O TCC é, para muitos, o fim da jornada através da carreira acadêmica. Mas ele pode ser, também, a porta de entrada para o mercado de trabalho. Para aprender a transformar seu trabalho acadêmico em uma vantagem no seu currículo, separamos algumas dicas.

Onde colocar o TCC no currículo

O primeiro passo para conseguir emprego em diversas áreas mais práticas é apresentar portfólios de trabalhos anteriores. Isso acontece na comunicação, arquitetura e às vezes em áreas das exatas como engenharia e computação.

Infelizmente, o fato de não ser algo mandatório em outras áreas faz com que muitos profissionais não se esforcem para juntar um portfólio de seus trabalhos, muitas vezes por não saberem como fazer isso.

Na educação, por exemplo, escrever alguns textos sobre a realização de projetos e seus desenvolvimentos pode ser inteligente. Pode parecer um excesso de trabalho, mas é um diferencial que dá um grande destaque ao seu currículo entre os demais.

Uma boa forma de começar esse tipo de portfólio é o TCC. Você pode apresentar ele por inteiro, em bruto, como parte do portfólio, ou pode resumi-lo na forma de um artigo acadêmico mais simples para evitar que o excesso de leitura assuste o avaliador.

O importante é ter a certeza de que a versão do TCC que está entrando no portfólio é a mais correta e “polida” possível. Faça uma última revisão antes de acrescentar o arquivo ao seu portfólio.

Não é preciso falar que o ideal é que esse portfólio seja entregue de forma digital, uma vez que nenhum avaliador de RH irá querer nem mesmo começar a ler um arquivo impresso que caia em sua mesa com o tamanho de um TCC.

Destrinchando o TCC

O TCC pode render, ainda, outras vantagens na hora de conseguir um emprego. Para entender como fazer uso dele de forma completa no seu currículo, é interessante sentar e relembrar o processo de escrever o trabalho.

Comece anotando todas as atividades que realizou para concluir o TCC, e depois destaque as habilidade que teve de usar para atingir resultados. Se alguma delas estiver ausente do seu currículo, pode acrescentá-la. Em geral, quando um entrevistador questiona um concorrente a uma vaga sobre uma habilidade listada, o que é esperado é uma história que exemplifica a listagem. No caso, conte a forma como usou essa ferramenta ao realizar seu trabalho acadêmico.

Além disso, o TCC é uma oportunidade para fazer contatos. Muitos desses trabalhos nos dão a oportunidade de conhecer profissionais da área que estudamos ou relacionadas. Lembre-se disso quando estiver mandando currículos e envie para esses conhecidos uma cópia.

Currículo Lattes

Caso você vá seguir a carreira acadêmica depois da faculdade, o TCC pode ser uma das primeiras, se não a primeira, entrada no seu currículo lattes.

Se você ainda não conhece a plataforma: o Lattes é um sistema brasileiro de informações sobre acadêmicos e pesquisadores que descreve as áreas de interesse e os trabalhos realizados de cada um.

No caso, o TCC pode ser o primeiro trabalho a ser incluído no seu Lattes, exceto se você já tiver realizado uma pesquisa de Iniciação Científica. De qualquer forma, é muito importante a colocação do TCC no seu currículo acadêmico, uma vez que essa plataforma é consultada pelos programas de pós-graduação para determinar quem entra e também qual orientador designar, principalmente nos casos de alunos seguindo os estudos em uma universidade diferente da que se graduaram.

Na hora de aproveitar o seu TCC ou transformá-lo em um artigo científico, você pode contar com a ajuda do Mettzer, um editor de texto especializado em trabalhos acadêmicos. Para experimentar de forma gratuita a ferramenta, que tal se cadastrar no link abaixo?

Summary
Article Name
Aprenda como usar o TCC para deixar seu currículo mais atrativo
Description
O TCC é, para muitos, o fim da jornada através da carreira acadêmica. Mas ele pode ser, também, a porta de entrada para o mercado de trabalho. Para aprender a transformar seu trabalho acadêmico em uma vantagem no seu currículo, separamos algumas dicas.
Author
Publisher Name
Mettzer