Como separar PDF online? Confira nossa lista com os 10 melhores sites pra fazer isso!

compartilhe

Post atualizado em: 20/12/2023.

Aprenda a separar PDF online de maneira fácil com nossas dicas e ferramentas recomendadas. Vem conferir!


Sumário

  1. Para que serve a separação de PDF online?
  2. Ferramentas para separar PDF online
  3. 7 dicas para você separar PDF online
  4. Separar PDF online é seguro?
  5. Problemas comuns com a separação de PDF

Atualmente, é comum recebermos arquivos em formato PDF em nosso dia a dia, seja para fins pessoais ou profissionais. 

Porém, muitas vezes é preciso separar um documento PDF em vários arquivos menores, seja para enviar apenas uma parte específica para alguém ou para organizar melhor as informações contidas nele.

Nesses casos, a utilizar ferramentas online para separar PDFs pode ser uma solução prática e eficiente.

Existem diversas opções disponíveis online que permitem separar um documento PDF em várias páginas ou até mesmo extrair partes específicas do arquivo, sem a necessidade de instalar nenhum software adicional.

Quer saber mais? Vem comigo 🙂

Para que serve a separação de PDF online?

As ferramentas de separação de PDF são programas que permitem aos usuários dividir um arquivo PDF em vários arquivos menores. Isso é útil quando um documento PDF contém várias páginas ou capítulos que precisam ser acessados separadamente.

Existem várias razões pelas quais alguém pode querer usar uma ferramenta de separação de PDF.

Por exemplo, um estudante pode querer separar um arquivo PDF contendo um texto em capítulos individuais para facilitar a revisão ou alguém pode querer remover páginas específicas de um documento PDF e salvá-las em um novo arquivo.

Ferramentas para separar PDF online

Felizmente, existem muitas ferramentas de separação de PDF disponíveis online e para download. Algumas são gratuitas e outras são pagas, e cada uma tem suas próprias vantagens. Veja:

Adobe Acrobat

O Adobe Acrobat é uma ferramenta profissional de edição de PDF que permite dividir arquivos PDF.

Para separar um arquivo PDF no Adobe Acrobat, abra o documento e clique em “Ferramentas” no menu principal. Em seguida, selecione “Organizar páginas” e escolha “Dividir” na barra de ferramentas. Escolha como deseja dividir o arquivo e clique em “Dividir”.

SmallPDF

Para usar o SmallPDF, acesse o site e selecione “Dividir PDF“. Faça o upload do arquivo PDF e escolha como deseja dividi-lo. Clique em “Dividir PDF” para separar o arquivo.

PDFsam

PDFsam é um software gratuito de código aberto para separação de PDF. Para separar um arquivo PDF no PDFsam, abra o programa e selecione “Dividir”. Escolha o arquivo PDF que deseja dividir e assim, escolha como deseja dividir o documento. Clique em “Executar” para separar o arquivo.

Split PDF

Split PDF é uma ferramenta online gratuita que também permite dividir arquivos PDF. Para usar o Split PDF, acesse o site e faça o upload do arquivo PDF. Escolha como deseja dividir o arquivo e clique em “Dividir PDF”.

GIMP

GIMP é um software gratuito de edição de imagens que também pode ser usado para separar arquivos PDF. Abra o arquivo PDF no GIMP e use a ferramenta de seleção para selecionar a parte do documento que deseja separar. Copie a seleção e cole em um novo documento para separá-lo.

Sejda

Sejda é uma ferramenta online gratuita que permite dividir arquivos PDF. Para usar o Sejda, acesse o site e selecione “Dividir PDF”. Faça o upload do arquivo PDF e escolha como deseja dividi-lo. Clique em “Dividir PDF” para separar o arquivo.

iLovePDF

 iLovePDF é uma ferramenta online gratuita que permite dividir arquivos PDF. Para usar o iLovePDF, acesse o site e selecione “Dividir PDF”. Faça o upload do arquivo PDF e escolha como deseja dividi-lo. Clique em “Dividir PDF” para separar o arquivo.

Preview (Mac)

Preview é um aplicativo padrão no Mac que permite visualizar e editar arquivos PDF. Para separar um arquivo PDF no Preview, abra o documento e selecione a página que deseja separar. Clique em “Arquivo” e selecione “Exportar como PDF”. Salve a página separada em um novo arquivo.

Foxit Reader

Foxit Reader é um software gratuito de leitor de PDF que também pode ser usado para separar arquivos PDF. Abra o arquivo PDF no Foxit Reader e clique em “Organizar” na barra de ferramentas. Selecione “Dividir” e escolha como deseja dividir o documento. Clique em “Dividir” para separar o arquivo.

Nitro PDF

Nitro PDF é uma ferramenta profissional de edição de PDF que permite dividir arquivos PDF. Para separar um arquivo PDF no Nitro PDF, abra o documento e selecione “Organizar” na barra de ferramentas. Em seguida, escolha “Dividir” e escolha como deseja dividir o arquivo. Clique em “Dividir” para separar o arquivo.

7 dicas para você separar PDF online

Aqui estão algumas dicas úteis para ajudar pessoas usuárias a separar PDFs de maneira eficiente e eficaz:

  • Use uma ferramenta de separação de PDF confiável: Existem muitas ferramentas de separação de PDF disponíveis online, mas nem todas são confiáveis e seguras. Certifique-se de escolher uma ferramenta confiável e reconhecida.
  • Planeje a separação do PDF com antecedência: Antes de separar o PDF, planeje como você deseja dividi-lo. Considere a ordem das páginas, a numeração das páginas e como deseja dividir o arquivo.
  • Faça backup do PDF original: Sempre faça backup do PDF original antes de separá-lo. Isso é importante para garantir que você tenha uma cópia de segurança do documento original caso algo dê errado.
  • Escolha o método de separação certo: Existem diferentes métodos de separação de PDF, incluindo por página, por intervalo de página, por tamanho do arquivo, etc. Escolha o método certo que atenda às suas necessidades.
  • Renomeie os arquivos separados: Depois de separar o PDF, renomeie os arquivos separados de maneira adequada e clara para que possam ser facilmente identificados.
  • Verifique os arquivos separados: Antes de compartilhar ou usar os arquivos separados, verifique se eles foram separados corretamente e se as páginas estão na ordem correta.
  • Considere a segurança dos arquivos: Se os arquivos separados contiverem informações confidenciais, certifique-se de protegê-los com senha ou criptografia para garantir que somente as pessoas autorizadas possam acessá-los.

Separar PDF online é seguro?

A segurança é extremamente importante ao separar um PDF online porque os arquivos PDF geralmente contêm informações confidenciais e sensíveis que precisam ser protegidas contra acesso não autorizado ou roubo de dados. 

Além disso, quando se trabalha com ferramentas online, há sempre um risco potencial de que os dados possam ser comprometidos devido a vulnerabilidades de segurança.

Ao separar um PDF online, é importante garantir que as informações contidas no documento estejam protegidas contra acesso não autorizado.

Isso pode incluir informações pessoais, financeiras, médicas ou comerciais que podem ser usadas para roubo de identidade, fraude financeira ou outros tipos de crimes.

Além disso, é importante proteger os dados durante o processo de separação de PDFs online.

Assim, isso pode incluir garantir que as ferramentas usadas para separar os arquivos estejam atualizadas e seguras e que a conexão utilizada para fazer o upload e download dos arquivos seja criptografada e segura.

Problemas comuns com a separação de PDF

Ao separar PDF online, as pessoas podem enfrentar alguns problemas comuns, como:

Problemas de compatibilidade

Às vezes, as ferramentas de separação de PDFs online podem não ser compatíveis com todos os tipos de PDFs, o que pode levar a problemas ao tentar carregar ou salvar o arquivo.

Isso pode acontecer quando o arquivo contém imagens pesadas, fontes incorporadas ou gráficos vetoriais complexos.

Solução: É importante verificar se a ferramenta online é compatível com o tipo de PDF que você está tentando separar. Caso contrário, é melhor usar uma ferramenta de desktop que seja capaz de lidar com arquivos PDF complexos.

Problemas de segurança

As ferramentas de separação de PDFs online podem representar um risco para a segurança dos dados, pois as informações confidenciais podem ser comprometidas durante a transferência do arquivo.

Solução: Verifique se a ferramenta online possui recursos de segurança, como criptografia SSL ou HTTPS, que garantem que os dados sejam protegidos durante o processo de transferência.

Além disso, é importante escolher uma ferramenta online confiável e respeitável que tenha uma política clara de privacidade e segurança.

Problemas de tamanho de arquivo

Arquivos PDF grandes podem levar muito tempo para carregar ou baixar, o que pode causar lentidão ou travamento do sistema.

Solução: Use uma ferramenta de desktop para separar arquivos PDF grandes, pois as ferramentas online geralmente têm limitações de tamanho de arquivo. Se você precisar reduzir o tamanho do arquivo PDF, existem ferramentas online que podem ajudá-lo a compactar o arquivo sem comprometer a qualidade.

Problemas de formatação

Às vezes, as ferramentas de separação de PDFs online podem afetar a formatação do documento, o que pode tornar o arquivo inutilizável.

Solução: Use uma ferramenta de separação de PDFs online que mantenha a formatação original do arquivo. Verifique se a ferramenta online oferece recursos para preservar a formatação, como a capacidade de separar por páginas específicas ou por intervalos de páginas.

Problemas de qualidade de imagem

Às vezes, as imagens dentro do arquivo PDF podem ficar pixelizadas ou de baixa qualidade após a separação.

Solução: Escolha uma ferramenta online que mantenha a qualidade original da imagem. Se a qualidade da imagem for um problema recorrente, considere usar uma ferramenta de desktop que permita ajustar as configurações de resolução para obter uma imagem de melhor qualidade.

Essas são algumas soluções comuns para os problemas que as pessoas podem enfrentar ao separar PDFs online. Lembre-se de verificar sempre as políticas de privacidade e segurança das ferramentas online antes de usar.

Em geral, é sempre recomendável usar uma ferramenta confiável e respeitável para garantir que seus documentos sejam protegidos e preservados corretamente.

Conte com a Mettzer em seus trabalhos

Não sei se você já sabe, mas a Mettzer também é uma ótima aliada de estudantes e pode te ajudar a entrar em uma faculdade.

Na Mettzer você vai encontrar conteúdos e ferramentas para te ajudar no início da vida acadêmica e durante ela. 

Pra começar, o nosso editor de texto formata de maneira automática qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências. Incrível, né?

Também te ajudamos na construção de um projeto de pesquisa, artigo científico, TCC, monografia, dissertação e até da tese de doutorado. Acompanhamos você em todo o processo! 🙂 

Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.

Vem testar de forma gratuita por 7 dias! 

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade