O que é e para quê serve o eufemismo?

compartilhe

O que é eufemismo e para quê serve essa figura de linguagem, com os exemplos mais comuns.


Sumário

  1. O que é eufemismo?
  2. Exemplos de eufemismo
  3. Quando usar eufemismo?
  4. Para quê serve o eufemismo?

Em várias situações que precisamos comunicar algo à alguém (seja em um trabalho acadêmico, em uma palestra, em um evento), queremos nos certificar que a mensagem vai chegar na outra pessoa com o sentido certo.

É aí que entram as figuras de linguagem: hipérbole, metáfora, eufemismo, comparação, onomatopeia, metonímia e por aí vai.

Esse artigo vai focar especialmente no eufemismo, para explicar o que é, para quê serve, quais as situações que pode ser usado e alguns exemplos. Vamos lá?

O que é eufemismo?

Para começar, é importante entender a definição de eufemismo. De forma geral, trata-se de uma figura de linguagem que tem o objetivo de minimizar uma expressão.

A origem da palavra também ajuda a explicar o conceito. Eufemismo vem da palavra grega eufemísmos que significa “emprego de uma palavra mais agradável no lugar de uma de mau augúrio“.

Em outras palavras, é uma forma de recurso expressivo que serve para suavizar ou amenizar uma mensagem.

Exemplos de eufemismo

Aqui estão alguns exemplos clássicos de eufemismo:

  • Faltar com a verde = mentir
  • Passar desta para melhor = morrer
  • Homem de inteligência limitada = burro
  • Interromper a gestação = abortar
  • Insuficiência orçamentária = falta de dinheiro
plataforma

Quando usar eufemismo?

É possível usar a figura de linguagem de eufemismo em qualquer situação. No entanto, normalmente, as pessoas usam eufemismo para comunicar alguma mensagem ruim.

Não por menos, as expressões de eufemismo mais famosas são “ele descansou” ou “vai virar uma estrela” para se referir à alguém que morreu.

Para quê serve eufemismo?

Pois bem. Assim como todas as figuras de linguagem, o eufemismo é uma estratégia para comunicar em um texto um efeito específico na interpretação de quem está ouvindo.

No caso específico do eufemismo, o efeito que se pretende é empregar termos mais agradáveis para suavizar uma expressão (normalmente, desagradável).

Então, ele serve para substituir um termo impactante ou uma palavra que se refere a um conteúdo delicado por outro termo mais sutil, para atenuar o sentido.

Nessa perspectiva, existem graus diferentes de eufemismo: uns que diminuem mais ou menos a intensidade da frase.

É só pensar, por exemplo, na frase: “sua mãe morreu”. Qualquer notícia sobre a morte de alguém, por óbvio, trata de uma situação desagradável e chocante.

No entanto, mais do que isso, o verbo “morrer” acompanha uma carga bastante negativa para quem recebe a notícia: é direto, objetivo e não trata a situação com a sensibilidade que ela merece.

Sendo assim, é possível usar vários outros eufemismos para tratar com maior cuidado dessa situação:

  • Sua mãe não aguentou a situação.
  • Ela não está mais entre nós.
  • Sua mãe descansou.

Então, em resumo, o eufemismo serve para comunicar um efeito mais suave e ameno para uma frase desagradável.

A Mettzer pode te ajudar a fazer a tese do seu trabalho

Pois bem. Agora que você já sabe o que é eufemismo, já sabe quando e por que usá-la.

Mas me conta: você está fazendo um trabalho acadêmico? Se sim, a gente pode te ajudar nisso.

Para começar, você precisa pesquisar suas referências bibliográficas em uma base de dados confiável e bem qualificada. Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?

Mas eu tenho uma boa notícia: a gente pode te ajudar nisso.

A plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada 🙂

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

mettzer

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade