O que é DOAJ e como pesquisar artigos e revistas científicas

compartilhe

Tudo sobre o DOAJ: o que é, para quê serve e como pesquisar artigos nessa base de dados.


Não é mais novidade a importância que os artigos de periódicos têm para a produção científica no mundo. Especialmente diante da facilidade de acesso e segurança de informação que eles trazem em relação aos livros e aos artigos de internet.

É aí que entra o DOAJ, um portal eletrônico para democratizar o acesso aos artigos e às revistas científicas. Tudo no DOAJ é gratuito: tanto a indexação quanto a consulta.

Já deu para perceber que não dá para ficar fora dessa assunto né? Então vem ver 🙂

O que é DOAJ?

O Directory of Open Access Journals (DOAJ) é um portal de revistas científicas de acesso aberto, mantido pela Lund University Libraries na Suécia.

Ou seja, o DOAJ permite o acesso gratuito às revistas e artigos científicos de qualidade.

Atualmente, o DOAJ está disponível em 80 idiomas, com artigos de mais de 130 países. Além disso, compreende mais de 30.000 revistas e 7.906.372 artigos.

Em outras palavras, o DOAJ é um diretório online que indexa e fornece acesso gratuito a periódicos revisado por pares.

Todos os serviços do DOAJ são gratuitos, incluindo a indexação e o acesso aos artigos e periódicos. Absolutamente todos os dados e informações estão disponíveis gratuitamente.

Para quê o DOAJ serve?

Como você já sabe, o ponto central do DOAJ é democratizar o acesso aos conhecimentos científicos de alta qualidade. Sendo assim, fornece acesso gratuito e em mais de 80 idiomas.

É por isso que o DOAJ é especialmente importante para quem está na fase de pesquisar fontes de pesquisa para seu referencial teórico. Afinal de contas, ela é uma ótima (e segura!) fonte de consulta para elaborar trabalhos.

Você já deve saber que nenhum trabalho começa do zero, né? Pra construir a sua fundamentação teórica, você precisa partir de ideias de outras pessoas que já escreveram sobre o mesmo tema.

A forma de incorporar ideias de outras pessoas no seu trabalho é através de citações, que são referências às informações extraídas de outros trabalhos, como livros, filmes, sites, artigos. Quer dizer, outras fontes que já escreveram sobre o seu assunto,

Então, são as citações que dão a certificação de que o trabalho possui um embasamento teórico firme e técnico. Ou seja: as citações são uma parte fundamental da tua pesquisa, porque elas garante a confiabilidade e qualidade técnica do trabalho.

É aí que os periódicos da DOAJ têm um papel fundamental.  Já que eles proporcionam acesso gratuito e livre a diversos trabalhos, para você desenvolver sua pesquisa.

Qual é a importância do DOAJ para uma pessoa pesquisadora?

A DOAJ é uma ótima opção de fonte de pesquisa e vou te mostrar o porquê:

1. Acessar fontes confiáveis e relevantes

Em primeiro lugar, as informações dos periódicos vêm de pessoas pesquisadoras, que seguem uma estrutura básica e um método científico para caracterizar uma conhecimento científico.

Por esse motivo, são fontes de pesquisas de alta qualidade e relevância. Isso é fundamental em um trabalho acadêmico.

2. É muito fácil de pesquisar

O DOAJ funciona de forma bastante simples e intuitiva. É bem possível que você não tenha dificuldades de pesquisar e encontre as informações que precisa muito mais rápido.

3. Acesso gratuito e livre

O DOAJ reúne diversos artigos em um único lugar, de acesso gratuito e livre. Essa é uma alternativa perfeita para solucionar a dificuldade de acesso às bibliotecas e aos livros.

Como pesquisar artigos e periódicos no DOAJ?

Para pesquisar artigos e periódicos no DOAJ é bastante simples. Aqui está um passo a passo simples:

  1. Em primeiro lugar, acesso à página inicial do DOAJ:
Página inicial do DOAJ

2. Depois disso, você pode incluir a palavra-chave da sua pesquisa. Funciona exatamente como Google. Você pode pesquisar a partir das seguintes categorias:

  • Título do artigo ou da revista
  • Palavra-chave sobre o tema
  • Nome da pessoa autora
  • Resumo
Mecanismo de buscado DOAJ

A Mettzer também pode te ajudar na pesquisa de novas bibliografias

Pois bem. Agora você já sabe como funciona o DOAJ e pode começar a sua pesquisa de referências bibliográficas.

Mas preste atenção: você precisa ter cuidado com a confiabilidade e a veracidade das informações que você encontrar pela internet.

Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?

É por isso que você precisar otimizar sua pesquisa para acessar apenas resultados de fontes de pesquisas confiáveis. Certo?

Ótima notícia: eu tenho a solução. Nisso a Mettzer pode te ajudar.

A Plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada 🙂

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

Hub da Mettzer
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade