Relato de experiência: saiba o que é e como fazer o seu

compartilhe

O relato de experiência é um trabalho onde você relata suas atividades práticas e teóricas em uma área de conhecimento. Vem saber mais!


Sumário

  1. O que é relato de experiência?
  2. Qual o objetivo de um relato de experiência?
  3. Como fazer um relato de experiência?
  4. Estrutura do relato de experiência
  5. Exemplos de relatos de experiência

Você provavelmente já ouviu falar em relato de experiência ou relato de caso, certo? Bom, caso não tenha ouvido falar, esse tipo de trabalho acadêmico é muito utilizado em cursos da área da saúde, mas claro, pode ser utilizado em outras áreas da ciência.

Esse tipo de  produção acadêmica funciona como se fosse um relatório, em que você descreve suas atividades e experiências realizadas

Precisa escrever um relato de experiência e não sabe por onde começar? Vem comigo.

O que é relato de experiência?

Com o nome bem intuitivo, o relato de experiência funciona como um relatório das experiências experienciadas em uma determinada situação vivida. 

Trata-se de um texto em que você possa analisar tópicos que considere significativos na sua evolução como discente. Nele você aponta os aspectos positivos e dificuldades identificadas no decorrer de suas atividades. 

O relato pode ser feito individualmente ou em grupo, isso depende da metodologia de apresentação do seu texto.

De forma geral, seu relato deve conter informações sobre sua experiência e resultados alcançados fazendo a relação entre teoria e prática.

Características do relato de experiência

  • Armazena considerações significativas de sua área de conhecimento; 
  • Estabelece ponderações e reflexões embasadas na experiência relatada e no seu respectivo aparato teórico.
  • Texto contextualizado
  • Linguagem objetiva
  • Impessoalidade e seriedade

Qual o objetivo de um relato de experiência?

O relato de experiência descreve as experiências vividas pela pessoa, com o objetivo de contribuir com a construção de conhecimento na área de atuação.

Ou seja, esse relato serve para mostrar as dificuldades enfrentadas na área e suas soluções, para que assim, possa contribuir com o trabalho de outros pesquisadores da área. 

Como fazer um relato de experiência?

Seu relato deve seguir uma estrutura que facilite a compreensão da pessoa leitora. Para entender melhor, vem comigo.

1- Escolha sua experiência

Primeiramente, para você escrever seu relato de experiência, é preciso que você tenha uma experiência em mente, é necessário que seja uma que gerou aprendizado, podendo ser relacionado à graduação ou mercado de trabalho

Por exemplo, um aluno de Biomedicina foi monitor na disciplina de Bioestatística. Essa experiência pode ser um dos assuntos de seu relato.

2- Descreva a vivência

Aqui você é livre para destacar o que você deseja contar. O que você aprendeu? Quais foram os desafios? O que mais e menos gostou?

Assim, respondendo essas perguntas, você já tem uma base do que você pode escrever.

3 – Relação entre prática e teoria

Seja qual for o tema do seu texto, é importante que você visite uma base de dados confiável, como o Medline, pois, você pode encontrar artigos científicos que já foram publicados sobre o mesmo assunto. 

Assim, é importante que ao longo do texto você relacione suas atividades práticas com conceitos teóricos já fundamentados.

plataforma

Estrutura do relato de experiência

Como você viu, é preciso que seu texto tenha uma estrutura, que é dividida em: 

  • Identificação: É preciso que sua capa contenha: nome do docente – formador, cargo/ramo da justiça, Tribunal e escola de vínculo; tema, modalidade e local de aplicação da aula/situação de ensino).
  • Introdução: Inicie seu relato com um marco teórico de referência, apresente com clareza sua ideia e o que o motivou a fazer o relato. Em seguida, fale um pouco da experiência que você irá abordar em seu relato, sua problemática e objetivos.
  • Metodologia e discussão: Apresente como foi sua experiência, então, fale sobre os aspectos que você irá relatar a partir de um instrumento de observação, dos textos teóricos e experiências acumuladas na prática. Em outras palavras, você descreve a experiência profissional e tudo que você percebeu, quais fora os procedimentos, e explicar o porquê procedeu de tal forma. Lembre-se que essa discussão deve ser adequada e coerente com aquilo que foi proposto na introdução. 
  • Conclusão: Aqui você situa os resultados alcançados, e como eles podem ser aplicados em situações similares. Fale também sobre os benefícios e as mudanças causadas por essa experiência. 
  • Bibliografia: lista de obras consultadas para escrever o relato.

Concluindo, seu relato de experiência é um texto que descreve suas experiências de formas que possa contribuir com sua área de atuação.

Siga nossas orientações para escrever seu texto, e se preciso, leia alguns relatos prontos de sua área, assim, fica mais fácil de entender a estrutura. Para isso, trouxe alguns exemplos para você se basear, veja abaixo:

Exemplos de relatos de experiência

Agora que você sabe como fazer um relato de experiência, posso te mostrar alguns exemplos para você entender melhor como é o formato de trabalho e a escrita. Veja:

Esses são alguns exemplos, mas você pode buscar por mais alguns em bancos de dados confiáveis, uma dica é o Hub da Mettzer, lá você encontra diversos trabalhos num só clique. 🙂

Conte com a Mettzer em seus trabalhos

Sabemos que a formatação do seu trabalho é uma das partes mais complicadas de se fazer, porém, nós da Mettzer podemos te ajudar. 

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até mesmo seu relato de experiência, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA

A Mettzer conta com o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Aliás, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade