O que é e para quê serve um instituto de pesquisa

compartilhe

Esse artigo vai explicar o que é e para quê serve um instituto de pesquisa. Além disso, como funciona o processo de uma pesquisa. Vem ver.


Sumário

  1. O que é instituto de pesquisa?
  2. Para quê serve um instituto de pesquisa?
  3. Como funciona o processo de pesquisa de um instituto?
  4. Encontre bibliografias na plataforma da mettzer

É provável que você conheça os institutos de pesquisa dos períodos eleitorais. Afinal de contas, nessa época, divulgam os resultados e os dados todos os dias na televisão.

No entanto, mais do que pesquisas de intenção de voto, os institutos de pesquisa fazem estudos sobre os mais diversos assuntos. Sempre para entender melhor algum ponto de vista da sociedade.

Para compreender melhor, esse artigo vai explicar o que é e para quê serve um instituto de pesquisa e como funciona o processo de coleta e avaliação de dados. Vamos lá? 🙂

O que é instituto de pesquisa?

Para começar, é importante entender o que é um instituto de pesquisa. Em resumo, é uma organização que faz diversos tipos de estudos para interpretar dados.

No fim das contas, as conclusões das pesquisas podem servir de base para planejar e orientar um projeto.

As pesquisas podem ser nas mais diversas áreas do conhecimento, desde ciências naturais até ciências sociais: investigações sociológicas, históricas, de mercado e eleitorais.

O grande diferencial dos institutos de pesquisa é a confiabilidade dos dados e das conclusões a que chegam. Para isso, a pesquisa deve seguir uma metodologia confiável em todo seu procedimento, da confecção dos questionários até a interpretação final dos dados.

Nesse contexto, Maurício Moura, CEO do Instituto Ideia — que faz pesquisas eleitorais, se diz “completamente agnóstico em relação à metodologia“, porque todas têm lado positivo e negativo.

É importante, no entanto, escolher um modelo de pesquisa que se alinhe ao objetivo:

“Sendo muito honesto intelectualmente, cada um (dos modelos de pesquisa) tem suas vantagens e limitações. É preciso administrar isso de acordo com o objeto da pesquisa, o perfil do questionário, o universo que estamos estudando. Tentamos sempre equacionar todas as variáveis, mas trabalhamos com todas as metodologias”.

Maurício Moura, CEO do Instituto Ideia

Sendo assim, o objetivo central dos institutos de pesquisa é desvendar a opinião pública na forma de viver, de produzir, de consumir e até de votar.

Ou seja, tentam estudar a complexidade de uma sociedade, a partir de uma perspectiva central, para encontrar respostas para algumas pesquisas importantes.

Então, fazem pesquisas ouvindo pessoas que são protagonistas em diferentes campos de atuação, dependendo do objetivo central.

Outros exemplos de institutos de pesquisa são:

plataforma

Para quê serve um instituto de pesquisa?

Nessa perspectiva, um instituto de pesquisa serve para compreender a opinião pública sobre um assunto específico.

A ideia é usar metodologias certas para coletar informações assertivas que revelem insights sobre produtos, consumidores e eleitores.

Sempre a partir de um ponto de vista: seja através da aprovação, do engajamento, da crítica ou da intenção das pessoas.

Nesse caso, os dados e as conclusões das pesquisas podem ser tanto qualitativos quanto quantitativos. Tudo depende do objetivo central e do formato metodológico.

As pesquisas de mercado, por exemplo, avaliam os hábitos, as atitudes e os comportamentos de consumo das pessoas. Seja para entender a percepção das pessoas em uma experiência de compra ou sobre um novo produto ou serviço.

É aqui que também entram as pesquisas de marca, que avaliam a satisfação e a percepção sobre o posicionamento de uma marca. Além disso, também analisa o número de pessoas que se sentem engajadas.

Além do mais, também existem pesquisas de opinião e política. Esse campo é bastante vasto e envolve pesquisas sobre políticas públicas, avaliação de mandatos e pesquisas eleitorais — que são as mais conhecidas.

Como funciona o processo de pesquisa de um instituto?

Mas, como você já sabe, a confiabilidade dos resultados das pesquisas é condicionado ao seu rigor metodológico.

Em geral, existem três pilares básicos para que a pesquisa aconteça:

  • público-alvo — que são as pessoas, empresas ou elementos que a pesquisa vai analisar;
  • contratante — que é a empresa ou pessoa que encomendou a pesquisa para o instituto;
  • pessoa pesquisadora — que é quem cria e aplica a pesquisa.

A partir disso, é possível entender o processo de pesquisa a partir de cinco etapas:

Briefing

Para começar, é necessário estabelecer quais serão os temas da pesquisa. Normalmente, essa é uma etapa que a pessoa ou empresa contratante fazem e passam para o instituto.

Em resumo, esse é o momento de definir o que se espera chegar com a pesquisa. Isto é, qual é a informação que a contratante precisa.

Objetivo e planejamento

Em seguida, a partir da necessidade e do briefing, o instituto de pesquisa e a contratante definem qual é o objetivo central. Essa é uma etapa extremamente importante.

De forma geral, deve-se responder o que é necessário para chegar às informações que precisam.

Assim, é importante definir todo procedimento e metodologia da pesquisa: público-alvo, formato do questionário, questões do questionário e por aí vai.

Aplicação do questionário

Depois de todo planejamento, é hora de colocar a mão na massa. As entrevistas podem ser feitas de diversas formas diferentes. A ideia é entender quais são as formas mais eficientes para impactar o público-alvo.

Análise dos dados

Em seguida, com as informações coletas, é a etapa em que as pessoas pesquisadoras devem analisar todos os dados e chegar às conclusões.

Apresentação final

Por fim, é hora de transformar todas as conclusões e todos os dados em um relatório para apresentar às pessoas contratantes.

Encontre bibliografias na plataforma da mettzer

Não sei se você já conhece, mas a mettzer também é uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor 🙂

O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Além disso, você pode pesquisar bibliografias de Ciências Humanas para seus trabalhos no Hub da Mettzer. Veja, por exemplo, esse trabalho sobre o histórico da educação no Brasil.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu trabalho.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste.

tempo de formatação
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade