Resumo expandido: dicas exclusivas do conteúdo à formatação

Compartilhe esse post:
Tempo médio de leitura: 5 minutos

O resumo expandido é um formato de trabalho normalmente solicitado em eventos em que a publicação final depende da apresentação do conteúdo para uma banca ou mesa composta por pessoas que pesquisam o mesmo tema ou temas afins.


Pareceu complicado?

Nós da Mettzer concordamos que é muito difícil saber cada pequeno detalhe de tantos formatos e exigências de trabalhos, por isso compilamos aqui o que você mais precisa saber sobre como fazer um resumo expandido dentro das normas da ABNT.

Ao final desta leitura você estará apto para escrever o seu resumo, dominando o que é exigido em termos de formatação na ABNT e também no conteúdo!

O que é e como fazer um resumo expandido

Sabe quando alguém quer te contar alguma novidade com todos os detalhes, e você, com pressa para entender o máximo em pouco tempo pergunta: você pode resumir?

Pois bem, o “resumo” é utilizado em muitos contextos. Tanto neste citado acima, mais coloquial, como formalmente em eventos científicos, por exemplo.

Um resumo, em linhas gerais é uma exposição sintetizada de algo, com a finalidade de transmitir uma ideia geral sobre seu sentido.

Para a NBR 6028 da ABNT um resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.

O resumo expandido, por sua vez, é um formato de trabalho final, porque ele será o documento que você vai enviar para a avaliação.

Você deve estar se perguntando: então qual é a diferença entre resumo e resumo expandido?

Basicamente, o resumo simples vai estar dentro da estrutura geral do trabalho, diferente do expandido.

Se você já acessou o Mettzer e deu uma olhada na estrutura geral do trabalho nas normas da ABNT notou que logo após a “epígrafe” está o resumo do tcc.

Está é o resumo simples, e não o expandido, que estará separado do trabalho. E que pode, inclusive, ser escrito quando a pesquisa ainda está em processo.

O resumo expandido, portanto, não precisa estar relacionado apenas a um trabalho ou pesquisa pronta.

Para que serve um resumo expandido?

Um resumo expandido serve, especialmente para comunicar, de forma direta e clara, sobre o que você está pesquisando, por que e como.

 

Ele usualmente é solicitado em eventos científicos onde uma parte muito importante das nossas pesquisas acontece: o compartilhamento.

 

Estar em eventos onde mais pessoas estudam o mesmo tema e podem auxiliar com sugestões e melhorias faz com que o trabalho final tenha mais qualidade.

 

Além, obviamente, das horas complementares, e pontos no currículo lattes que você vai acumular.

Qual é o formato de um resumo expandido?


É importante esclarecer que cada evento pode ter um formato específico de resumo expandido. Por isso, se atente também ao edital e às diretrizes do evento que você quer submeter seu resumo.

 

Esse formato pode oferecer até mesmo uma folha timbrada específica com cores e formatações exclusivas como o uso de colunas, por exemplo.

 

Acontece que geralmente essas diretrizes, quando existem, poder ser vagas, ou orientar de forma geral. Por isso estamos aqui para te ajudar a deixar seu resumo expandido pronto dentro das normas da ABNT!

 

Passo a passo de como fazer um resumo expandido:

 

Formatação:

 

1- O resumo expandido deve ter no mínimo 500 e no máximo 1000 palavras, incluindo as referências bibliográficas.

2-     Se você ainda não é Mettzer deverá configurar a sua página dentro dos padrões da ABNT

·       Papel A4 (210 x 297 mm), no modo retrato, com margens de 3 cm na borda superior e esquerda e 2,0 cm na borda inferior e direita.

·       O parágrafo deve ter abertura de1,5 cm do alinhamento esquerdo e 0 cm, antes e depois.

 

3-     Para o corpo do texto você deverá usar fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12 com espaçamento simples entre as linhas e texto justificado.

 

4-     Os títulos e subtítulos deverão ser digitados em letras maiúsculas, em negrito, com fonte tamanho 12 e em Times New Roman ou Arial, espaçamento simples.

5-     Em alguns casos será exigido o minicurrículo que inclui titulação, área de estudos e e-mail. Ele deverá será inserido como nota de rodapé na primeira página.

Apenas se atente de que alguns eventos podem exigir um formato sem identificação em razão da imparcialidade na escolha, neste caso, inserir tais informações poderia causar a rejeição do trabalho

Citações

6-     Citações de até 3 linhas devem estar no corpo do texto, entre aspas, seguidas pela referência no sistema autor-data.

Já, as citações longas, com mais de 3 linhas, devem ser recuadas no padrão ABNT (recuo de 4,0 cm da margem esquerda, fonte Times New Roman – tamanho 10 – Espaçamento simples).

Referências

No Mettzer a configuração está pronta pra você, basta selecionar o texto e clicar em “transformar em citação direta longa”.

7-     As referências devem ir ao final do texto, em ordem alfabética pelo sobrenome da autoria, em espaço simples, alinhadas apenas à esquerda, separadas por uma linha de espaço 1,0.

No Mettzer basta que você vá em “criar referência” e a configuração já estará correta, com complicações.

Conteúdo:

Sabendo quais são as regras que você deve seguir para não errar no formato do trabalho, as 3 dicas abaixo vão te auxiliar na construção do conteúdo do seu resumo para que ele seja completo, conciso e claro:

1-  A introdução do resumo expandido deverá conter a delimitação do tema, a problemática, os objetivos, o referencial teórico e método.

Isso fará com que o leitor do resumo decida se a apresentação do trabalho é pertinente ou não.

2-  Os principais resultados devem ser apresentados, inclusive com análise estatística e sumariamente discutidos com citações e referências conceituais.

Fotos, figuras e tabelas não devem ser inseridas no conteúdo, apenas o texto.

3-  As considerações finais e conclusão devem ser breves e responder às questões correspondentes aos objetivos.

É importante que você apresente também recomendações e sugestões para trabalhos futuros.

Um resumo expandido é uma ótima forma de compilar informações e expor a sua ideia ou seus insights, que são super necessários a qualquer pesquisa.

 

O trabalho de escrita tem que ser algo prazeroso, e com o Mettzer você economiza o tempo da formatação do trabalho e garante que o seu trabalho final seja digno de nota máxima!

 

Faça um teste gratuito e conheça a nossa ferramenta!

Resumo
Artigo
Resumo expandido: dicas exclusivas do conteúdo à formatação
Descrição
O resumo expandido é um formato de trabalho solicitado em eventos em que a publicação final depende da apresentação do conteúdo para uma banca. Conheça mais
Autor
Publicador
Mettzer

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.