Relato de caso: um guia completo de como fazer

compartilhe

Post atualizado em: 29/12/2023.

O relato de caso é muito utilizado por pessoas da área da saúde. São como relatórios que indicam alguma anormalidade em casos clínicos que podem ser úteis à pessoas pesquisadoras.


Sumário:

  1. O que é relato de caso?
  2. Qual a importância do relato de caso?
  3. Passo a passo para fazer  um relato de caso

O relato de caso é um dos trabalhos acadêmicos mais utilizados por estudantes da área da saúde. Mas, claro, também pode ser usado em outras áreas.

Normalmente, esse tipo de trabalho acadêmico tem como finalidade descrever casos clínicos inusitados ou relevantes no meio da saúde.

No geral, ele ajuda a ampliar o conhecimento e destacar hipóteses para fazer outros estudos.

 Logo, esses dados são muito importantes para pessoas pesquisadoras e estudantes fazerem suas pesquisas.

Quer entender como fazer um relato de caso? Vem comigo. 🙂

O que é relato de caso?

Como você viu, o relato de caso é muito importante para os estudos na área da saúde.

Mas afinal, o que são os relatos de caso? 

No geral, relato de caso é um tipo de relatório detalhado dos sintomas, sinais, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de um paciente.

Esse tipo de trabalho descreve uma ocorrência incomum ou nova. Logo, é um dos pilares do progresso científico na área médica, pois oferece ideias e meios de resolução de novos casos. 

Ou seja, o relato de caso é uma comunicação curta e rápida entre pessoas da área da saúde, para relatar novas oportunidades de estudo. 

Por ser curta e relativamente simples, é comum que seja a primeira publicação dos profissionais dessa área. 

Afinal de contas, o objetivo  central é  apresentar a cientistas alguma situação incomum que vale a pena ser pesquisada no meio científico.

Qual a importância do relato de caso?

O relato de caso compreende uma fundamentação teórica, que é  de grande ajuda para o desenvolvimento de pesquisas e avanços na área da saúde. 

Em resumo, é importante fazer um relato de caso  quando: 

  • O paciente  possui uma doença rara;
  • Quando o quadro de saúde é comum, porém, apresentou algum aspecto diferente;
  • Aconteceu algum evento inesperado durante o tratamento;
  • O paciente teve efeitos colaterais que não acontecem com frequência. 

No entanto, no ambiente universitário, estudantes da área de saúde escrevem quando solicitado por professores ou para participar de congressos de pesquisas

Quer saber como escrever um relato de caso e até mesmo como publicá-lo? Vem comigo.

Como escrever um relato de caso

Devido à sua importância, é preciso que os relatos de casos tenham uma ótima qualidade, tanto na sua preparação quanto na exposição. De forma geral, um relato de caso contém entre 1.500 e 2.500 palavras. 

Espera-se que um relato de caso tenha uma estrutura básica composta de: título, resumo, introdução, descrição do caso, técnica ou situação, discussão, conclusão, bibliografia e  figuras  A seguir, entenda como funciona cada um:

 O que o relato de caso deve conter?

Título: Deve ser sucinto e descritivo.

Resumo: 150 a 200 palavras, expondo brevemente todos os pontos  do trabalho. 

Introdução: Deve ser breve, precisa conter informações sobre o assunto, contexto e objetivo. É nesse tópico que você vai atrair a atenção de quem está lendo. 

Descrição do caso: Faça uma descrição bem detalhada do caso seguindo a ordem cronológica de acontecimentos. Sempre utilize dados concretos. Inclusive, lembre-se de pedir a permissão para os pacientes, e claro, mantenha sempre o anonimato

Técnica ou situação: Descreva cuidadosa e detalhadamente cada técnica que foi utilizada no caso. 

Discussão:  é importante enfatizar a importância e a singularidade do caso.

Conclusão:  Faça o resumo dos principais pontos do relato de caso. Reitere a importância e a singularidade do caso. Lembre-se que o manuscrito trata de um ou poucos casos, o que torna difícil generalizar as conclusões para outros contextos

Quer entender melhor? Aqui está um passo a passo para você: 

Passo a passo para fazer  um relato de caso

Agora que você viu como é a estrutura de um relato de caso, é importante entender o que é necessário para sua realização. Não é difícil, prometo. Aqui está um exemplo da estrutura de relato de caso:

Planejamento

O planejamento conta com três etapas, que são:

Identificação do caso

Aqui é onde você vai fazer a observação de pacientes e visualizar casos que desviam do padrão de sintomas normais. Desse modo, é o ponto de partida da pesquisa. 

Confirmação de caso

Feita a identificação, essa confirmação precisa ser feita por especialistas, pois são eles que vão dizer sobre a relevância do caso.

Autorização do paciente

Para você continuar sua pesquisa, a autorização do paciente é obrigatória. Só assim você poderá fazer a divulgação do caso clínico.

O paciente ou seu representante legal deve assinar um termo de consentimento, no qual deverá conter: objetivo, meio de divulgação (evento ou revista científica) e os cuidados para manter o sigilo do paciente durante o processo.

Execução

Feito o planejamento, é hora de botar a mão na massa. Veja o que você deve fazer: 

Coleta de dados

Aqui são feitas cópias de todos os dados necessários para realizar o relato de caso, que são: cópia do prontuário, exames complementares, fotos (caso precise). Tudo isso será obtido nesta etapa.

Redigir relato de caso

Em seguida, quando o conteúdo do relato estiver organizado, você vai poder escrever toda sua pesquisa. É uma etapa longa e essencial para o decorrer do trabalho. Aliás, rever cada item que foi escrito é muito importante para a qualidade do seu relato de caso.

Revisar literatura médica

Essa etapa final serve para finalizar as comparações que são utilizadas na discussão do relato de caso.

Preparar apresentação oral

Essa divulgação complementa a divulgação escrita. A preparação da sua apresentação deve seguir a estrutura do caso de forma sistemática. Assim, sua apresentação é fundamental para o entendimento do seu trabalho. 

Submeter ao Comitê de Ética em Pesquisa

Aqui é onde o comité de ética irá verificar se você manteve o sigilo da identidade do paciente em seu relato de caso. 

Por isso, vale lembrar é obrigatório submeter o trabalho ao Comitê de Ética para dar continuidade em sua pesquisa. 

Divulgação

Após concluir todas as etapas anteriores, seu trabalho está pronto para ser divulgado, entenda como:

Encaminhamento para publicação

Dependendo da revista em que você publicar o seu relato de caso, o manuscrito deverá seguir as instruções dos autores da revista selecionada. Veja alguns exemplos clicando aqui.

Apresentação oral

Por fim, treinar sua apresentação oral é muito importante. Você pode prepará-la com sua oratória e com o auxílio de aplicativos (Prezi, PowerPoint, Keynote e por aí vai) 

Assim, irá facilitar a apresentação ao público. Seu tempo será de 15 a 30 minutos, então separe as informações mais relevantes e tente engajar bem seu público.

Vai começar seu trabalho? A Mettzer te ajuda!

Se você ainda não conhece a Mettzer, chegou a hora. Você vai perceber que somos uma ótima aliada de todos os universitários.

Afinal, o editor de texto de Mettzer formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT. Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências 😉

Além disso, nosso editor gera citações e referências de maneira automática para você! 

Assim, você não precisa se preocupar com os detalhes exigidos pela ABNT e pode dedicar seu tempo para o que realmente importa: pesquisar e desenvolver o conteúdo do seu trabalho.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese.

Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos. Incrível, né?!

Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

O que é relato de caso?

O relato de caso é um relatório que contém informações muito importantes do paciente, como: sintomas, características e entre outros. Assim, é muito importante para avanços da ciência na área da saúde.

Qual o objetivo do relato de caso?

O objetivo do relato de caso é descrever os pontos que o tornam diferente ou interessante, portanto, não deve ser mencionado como objetivo o atendimento ao paciente.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade