Como fazer um Resumo expandido: dicas, exemplos e modelo

compartilhe

O resumo expandido é um formato de trabalho solicitado em eventos, conheça melhor esse formato e como fazer o seu!


Sumário

  1. O que é e como fazer um resumo expandido?
  2. Para que serve um resumo expandido?
  3. Qual é o formato de um resumo expandido?
  4. Passo a passo do resumo expandido
  5. Modelo de resumo expandido

O resumo expandido é um formato de trabalho normalmente solicitado em eventos em que a publicação final depende da apresentação do conteúdo para uma banca ou mesa composta por pessoas que pesquisam o mesmo tema ou temas afins.

Pareceu complicado?

Nós da Mettzer concordamos que é muito difícil saber cada pequeno detalhe de tantos formatos e exigências de trabalhos, por isso compilamos aqui o que você mais precisa saber sobre como fazer um resumo expandido dentro das normas da ABNT.

Ao final desta leitura você estará apto para escrever o seu resumo, dominando o que é exigido em termos de formatação na ABNT e também no conteúdo!

O que é e como fazer um resumo expandido?

Sabe quando alguém quer te contar alguma novidade com todos os detalhes, e você, com pressa para entender o máximo em pouco tempo pergunta: você pode resumir?

Pois bem, o “resumo” é utilizado em muitos contextos. Tanto neste citado acima, mais coloquial, como formalmente em eventos científicos, por exemplo.

Um resumo, em linhas gerais é uma exposição sintetizada de algo, com a finalidade de transmitir uma ideia geral sobre seu sentido.

Para a NBR 6028 da ABNT um resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.

O resumo expandido, por sua vez, é um formato de trabalho final, porque ele será o documento que você vai enviar para a avaliação.
Você deve estar se perguntando: então
qual é a diferença entre resumo e resumo expandido?

Basicamente, o resumo simples vai estar dentro da estrutura geral do trabalho, diferente do expandido.

Se você já acessou o Mettzer e deu uma olhada na estrutura geral do trabalho nas normas da ABNT notou que logo após a “epígrafe” está o resumo do tcc.

Está é o resumo simples, que estará separado do trabalho. E que pode, inclusive, ser escrito quando a pesquisa ainda está em processo.

O resumo expandido, portanto, não precisa estar relacionado apenas a um trabalho ou pesquisa pronta.

Para que serve um resumo expandido?

Um resumo expandido serve, especialmente para comunicar, de forma direta e clara, sobre o que você está pesquisando, por que e como.

Ele usualmente é solicitado em eventos científicos onde uma parte muito importante das nossas pesquisas acontece: o compartilhamento.

Estar em eventos onde mais pessoas estudam o mesmo tema e podem auxiliar com sugestões e melhorias faz com que o trabalho final tenha mais qualidade.

Além, obviamente, das horas complementares, e pontos no currículo lattes que você vai acumular.
Qual é o formato de um resumo expandido?
É importante esclarecer que cada evento pode ter um formato específico de resumo expandido. Por isso, se atente também ao edital e às diretrizes do evento que você quer submeter seu resumo.

Esse formato pode oferecer até mesmo uma folha timbrada específica com cores e formatações exclusivas como o uso de colunas, por exemplo.

Acontece que geralmente essas diretrizes, quando existem, poder ser vagas, ou orientar de forma geral. Por isso estamos aqui para te ajudar a deixar seu resumo expandido pronto dentro das normas da ABNT!

Passo a passo de como fazer um resumo expandido

Formatação do resumo expandido:

  • 1- O resumo expandido deve ter no mínimo 500 e no máximo 1000 palavras, incluindo as referências bibliográficas.
  • 2-    Se você ainda não é Mettzer deverá configurar a sua página dentro dos padrões da ABNT
  • Papel A4 (210 x 297 mm), no modo retrato, com margens de 3 cm na borda superior e esquerda e 2,0 cm na borda inferior e direita.
  •  O parágrafo deve ter abertura de1,5 cm do alinhamento esquerdo e 0 cm, antes e depois.
  • 3-     Para o corpo do texto você deverá usar fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12 com espaçamento simples entre as linhas e texto justificado.
  • 4-     Os títulos e subtítulos deverão ser digitados em letras maiúsculas, em negrito, com fonte tamanho 12 e em Times New Roman ou Arial, espaçamento simples.
  • 5-     Em alguns casos será exigido o minicurrículo que inclui titulação, área de estudos e e-mail. Ele deverá será inserido como nota de rodapé na primeira página.
  • Apenas se atente de que alguns eventos podem exigir um formato sem identificação em razão da imparcialidade na escolha, neste caso, inserir tais informações poderia causar a rejeição do trabalho

Citações

6-     Citações de até 3 linhas devem estar no corpo do texto, entre aspas, seguidas pela referência no sistema autor-data.

Já, as citações longas, com mais de 3 linhas, devem ser recuadas no padrão ABNT (recuo de 4,0 cm da margem esquerda, fonte Times New Roman – tamanho 10 – Espaçamento simples).

7-     As referências devem ir ao final do texto, em ordem alfabética pelo sobrenome da autoria, em espaço simples, alinhadas apenas à esquerda, separadas por uma linha de espaço 1,0.

Modelo de resumo expandido

As configurações do resumo apresentam ampla variação entre diferentes instituições de ensino superior.

A seguir, você consegue observar um exemplo de formato para o resumo expandido que pode ser utilizado:

Título

Elabore um título claro e sucinto, preferencialmente com até 2 linhas.

Autores

Posicionados centralmente e listados na ordem apropriada.

Resumo

Apresentado em um único parágrafo, o resumo deve conter no máximo 250 palavras, fornecendo informações concisas sobre os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho.

Palavras-chave

Inclua no mínimo três e no máximo cinco expressões relacionadas ao tema do trabalho, separadas por ponto e vírgula.

Introdução

Com até mil palavras, destaque de maneira clara as informações gerais e relevantes sobre o documento/material estudado. Apresente os objetivos da pesquisa.

Métodos

Aborde de maneira concisa e clara a metodologia utilizada, garantindo que o leitor compreenda e possa reproduzir os procedimentos. Assim, evite ultrapassar mil palavras.

Resultados e Discussão

Analise qualitativa e quantitativamente os resultados obtidos, utilizando tabelas, gráficos e figuras. Destaque as relações, comparações e distinções em relação ao referencial teórico de outros trabalhos, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

Conclusões

Relacione os resultados aos objetivos da pesquisa, evitando ultrapassar duzentas palavras.

Agradecimentos

Seja sucinto nos agradecimentos, sem ultrapassar cinquenta palavras.

Referências

Inclua as referências utilizadas para embasar e comparar a obra analisada com a de outros autores, seguindo as normas da ABNT.

mettzer
compartilhe

1 comentário em “Como fazer um Resumo expandido: dicas, exemplos e modelo”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade