seletivo pode variar dependendo do nível educacional e da instituição de ensino escolhida. Alguns programas requerem que a pessoa estudante primeiro obtenha a admissão na universidade e, posteriormente, solicite a bolsa. Outros programas estão diretamente relacionados a uma instituição específica e já disponibilizam o edital de seleção para essas instituições.

Instituições de ensino

As bolsas de estudo podem ser concedidas pelas próprias instituições de ensino, sem depender necessariamente de programas governamentais. Esse cenário é bastante comum em universidades privadas, por exemplo

Em alguns casos, as próprias instalações do campus oferecem benefícios como alojamento e refeições como parte das bolsas de estudos.

Empresas privadas

Também existe a opção de obter financiamento para estudos no exterior por meio de organizações privadas. Muitas marcas de diferentes setores estabelecem parcerias com universidades brasileiras, periodicamente, oferecendo oportunidades de seleção para alunos realizarem cursos em outros países.

Essas parcerias podem incluir suporte financeiro, bolsas de estudo ou programas específicos para estudantes selecionados.

O que as bolsas de estudos cobrem?

Os aparatos oferecidos pelas bolsas podem cobrir diferentes partes dos gastos do estudante.

Cobertura completa

Normalmente, essas bolsas de estudo cobrem a maioria das despesas dos estudantes, especialmente os custos essenciais, como as taxas acadêmicas, alojamento e alimentação. 

Existem programas que até mesmo custeiam as passagens para a viagem ao país de destino.

Cobertura parcial

Existem programas de bolsas que cobrem exclusivamente os custos relacionados aos estudos, enquanto os gastos com moradia e alimentação ficam a cargo do estudante. 

Em outros casos, algumas instituições podem fornecer um valor em dinheiro que não cobre todas as despesas, mas oferece algum auxílio financeiro aos alunos.

Quais os critérios do processo seletivo de bolsas de estudo no exterior?

Os critérios de seleção variam de acordo com o tipo de programa. No entanto, é possível mencionar alguns itens básicos que são comuns em muitos processos seletivos internacionais.

Histórico de estudos

Especialmente para programas de pós-graduação, o histórico acadêmico desempenha um papel fundamental no processo de seleção dos candidatos. 

O objetivo é identificar estudantes que apresentem um desempenho destacado em suas universidades de origem. 

Além disso, o desempenho acadêmico durante o ensino médio também pode ser relevante para admissão em cursos de graduação em instituições estrangeiras.

Vestibulares

Existem universidades estrangeiras que oferecem vestibulares exclusivos para estudantes internacionais. O propósito desses vestibulares é selecionar os candidatos mais qualificados e cujo perfil esteja alinhado com a instituição de ensino em questão.

Essa abordagem visa garantir que os alunos admitidos tenham as habilidades e características desejadas pela universidade.

Carta de recomendação

É prática comum que as universidades solicitem cartas de recomendação dos antigos professores dos candidatos a bolsas de doutorado, por exemplo. Quando existe um nível de parceria estabelecido entre as instituições, o processo pode se tornar um pouco mais facilitado para o estudante.

Proficiência de idiomas

O domínio do inglês é essencial para possibilitar a realização de intercâmbios em todo o mundo. Isso se deve ao fato de que mesmo países que não têm o inglês como língua oficial o utilizam em seus programas educacionais, como é o caso da Alemanha e da Holanda.

Em geral, o candidato precisa comprovar seu nível de proficiência por meio de testes amplamente reconhecidos, como o TOEFL e o IELTS, que são amplamente aceitos pelas melhores universidades do mundo.

Não é necessário ter um nível avançado de inglês para ser selecionado em todos os casos. Existem programas de bolsas que consideram um nível intermediário como suficiente. Tudo dependerá das exigências estabelecidas pelos órgãos responsáveis pelo intercâmbio.

Comprovação de renda

Algumas bolsas de estudo podem realizar uma seleção dos candidatos com base na renda familiar. Nesses casos, é necessário apresentar documentos que comprovem que você se enquadra nos critérios estabelecidos e está qualificado para receber o financiamento para os estudos.

Dicas de preparação

Agora que você tem um pouco mais de conhecimento sobre os diversos tipos de bolsas de estudo disponíveis, aqui estão algumas dicas para ajudar no processo de escolha.

Realize uma pesquisa detalhada

Primeiramente, pesquise todos os tipos de bolsas de estudo até encontrar aquela que mais se adequa às suas necessidades. Depois de ter uma área de interesse definida, explore todos os detalhes do programa. Visite os sites governamentais, das empresas ou das instituições de ensino. Baixe os editais e leia atentamente todas as condições descritas.

Organize-se

Dedique tempo suficiente para analisar cuidadosamente todas as condições estabelecidas no edital do programa de bolsas escolhido. Durante o processo de seleção, você precisará realizar uma série de atividades e reunir vários documentos e autorizações.

Agende todas essas tarefas e fique atento aos prazos. Afinal, você não quer perder a oportunidade de estudar no exterior por ter esquecido de enviar algo na data correta, certo?

Pesquise sobre o país

Uma vez que você tenha definido o seu destino, pesquise também sobre os aspectos culturais do país de destino. Saiba mais sobre a forma como as pessoas do país enxergam o mundo e familiarize-se com o cotidiano daquela nação.

Se possível, converse com alguém que já tenha estado na cidade que você pretende visitar e ouça suas experiências e conselhos sobre o local.

Planeje-se financeiramente

Mesmo que você obtenha uma bolsa de estudos integral, ainda haverá algumas despesas que você deverá cobrir por conta própria, especialmente aquelas relacionadas à obtenção de documentos e autorizações no Brasil.

Em alguns casos, os programas de bolsas podem disponibilizar os fundos financeiros somente após a sua chegada ao país de destino, exigindo que você arque com os primeiros gastos relacionados ao transporte.

Além disso, é fundamental sempre contar com uma reserva financeira para qualquer emergência que possa surgir durante a sua estadia no exterior.

Conte com a Mettzer em sua vida acadêmica

Sabia que a Mettzer é a melhor amiga de estudantes?

Isso pois, a Mettzer pode te ajudar em todas as etapas do trabalho acadêmico.

Em primeiro lugar, faz a formatação de todo trabalho nas normas da ABNT, independentemente do tipo — seja um TCC, uma monografia, uma dissertação e até uma tese.

Mas não é só isso. A Mettzer é a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico.

Ou seja, nós integramos todo fluxo do trabalho acadêmico de ponta a ponta: desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias e veja como podemos ajudar a simplificar sua trajetória acadêmica.

E nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste, viu? 🙂

Perguntas frequentes

Como posso encontrar bolsas de estudo no exterior?

Existem várias maneiras de encontrar bolsas de estudo no exterior. Você pode pesquisar em sites especializados, entrar em contato com agências de intercâmbio ou escritórios de bolsas de estudo em universidades, além de acompanhar as notícias e programas de financiamento oferecidos por governos e organizações.

Qual é a diferença entre uma bolsa de estudo parcial e uma bolsa de estudo integral?

Bolsas de estudos parcial cobre apenas parte dos custos educacionais, como as mensalidades, livros ou acomodação. Já uma bolsa de estudo integral cobre todos os custos relacionados à educação no exterior, incluindo mensalidades, livros, acomodação, seguro de saúde e despesas pessoais.

Qual é o processo de inscrição para uma bolsas de estudos no exterior?

O processo de inscrição varia de acordo com a bolsa de estudo e a instituição que a oferece. Geralmente, envolve o preenchimento de um formulário de inscrição, envio de documentos acadêmicos, redação de uma carta de motivação, obtenção de cartas de recomendação e, às vezes, a realização de entrevistas ou testes.

Quais são as obrigações após receber uma bolsas de estudos no exterior?

As obrigações podem variar dependendo da bolsa de estudo, mas geralmente os beneficiários são obrigados a manter um bom desempenho acadêmico, cumprir os termos estabelecidos pela bolsa, fornecer relatórios regulares sobre

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade