Procurando por modelo de plano de negócios ? Veja nossas dicas e exemplos para se inspirar

compartilhe

Você estudante de Administração e áreas afins, provavelmente já ouviu falar em plano de negócios. E se você está aqui, provavelmente precisa fazer um. Vamos lá?


Sumário

  1. O que é um plano de negócios?
  2. Por que o plano de negócios é importante?
  3. Como fazer um plano de negócios?
  4. Modelo de Plano de Negócios: o que ele precisa apresentar?

Muitos alunos enfrentam diversas dificuldades nos primeiros meses de operação de seus negócios, muitas vezes devido à falta de um planejamento do plano de negócios.

O plano de negócios representa a ferramenta ideal para esboçar uma visão do mercado, do produto e das estratégias do empreendedor.

Por meio dele, é possível obter informações detalhadas sobre o setor como: produtos e serviços oferecidos, público-alvo, concorrentes, fornecedores e, sobretudo, os pontos fortes e fracos do empreendimento. Essa elaboração contribui significativamente para a avaliação da viabilidade da ideia e para a gestão eficaz da empresa.

O que é um plano de negócios?

O plano de negócios é o documento que vai criar o caminho do crescimento estabelecido pela empresa. Essa ferramenta desempenha um papel crucial na avaliação da viabilidade de uma ideia de negócio, contribuindo para a redução de riscos e incertezas enfrentados pelo empreendedor ou estudante (caso for para um trabalho da faculdade).

As informações contidas nesse documento orientam decisões estratégicas e influenciam as atividades cotidianas das organizações. Além disso, muitas vezes, é requisitado por instituições financeiras e investidores para validar a sustentabilidade de uma empresa.

Assim, o plano de negócios abrange todas as fases necessárias para a estruturação de uma empresa, oferecendo uma análise da viabilidade do empreendimento e considerando possíveis cenários nos aspectos estratégico, de mercado, operacional e financeiro, entre outros.

Por que o plano de negócios é importante?


O modelo de Timmons, que aborda o empreendedorismo, tem três pilares: Oportunidade, Recursos e Equipe. Vamos entender isso de uma forma mais simples.

  1. Oportunidade: Isso significa ter uma boa ideia de negócio. Pode ser algo que as pessoas precisam, mas ainda não existe no mercado.
  2. Recursos: Aqui, falamos sobre o dinheiro, tempo e coisas que você precisa para colocar sua ideia em prática. É como os ingredientes para fazer um bolo.
  3. Equipe: São as pessoas que vão ajudar você a transformar a ideia em realidade. Como em um time de futebol, cada membro tem um papel importante.

Agora, o Plano de Negócios é como um mapa que mostra como você vai usar a sua ideia e os recursos que tem. Ele ajuda a equilibrar as coisas para que tudo funcione bem.

Ajuda a compreender o nível de competitividade do mercado

Responda essas perguntas: Quais são as tendências ou desafios mais significativos no seu setor? O mercado em que você atua está experimentando crescimento ou retração?

Um bom plano de negócios proporciona uma compreensão mais aprofundada do seu mercado, permitindo que você utilize essas informações para tomar decisões estratégicas. Assim, possibilita potencializar fatores competitivos que sustentam a permanência da sua empresa no mercado e a colocam à frente dos concorrentes.

Perfil do seu consumidor ideal

Você já pensou sobre quem seria o cliente dos seus sonhos? A persona do seu negócio é uma espécie de personagem que representa esse cliente ideal. É para essa galera que você quer direcionar seus esforços de marketing e vendas. Por exemplo, aqui na Mettzer, nossa persona ideal é você, estudante!

Entender o que faz esse pessoal escolher seus produtos ou serviços é fundamental. E é aí que entra o plano de negócios. Ele pode ser uma ferramenta poderosa para analisar a fundo quem é o seu cliente, quais são os pontos que mais chamam a atenção deles, e por que eles escolhem o que você oferece.

Quando você conhece bem seu público, fica mais fácil criar coisas que eles adoram. E adivinha? Isso não só deixa a galera feliz, mas também pode economizar dinheiro nos esforços de marketing e vendas da empresa. Ou seja, é um ganha-ganha!

Ótima ferramenta de comunicação

Outra vantagem importante a ser destacada é que o Plano de Negócios funciona como uma ferramenta de comunicação poderosa com diferentes partes interessadas na empresa. Ele pode ser usado para atrair investimento externo de investidores em potencial, como empresas de capital de risco ou investidores anjo.

Além disso, em uma versão mais simplificada e direta, o plano pode ser apresentado a potenciais clientes, auxiliando no fechamento de vendas. Também pode ser estabelecido como uma meta inicial nos primeiros anos da empresa, orientando os esforços para alcançar as expectativas iniciais definidas.

plataforma

Como fazer um plano de negócios?

Agora que você entendeu a importância, hora de botar a mão na massa!

  1. Início: Antes de tudo, entender o que é um plano de negócio envolve conhecer detalhadamente o ramo de atividade da sua empresa. Definir produtos e analisar o local de estabelecimento são medidas importantes nessa fase.
  2. Mercado: Analisar o mercado é crucial para identificar quem são os clientes, concorrentes e fornecedores, além de definir quais produtos ou serviços serão oferecidos. Conhecer o público-alvo e como atraí-lo ajuda a economizar recursos.
  3. Modelo de Negócio e Enquadramento Jurídico: Nessa etapa, é essencial definir a missão e visão da empresa, o modelo de negócio, a forma jurídica de constituição, e questões legais como licenças e alvarás de funcionamento.
  4. Marketing: O marketing, representado pelos “4 Ps” (Preço, Produto, Praça e Promoção), é fundamental para definir a imagem da marca, a margem de lucro, a competitividade dos produtos e as estratégias de promoção.
  5. Plano Operacional: Com todas as análises feitas, é hora de descrever como será o funcionamento diário da empresa, desde a venda do produto até a prestação de serviços. Define-se recursos humanos, materiais, funções e processos operacionais.
  6. Plano Financeiro: Agora, é necessário estimar os custos reais de todas as ações previstas no plano, incluindo despesas, investimentos e capital de giro. É essencial fazer um orçamento realista para entender a relação custo/benefício da operação diária.
  7. Relatório Executivo: Organize todas as informações em um documento que possa ser apresentado a investidores, sócios e parceiros. Esse relatório incluirá a descrição do empreendimento, modelo de negócio, análise de mercado, missão, produtos/serviços, público-alvo, localização, rentabilidade e forma jurídica.

Lembre-se, o plano de negócio não só serve como guia para você, mas também como uma ferramenta de comunicação para atrair investimentos e parceiros, além de ser um instrumento valioso para consultas futuras e tomada de decisões.

Modelo de Plano de Negócios: o que ele precisa apresentar?

  1. Sumário Executivo:
    • Descrição do negócio.
    • Mercado-alvo.
    • Vantagens competitivas.
    • Principais projeções de vendas e lucratividade.
  2. Equipe de Gestão:
    • Organograma.
    • Currículos resumidos das pessoas-chave.
  3. Pesquisa de Mercado:
    • Análise da indústria.
    • Perfil dos clientes.
    • Relacionamento com fornecedores.
    • Dimensão do mercado e tendências.
    • Avaliação dos concorrentes.
    • Necessidades dos clientes não atendidas pelos concorrentes.
  4. Análise Econômico-Financeira:
    • Projeções de vendas.
    • Margens de lucro.
    • Custos.
    • Ponto de equilíbrio.
    • Tempo para alcançar fluxo de caixa positivo.
    • Cálculos de retorno (VPL, TIR, Payback).
  5. Plano de Marketing:
    • Estratégias de precificação.
    • Características do produto/serviço.
    • Canais de venda.
    • Estratégias de propaganda.
  6. Plano Operacional:
    • Rota de produção e processos operacionais.
    • Capacidade produtiva.
    • Considerações sobre regulamentações e assuntos jurídicos.
    • Localização geográfica.
    • Logística.
    • Sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG).
  7. Plano de Implantação:
    • Análise SWOT.
    • Cronograma macro.
    • Levantamento de riscos e análise de cenários.
    • Contratações de pessoal.
    • Necessidade de capital próprio e externo (investimentos imobilizados e capital de giro).

Conte com a Mettzer em sua vida acadêmica!

Formatar corretamente o seu trabalho é um passo fundamental para garantir adequação aos padrões científicos.

Porém, sabemos que essa tarefa não é tão simples, né?

Por isso, a Mettzer tem as ferramentas que você precisa para deixar sua vida acadêmica mais leve!

Afinal, o editor de texto de Mettzer formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT. Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências 😉

Além disso, nosso editor gera citações e referências de maneira automática para você! 

Assim, você não precisa se preocupar com os detalhes exigidos pela ABNT e pode dedicar seu tempo para o que realmente importa: pesquisar e desenvolver o conteúdo do seu trabalho.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese.

Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.

Incrível, né?!

Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias 🙂

mettzer
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade