4 Ferramentas de análise de dados que podem ajudar em seu trabalho

compartilhe

Para uma pesquisa bem feita, é necessário ter dados analisados de forma correta. Por isso, existem ferramentas de análise de dados que você pode usar em seu trabalho. Quer saber mais? Continue lendo o post!


Provavelmente você fez a coleta de dados de sua pesquisa, e agora está com dúvidas de como fazer a análise, certo? Bom, não é difícil, mas também não é um trabalho que será feito de um dia pro outro.

E por isso, para que as coisas fiquem mais fáceis, temos ferramentas de análise dados disponíveis para você usar. Mas calma aí, vamos falar um pouco sobre a análise de dados e sua importância.

Vem comigo.

Para que serve a análise de dados

A análise de dados é uma das etapas mais importantes do seu trabalho, é nela que você vai transformar todos os dados qualitativos ou quantitativos em um jeito de solucionar o problema de sua pesquisa.

Isto é, é o momento em que você transforma os dados em informação para a pesquisa e responde ao questionamento que deu início à pesquisa.

Nesse passo, visa-se organizar todos os dados que foram coletados para que, a partir disso, seja possível alcançar os objetivos da pesquisa, seja para confirmar ou refutar as hipóteses.

É muito importante frisar que a análise de dados deve se desenvolver principalmente em alinhamento à metodologia da pesquisa e à fundamentação teórica.

Como fazer a análise de dados

O tipo de pesquisa realizado influencia muito na escolha da metodologia de análise dos dados. As pesquisas quantitativas focalizam, sobretudo, a análise de dados numéricos, enquanto as qualitativas dão prioridade à análise de texto.

Análise de Dados em Pesquisas Quantitativas

Já em relação ao método e à abordagem, deve-se utilizar, na pesquisa quantitativa, métodos estatísticos para análise dos dados: distribuições de frequência, correlações, representações gráficas, medidas de dispersão.

Análise dos Dados na Pesquisa Qualitativa

Já a pesquisa qualitativa é a análise de conteúdo de entrevistas, observações e questões abertas de um questionário. Esse é um ponto de partida para dar sentido aos dados coletados e viabilizar um entendimento sistemático, por meio de classificações, como categorizações ou contagens de palavras e termos nas respostas.

mettzer

Tipos de análise de dados

Análise Preditiva

A análise preditiva é reconhecida como uma das formas de análise de dados mais utilizadas. A abordagem foca na extração de insights das bases de dados para ideias futuras.

Utiliza técnicas estatísticas e históricas, com o objetivo de auxiliar na tomada de decisões. Essa análise é aplicada para prever o comportamento do público-alvo e tendências de mercado, além de acompanhar variações econômicas e tendências de consumo.

Análise Prescritiva

A análise prescritiva foca na exploração dos efeitos que as ações podem trazer, fornecendo orientações sobre o que acontecerá se certas decisões forem tomadas.

Esse tipo de análise é estratégica, direcionando as ações necessárias para atingir os objetivos. “Ela envolve o exame de várias trajetórias e a escolha do melhor caminho para alcançar os resultados desejados.”

Análise Diagnóstica

A análise diagnóstica é um método que busca reconhecer as causas subjacentes de um fenômeno.

Ela ajuda a determinar a natureza da análise como um tipo de pergunta específica, como quem, quando, onde, como, por quê. Assim, se for direcionada para avaliar o impacto e o alcance de certas ações, estratégias podem ser elaboradas que melhorarão os resultados obtidos.

Dicas para fazer análise de dados

Para começar a fazer sua análise de dados, é importante seguir essas dicas

Tenha em mente a metodologia de sua pesquisa

Revisite os problemas de sua pesquisa e os seus objetivos gerais e específicos.

Isso, pois, você precisa ter em mente que sua análise de dados devem responder os problemas da pesquisa e alcançar seus objetivos propostos.

Faça o texto introdutório

A introdução deste relatório de análise de dados é um instrumento necessário para o estabelecimento do contexto e dos objetivos que moldaram a condução da pesquisa.

Este documento resume as metodologias implementadas e as observações obtidas nas etapas anteriores e, assim, serve de base intermediária para investigações adicionais e decisões informadas.

Faça a apresentação dos dados

Assim, depois desses passos faça a apresentação deles. Você pode optar por gráficos, planilhas ou tabelas. Caso tenha sido feito em forma de entrevista, apresente os questionamentos e as respostas.

Relações e conclusões

Agora, você só precisa apresentar as relações que você fez com os resultados obtidos de sua pesquisa. É importante que você aponte as conclusões que você comprovou baseado em suas análises.

Então, sua conclusão também pode compreender tópicos para pesquisas futuras ou sugestões para novos trabalhos. Isso acontece quando você chegou à conclusão de que a pesquisa deve prosseguir para analisar alguma informação adicional.

4 ferramentas para análise de dados

Agora que você aprendeu como fazer a análise de dados do seu trabalho, vou te mostrar algumas ferramentas para análise de dados que você pode utilizar.

Excel

Essa é uma das principais ferramentas para análise de dados.

O Excel possui funções estatísticas embutidas que permitem calcular médias, desvios padrão, correlações, regressões e muito mais. Isso é útil para analisar dados numéricos e realizar análises estatísticas básicas.

SPSS

Essa ferramenta de análise de dados é um software estatístico utilizado em pesquisa acadêmica e científica, especialmente em disciplinas como psicologia, sociologia, economia e saúde.

Ele oferece uma e técnicas estatísticas avançadas para análise de dados, incluindo análise de variância (ANOVA), análise de regressão, análise fatorial, análise de cluster, análise de séries temporais e muito mais.

Tableau

O Tableau é uma plataforma de visualização de dados que permite que você possa criar dashboards interativos e visualizações de dados dinâmicas.

Uma das principais características do Tableau é sua capacidade de criar visualizações de dados interativas. Os usuários podem explorar dados, filtrar informações, e interagir com os gráficos para obter insights mais profundos.

SAS


O SAS (Statistical Analysis System) é uma plataforma de software utilizada para análise estatística e mineração de dados em diversos campos, incluindo pesquisa acadêmica.

Conte com a Mettzer em sua vida acadêmica

Você sabia que a Mettzer tem um editor de texto que formata todo o seu trabalho acadêmico — desde a capa até as referências bibliográficas, de forma automática, nas normas da ABNT?

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho acadêmico. Incrível, né?

Você pode contar com a Metttzer desde o planejamento, orientação online, padronização ABNT e verificação de plágio.

Você também pode encontrar  modelos de projeto de pesquisaresumorelatório de estágioartigoTCC e muito mais.

Nossa plataforma existe para te ajudar na construção de uma trajetória científica mais leve

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade