Encontre uma bolsa de estudo para financiar seu curso

compartilhe

Se você quer encontrar uma bolsa de estudo para financiar seu curso, precisa ficar por dentro das melhores formas de procurá-la. Eu posso te ajudar nisso.


Imagina ter a possibilidade de fazer um curso de graduação ou uma viagem para o exterior de graça ou pagando muito menos?

Essa é o objetivo principal das bolsas de estudo: democratizar o acesso aos cursos superiores. E, no final das contas, realizar sonhos e transformar realidades.

Se você está procurando uma bolsa de estudo pra chamar de sua, vem comigo 🙂

Tenho dicas importantes pra te ajudar.

O que é bolsa de estudo?

A bolsa de estudo é um incentivo financeiro que estudantes recebem para estudar. Tanto para graduação, quanto na pós-graduação. No Brasil ou no exterior.

Inclusive, as bolsas de estudo são uma ótima forma de financiar cursos em intercâmbio e faculdades fora do país.

De forma geral, pode-se receber esse benefício de diversas formas: através de instituições de ensino, de empresas, de entidades sociais e até do próprio Governo Federal.

Financiamento é diferente de bolsa de estudo

É importante fazer a distinção de bolsa de estudo de financiamento. São coisas completamente diferentes.

No caso do financiamento, a instituição (de ensino ou banco) deduz um valor da mensalidade, para cobrá-lo depois. Funciona exatamente como um empréstimo.

A vantagem do financiamento é que, em alguns casos, pode-se chegar à taxa zero de juros e com um prazo especial para pagar.

Por outro lado, a bolsa de estudo abate parcial ou totalmente as mensalidades de forma permanente. A pessoa universitária não precisará devolver nenhum valor.

Tipos de bolsa de estudo

Você já sabe que a bolsa de estudo é uma ajuda financeira para fazer algum tipo de curso. Essa ajuda pode ser de dois tipos:

Custos da mensalidade

Algumas bolsas de estudo cobrem os custos da mensalidade, de forma integral (100% do valor da mensalidade) ou de forma parcial.

Nesse sentido, a pessoa estudante precisa arcar com o restante do valor da mensalidade. Se a bolsa de estudo é de 80%, por exemplo, o estudante precisa pagar 20% do valor da mensalidade.

É o caso das bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do Governo Federal. O Prouni distribui bolsas integrais (com abatimento de 100% do valor da mensalidade) e parciais (de 50% do valor).

O objetivo do Prouni é garantir uma distribuição justa da verba que se destina à educação do país. Os critérios para inscrição são os seguintes:

  • renda familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo para as bolsas integrais e até 3 salários mínimos pra bolsas parciais;
  • ser estudante de escola pública ou de escola particular com bolsa integral;
  • ser a primeira graduação;
  • ter feito a última edição do Enem e atingir, no mínimo, 450 pontos sem zerar a redação.

As universidades particulares costumam conceder abatimentos das mensalidades com critérios menos rígidos. No entanto, os percentuais variam de 20% e 50%.

Algumas instituições de ensino concedem bolsas por mérito acadêmico, como patrocínio de atletas e artistas como um incentivo ao esporte e à cultura e por planos familiares.

Valor mensal

Outros tipos de bolsa de estudo não pagam a mensalidade do curso, mas oferecem um auxílio mensal financeiro. O objetivo desse tipo de bolsa é auxiliar a custear os gastos durante o estudo, com moradia e alimentação, por exemplo.

É o caso das bolsas de iniciação científica, fornecidas pelas próprias universidades como incentivo à pesquisa científica. Esse tipo de auxílio vincula-se, em grande parte, a alguma entidade do governo, como a CAPES e o CNPq.

Contudo, algumas instituições privadas também concedem esse tipo de bolsa: a Fullbright, nos Estados Unidos, a Fundação Carolina, na Espanha e o Santander, com bolsas em várias partes do mundo.

Como ela pode ajudar na vida de estudantes?

O principal objetivo das bolsas de estudo são ampliar o acesso ao ensino superior, sobretudo para pessoas em situação socioeconômica vulnerável.

Ou seja: elas são uma ótima forma de democratização do ensino superior e da ciência. Afinal de contas, elas ampliam o acesso à graduação e pós-graduação e também diversificam a produção de pesquisa acadêmica.

De forma individual, as bolsas são uma ferramenta importante para a realização de sonhos e transformação de realidade das pessoas. Tanto para completar o ensino superior, quanto para fazer viagens e intercâmbios.

Tá procurando uma bolsa de estudo? A Mettzer pode te ajudar

A gente sabe que a falta de dinheiro é o grande empecilho de muitos estudantes que querem fazer uma universidade. Ou para realizar o sonho de fazer um intercâmbio fora do país.

Da mesma forma, é a maior barreira para o desenvolvimento de pesquisas no Brasil (ainda mais depois de tantos cortes…)

Mas se você tá procurando o edital perfeito pra financiar seu estudo, pode usar a tecnologia a seu favor! 

E nisso a gente pode te ajudar 🙂

Com a ferramenta de oportunidades da Mettzer você consegue pesquisar em uma única plataforma todos os editais nacionais e internacionais.

Você pode, inclusive, criar seus próprios filtros personalizados para sua necessidade.

Só no ano passado tivemos R$ 2 bilhões disponíveis pra captação e financiamento de pesquisas. Incrível né?

Você também pode pesquisar por editais de outros tipos como:

Nossa plataforma tem tudo pra te ajudar a encontrar o tipo de edital que você precisa 😉

Você pode testar nossa ferramenta de oportunidades, de forma gratuita, por 7 dias.

Ah, nem precisa cadastrar seu cartão para testá-la

oportunidades Mettzer
O que é bolsa de estudo?

A bolsa de estudo é um incentivo financeiro que estudantes recebem para estudar. Tanto para graduação, quanto na pós-graduação. No Brasil ou no exterior.
Inclusive, as bolsas de estudo são uma ótima forma de financiar cursos em intercâmbio e faculdades fora do país.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade