Como fazer um relatório de observação? Entenda os diferentes tipos e modos de fazê-lo

compartilhe

O Relatório de observação é feito nas primeiras etapas de um estágio obrigatório, é muito utilizado em cursos de licenciatura, por exemplo. Bora saber mais?


Como você já deve saber, o estágio é um dos requisitos para a conseguir seu diploma.

Na maioria dos cursos de licenciatura, antes que você de fato faça o estágio de docência, você precisa passar pelo estágio observatório ou estágio de observação, que, como o próprio nome diz, é o período em que você apenas observa a prática docente do professor regente.

Depois disso, você precisa produzir um relatório. Mas como fazer isso? Neste post, você vai entender como fazer esse trabalho do começo ao fim.

Bora lá!

O que é o relatório de observação?

O relatório de observação é o trabalho acadêmico que você vai fazer quando terminar o período de observação. Neste período você atua de forma observadora a vivência na escola e a prática docente do professor.

Além disso, você também pode observar outras coisas, como: a estrutura da escola, o bairro em que ela é localizada, quantos estudantes existem na escola, classe social, etc. Pode não parecer, mas isso vai ajudar muito em seu relatório de observação.

O jeito de fazer o relatório pode variar de professor pra professor mas há algumas regras essenciais, que vamos mostrar a seguir.

Como fazer o relatório de observação?

Agora, sobre as regras, todas elas são necessárias para um bom relatório de observação. Por isso, montamos um guia em que você pode se inspirar e fazer o seu. Bora lá

Introdução

Para a introdução, você precisa falar sobre a escola, a turma em que você fez estágio, o assunto que foi estudado. Por exemplo, se você faz Lingua Portuguesa, é importante falar sobre o ensino da matéria para alunos, e o que foi dado.

Identificação

Na identifação você precisa se atentar em:

  • Nome da escola;
  • Endereço;
  • Descrição física (aqui você aborda a estrutura da escola, se ela possui salas de aulas próprias para estudo, quantas salas de aula tem, se existe quadra, bebedouros, etc.);
  • Gestão Escolar: descreve como é a prática pedagógica da escola, coisas como, cronograma escolar, quais os horários de intervalo, como é a grade dos alunos, etc.

Desenvonvolvimento do estágio

Aqui, você precisa se atentar com:

  • Nome do professor;
  • Período de realização da prática;
  • Ano da turma;
  • Conteúdos abordados;
  • Observação: Neste, você relata tudo o que aconteceu durante o período de observação, destaque se a turma é participativa, se tem dificuldades etc. Você também deve falar sobre o professor e a prática docente, coisas do tipo: como ele dá aula, se os alunos gostam da aula, a metodologia do professor. Resumindo, tudo o que acontecer na aula, você faz a observação.

Parte teórica

Na parte teórica você vai precisar das referências e conseguir relacionar com as práticas docentes do professor. Então, foque na pesquisa. Se você não quiser se preocupar com a formatação, use a Mettzer!

Conclusão

Neste, você conclui o que você achou do estágio, quais foram os pontos marcantes, melhorias que podem ser abordadas em sua prática docente.

Bibliografia

Cite as referências usadas para fazer o relatório, não esqueça de seguir as Normas da ABNT.

Ao submeter o relatório final ao professor-supervisor do estágio, é necessário que o documento inclua elementos como capa, folha de rosto, sumário e os formulários de estágio preenchidos corretamente, contendo as assinaturas do professor-regente e outros profissionais envolvidos na supervisão das atividades.

Esses registros atestam o cumprimento das horas obrigatórias de estágio observatório.

Dicas para fazer um relatório de observação

Agora que você entendeu o básicodo relatório de observação, vou te dar algumas dicas que podem te ajudar a fazer o seu. Bora lá.

Anote tudo

Durante o período de observação, tenha tudo anotado. Anote sobre a turma, sobre o professor, atividades, comportamento, opiniões,etc. TUDO MESMO! Essas anotações vão te ajudar muito na hora de fazer o relatório.

Preste atenção na didática do professor

Fique atento ao ver como docente ministra sua aula. Afinal, você pode usá-lo como exemplo, tanto negativo, quanto positivo. E não fique com medo de achar o professor “ruim”, como são aulas de observação, isso também pode ser colocado no relatório, assim, você pode adicionar até melhorias que podem ser feitas.

Revise e edite

Após concluir o relatório, revise-o cuidadosamente em busca de erros gramaticais, de digitação ou inconsistências. Certifique-se de que todas as informações estejam claras e bem apresentadas.

Tenha ética

Respeite a privacidade e os direitos das pessoas que você observou. Não divulgue informações confidenciais ou sensíveis sem permissão adequada.

Modelo pronto de relatório de observação

Experimente agora o Modelo de Relatório de Observação pronto da Mettzer! Nosso modelo pré-formatado e personalizável vai te ajudar a criar relatórios de observação de forma rápida, fácil e profissional.

Economize tempo: Com nosso modelo, você não precisa começar do zero. Basta preencher as seções com suas observações e análises.

Organize suas ideias: Nosso modelo vem com uma estrutura clara e intuitiva, garantindo que você não perca nenhum detalhe importante durante a escrita do seu relatório.

Destaque-se: Com um relatório bem elaborado, você poderá impressionar seus professores, colegas ou superiores com suas habilidades de observação e análise.

Não perca tempo com formatação! Experimente agora mesmo o Modelo de Relatório de Observação pronto da Mettzer e eleve a qualidade dos seus relatórios hoje mesmo!

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade