Por que o networking é importante para estudantes e pesquisadores?

compartilhe

Descubra a importância de desenvolver o seu networking para vida acadêmica. E mais ainda: como fazer isso de forma simples.


Sumário:

  1. O que é networking?
  2. Por que o networking é importante para estudantes e pesquisadores?
  3. Como começar a fazer networking

O termo em inglês pode confundir um pouco. Mas é provável que você já saiba o que é networking na prática.

Afinal de contas, o networking faz parte de muitas situações da vida. Não só na vida profissional ou acadêmica.

Você só não conhecia por esse nome. Nem conhece a forma estruturada e estratégica.

Mas vou te explicar melhor tudo isso. E mais: você vai entender a importância de desenvolver o networking na sua vida acadêmica.

Vamos lá? 🙂

O que é networking?

Bom, o primeiro passo é entender o conceito de networking. De forma geral, o networking significa a construção de uma rede de contatos, que possibilite a troca de conhecimentos e de experiências entre as pessoas.

É por isso que talvez você já conheça o que networking significa na prática. Já que a gente aprende (ou, pelo menos, deveria aprender) desde cedo a importância da colaboração e compartilhamento de conhecimentos, né?

O objetivo principal do networking é favorecer a colaboração recíproca entre as pessoas. É importante que fique claro que manter bons relacionamentos é fundamental para qualquer pessoa de qualquer área, não é mesmo?

Na área acadêmica, o networking pode servir, por exemplo, para ficar por dentro de informações e novidades de outras áreas, para estreitar e facilitar negociações e para saber de oportunidades e processos da sua área do conhecimento.

Benefícios do networking

Aqui estão alguns benefícios gerais de desenvolver o networking:

Fortalecer relações

Você já sabe que networking é sobre compartilhar conhecimentos e suporte. Não só receber. Isso significa que além de receber ajuda, você vai ajudar muitas pessoas.

É por isso que o networking ajuda a manter e fortalecer as relações entre as pessoas.

Ter ideias novas

Ter contato com muitas e diferentes pessoas te oferece uma visão privilegiada de novas perspectivas sobre as mesmas coisas.

Um pesquisador, Kevin Dunbar, desenvolveu uma investigação em grandes laboratórios para descobrir de onde as ideias mais importantes surgem.

Para isso, ele gravou a jornada de trabalho de todas as pessoas do laboratório, desde os momentos isolados no telescópio até as conversas de corredor e no bebedouro.

E a conclusão dele é que, ao contrário do que se imagina, as ideias mais importantes não aconteceram em momentos no telescópio ou no computador, mas em mesas de conferência, quando muitas pessoas compartilham sobre suas descobertas, sobre suas dificuldades e erros de percurso.

Aí está a grandeza dos compartilhamentos e das conexões com pessoas diferentes, para conhecer novos pontos de vista e experimentar a ideia por outros ângulos.

É sempre bom ter cuidado com verdades absolutas. O grande aprendizado surge quando nos colocamos em estado de aprendizagem.

Então, ao invés de proteger ideias em segredo, é importante ouvir outras opiniões, comentar sobre os projetos com pessoas e escutar o que elas têm para dizer. Steven Johnson diz que “a sorte favorece as mentes conectadas“.

Sobre esse assunto, vou deixar a ideia de um vídeo da Chimamanda Ngozi Adichie, que fala especialmente sobre o perigo da história única.

Essa história também é contada em formado de livro, bem curtinho e gostoso de ler:

Acesso a mais oportunidades

Com certeza, expandir sua rede de relacionamentos vai abrir portas para novas oportunidades.

O contato frequente com as pessoas faz com que as pessoas se lembrem de você quando uma vaga importante de iniciação científica fica disponível, por exemplo.

Novos conhecimentos

O networking é uma ótima oportunidade para trocar e compartilhar conhecimentos e informações com outras pessoas.

Uma rede de relacionamentos forte e informada faz com que boas informações girem de forma mais rápida e eficiente.

Orientações e recomendações

Por último, receber orientações e recomendações são grandes benefícios de redes de relacionamentos fortes.

Você pode discutir casos, desabafar sobre problemas, receber sugestões e conselhos valiosos.

Nesse ponto, vale a máxima: ajude que você será ajudado. Oferecer ajuda e assistência é uma ótima forma de receber auxílio quando você precisar.

Por que o networking é importante para estudantes e pesquisadores?

De forma geral, a vida de universitário demanda um grande senso de coletividade. Mesmo porque, quase todas as atividades são coletivas. Exemplos disso são os seminários e eventos acadêmicos.

Então, é fundamental criar uma rede de relacionamentos. Se for possível, tenha amizades na faculdade, mais do que contatos.

É importante ter com quem contar durante esse período, seja para auxiliar em algum conteúdo da faculdade, para dividir tarefas de um trabalho… enfim.

Lembre-se, inclusive, que todos os seus colegas são os futuros companheiros de profissão. Isso significa que, provavelmente no futuro, vocês trabalhem dentro de uma mesma área do mercado de trabalho.

Inclusive, essa é uma dica bônus para sua vida acadêmica: se não estiver acompanhando o conteúdo, peça ajuda. Faça perguntas. Existem pessoas monitoras, colegas, professores. Peça orientação. Saiba falar sobre o que você precisa.

Só não se esqueça que essa rede de relacionamentos deve ser genuína e uma via de mão dupla. Você não pode querer apenas ser ajudado.

Pelo contrário: deve se esforçar também para colaborar com outras pessoas, oferecer auxílio e empatia quando puder.

Como começar a fazer networking

Agora que você já sabe a importância de desenvolver sua rede de relacionamentos: mãos à obra!

Aqui estão 5 formas de você começar a fazer networking

Pratique empatia e ajude pessoas

A primeira coisa a se fazer é praticar empatia e ajudar pessoas. De forma genuína. Esse é o primeiro ponto que você deve desenvolver para fortalecer seus relacionamentos.

Tenha em mente que você vai ajudar muitas pessoas. Sem esperar receber nada em troca. É provável que as pessoas que você ajudou nunca mais esqueçam de você. Sem contar que vão te considerar uma autoridade no tema.

No fim das contas, sempre prevaleça a máxima: ajude que você será ajudado! 🙂

Seja visível

Aqui vai mais um ditado popular: “só é visto quem é lembrado“. A sua presença deve ser frequente nos lugares que você se interessa em desenvolver relacionamentos.

Aparecer apenas na hora que você precisa não é legal. E também não é uma boa ideia, porque tem grandes chances de não funcionar.

Você precisa ser lembrado. É por isso que você deve manter suas relações de forma ativa. Isso só se desenvolve através da sua presença.

Outra forma de fazer isso é nas redes sociais. Se for interessante desenvolver os relacionamentos através de redes sociais, faça atualizações e publicações constantes e interessantes.

Lembre-se que qualidade ainda é mais importante do que quantidade.

Busque conversar com pessoas que têm interesses em comum

Dentro de toda sua rede de contatos, identifique quem são as pessoas que você têm interesses em comum.

Além de ser uma forma interessante de se manter em constante atualização, também é uma forma de realmente pertencer a uma rede importante pra você.

Aja com sinceridade e autenticidade

Nada mais chato do que alguém tentando forçar amizades e se passar por aquilo que não é. Você concorda?

Então, se certifique de agir sempre com sinceridade, dentro dos seus valores e das suas afinidades. Essa é uma forma importante de se destacar dentro da sua própria autenticidade.

Sem contar que, se aproximar de pessoas por puro interesse não é uma atitude certa. A pior coisa para sua rede de relacionamentos é ser visto como uma pessoa interesseira.

Então, mostre seu verdadeiro valor para as pessoas. Compartilhe suas ideias. Mostre a pessoa interessante que você é.

Use a plataforma de conexão da Mettzer

A Mettzer também pode te ajudar a desenvolver a sua rede de relacionamentos.

Isso porque, na plataforma da Mettzer, você pode procurar bibliografias, estudantes, pesquisadores e instituições de ensino de algum tema do seu interesse.

É só usar o Hub da Mettzer. É só digitar as palavras-chave referentes ao seu tema. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar. Depois é só acessar o perfil de cada uma das pessoas autoras.

Essa é uma forma interessante de encontrar as pessoas certas para compartilhar conhecimentos e trocar ideias.

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito 🙂

O que é networking?

O networking significa a construção de uma rede de contatos, que possibilite a troca de conhecimentos e de experiências entre as pessoas.

Qual é o objetivo do networking?

O objetivo principal do networking é favorecer a colaboração recíproca entre as pessoas. É importante que fique claro que manter bons relacionamentos é fundamental para qualquer pessoa de qualquer área, não é mesmo?

Quais os benefícios de desenvolver o networking?

– Fortalecer relações
– Ter novas ideias
– Ter acesso a novas oportunidades
– Novos conhecimentos
– Orientações e recomendações

Por que o networking é importante para estudantes e pesquisadores?

De forma geral, a vida de universitário demanda um grande senso de coletividade. Mesmo porque, quase todas as atividades são coletivas. Então, é fundamental criar uma rede de relacionamentos. Se for possível, tenha amizades na faculdade, mais do que contatos.
É importante ter com quem contar durante esse período, seja para auxiliar em algum conteúdo da faculdade, para dividir tarefas de um trabalho… enfim.

Como começar a fazer networking?

– Pratique empatia e ajude pessoas
– Seja visível
– Busque conversar com pessoas que têm interesse em comum
– Aja com sinceridade e autenticidade
– Use a plataforma de conexão entre pessoas e trabalhos da Mettzer

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade