Pode colocar o TCC em currículo? Essas e outras perguntas, aqui!

compartilhe

E aí, terminou o TCC e já quer entrar pro mercado de trabalho? Sabia que você pode usar o currículo ao seu favor? Veja como!


Sumário

  1. Posso colocar meu TCC no currículo?
  2. Onde colocar o TCC no currículo
  3. Destrinchando o TCC
  4. Currículo Lattes
  5. Dicas para adicionar o TCC em seu currículo

Para aprender a transformar seu trabalho acadêmico em uma vantagem no seu currículo, separamos algumas dicas.

O TCC é, para muitos, o fim da jornada através da carreira acadêmica. Mas ele pode ser, também, a porta de entrada para o mercado de trabalho.

Posso colocar meu TCC no currículo?

Sim, é comum incluir o TCC no currículo, especialmente se o conteúdo do TCC estiver relacionado à área de atuação ou à posição para a qual você está se candidatando. Incluir o TCC no currículo pode ser benéfico, pois demonstra habilidades de pesquisa, capacidade de análise e aprofundamento em um tópico específico.

Onde colocar o TCC no currículo

O primeiro passo para conseguir emprego em diversas áreas mais práticas é apresentar portfólios de trabalhos anteriores.

Isso acontece na comunicação, arquitetura e às vezes em áreas das exatas como engenharia e computação.

Infelizmente, o fato de não ser algo mandatório em outras áreas faz com que muitos profissionais não se esforcem para juntar um portfólio de seus trabalhos, muitas vezes por não saberem como fazer isso.

Na educação, por exemplo, escrever alguns textos sobre a realização de projetos e seus desenvolvimentos pode ser inteligente.

Pode parecer um excesso de trabalho, mas é um diferencial que dá um grande destaque ao seu currículo entre os demais.

Uma boa forma de começar esse tipo de portfólio é o TCC ou a monografia

Você pode apresentar ele por inteiro, em bruto, como parte do portfólio, ou pode resumi-lo na forma de um artigo acadêmico mais simples para evitar que o excesso de leitura assuste o avaliador.

O importante é ter a certeza de que a versão do TCC que está entrando no portfólio é a mais correta e “polida” possível.

Faça uma última revisão antes de acrescentar o arquivo ao seu portfólio.

Não é preciso falar que o ideal é que esse portfólio seja entregue de forma digital, uma vez que nenhum avaliador de RH irá querer nem mesmo começar a ler um arquivo impresso que caia em sua mesa com o tamanho de um TCC.

modelo de TCC

Destrinchando o TCC

O TCC pode render outras vantagens na hora de conseguir um emprego.

Para entender como fazer uso dele de forma completa no seu currículo, é interessante sentar e relembrar o processo de escrever o trabalho.

Comece anotando todas as atividades que realizou para concluir o TCC, e depois destaque as habilidade que teve de usar para atingir resultados.

Se alguma delas estiver ausente do seu currículo, pode acrescentá-la.

Em geral, quando um entrevistador questiona um concorrente a uma vaga sobre uma habilidade listada, o que é esperado é uma história que exemplifica a listagem.

No caso, conte a forma como usou essa ferramenta ao realizar seu trabalho acadêmico.

Além disso, o TCC é uma oportunidade para fazer contatos.

Muitos desses trabalhos nos dão a oportunidade de conhecer profissionais da área que estudamos ou relacionadas.

Lembre-se disso quando estiver mandando currículos e envie para esses conhecidos uma cópia.

Currículo Lattes

Caso você vá seguir a carreira acadêmica depois da faculdade, o TCC pode ser uma das primeiras, se não a primeira, entrada no seu currículo lattes.

Se você ainda não conhece a plataforma Lattes, que é um sistema brasileiro de informações sobre acadêmicos e pesquisadores que descreve as áreas de interesse e os trabalhos realizados de cada um.

No caso, o TCC pode ser o primeiro trabalho a ser incluído no seu Lattes, exceto se você já tiver realizado uma pesquisa de Iniciação Científica.

De qualquer forma, é muito importante a colocação do TCC no seu currículo acadêmico.

Uma vez que essa plataforma é consultada pelos programas de pós-graduação para determinar quem entra e também qual orientador designar, principalmente nos casos de alunos seguindo os estudos em uma universidade diferente da que se graduaram.

Dicas para adicionar o TCC em seu currículo

Ao adicionar o TCC ao seu currículo, siga estas dicas:

  1. Inclua uma seção específica: Crie uma seção chamada “Trabalho de Conclusão de Curso” ou “Projeto de Pesquisa” para destacar essa parte do seu histórico acadêmico.
  2. Título do TCC: Inclua o título do seu TCC para dar uma ideia clara do foco do seu trabalho.
  3. Instituição e ano: Indique a instituição em que você realizou o TCC e o ano em que concluiu o trabalho.
  4. Resumo ou breve descrição: Adicione um breve resumo ou descrição que destaque os principais objetivos e resultados do seu TCC.
  5. Relevância para a vaga: Se possível, destaque como o seu TCC está relacionado à posição ou à área para a qual você está se candidatando. Isso ajuda a mostrar a relevância da sua pesquisa para o trabalho em questão.

Lembre-se de que a inclusão do TCC no currículo é opcional e depende da relevância para a vaga desejada. Se o seu TCC não estiver diretamente relacionado à posição, mas ainda assim você acredita que pode fornecer informações valiosas sobre suas habilidades e competências, pode ser útil mencioná-lo de forma mais resumida na seção de educação, sem criar uma seção separada.

Certifique-se de ajustar o currículo conforme necessário para atender às expectativas da vaga específica para a qual está se candidatando.

Conte com a Mettzer em sua vida acadêmica

Na hora de aproveitar o seu TCC ou transformá-lo em um artigo científico, você pode contar com a ajuda da Mettzer.

Que é um editor de texto especializado em trabalhos acadêmicos.

Para experimentar de forma gratuita a ferramenta, que tal se cadastrar no link abaixo?

compartilhe

2 comentários em “Pode colocar o TCC em currículo? Essas e outras perguntas, aqui!”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade