“Quanto?” — como fazer uma análise quantitativa dos dados?

compartilhe

A análise quantitativa tenta entender um fenômeno de forma objetiva. Ou seja, a partir de seus dados numéricos e mensuráveis.


Sumário

  1. O que é uma análise quantitativa?
  2. O que não é uma análise quantitativa?
  3. Objetivo da análise quantitativa
  4. Características de uma análise quantitativa
  5. Como fazer uma análise quantitativa dos dados?
  6. Exemplos de análise quantitativa
  7. Qual é a diferença entre análise quantitativa e qualitativa?
  8. Conte com a Mettzer em seu trabalho acadêmico

A análise qualitativa serve para quantificar e mensurar algum fenômeno. Isso envolve questões simplesmente numéricas e objetivas.

Ou seja, compreende a análise de dados números ou métricas que tratam sobre a quantidade de alguma questão — não qualidade.

Se você quer entender o que é esse tipo de análise e, principalmente, como você deve desenvolvê-la no seu trabalho, esse artigo é para você.

Se ficar com alguma dúvida, não deixe de me escrever, ok? 🙂

O que é uma análise quantitativa?

Vamos começar com o básico. A análise quantitativa se preocupa com a quantidade dos dados da pesquisa. Ou seja, faz mensuração e usa medidas numéricas das coisas.

Em outras palavras, faz análises a partir de variáveis quantitativas da pesquisa.

Assim, o foco dessa abordagem é apresentar situações complexas em termos de um valor numérico, através da aplicação de ferramentas matemáticas e estatísticas.

Ou seja, as pesquisas que usam análises quantitativas envolvem aplicação de métodos estatísticos e matemáticos em diferentes situações.

Sendo assim, a análise quantitativa geralmente envolve a coleta, a avaliação e a análise de grandes volumes de dados para identificar padrões ou tendências.

Em razão da natureza objetiva das variáveis quantitativas, os resultados dessa análise só podem ser apresentados através de recursos estatísticos e dados numéricos.

Dessa forma, é possível fazer uma análise quantitativa dos dados através de uma simples tabulação de dados quantificáveis. Afinal de contas, os resultados podem ser números exatos.

Outra forma de entender a análise quantitativa dos dados é pensando sobre o que ela não é:

O que não é uma análise quantitativa

A análise quantitativa não se preocupa com a qualidade dos dados da pesquisa. Ou seja, não usa variáveis qualitativas da pesquisa.

Assim, o foco dessa abordagem não é entender os motivos e os comportamentos dos fenômenos. Tampouco é fazer análises subjetivas ou medir as coisas em termos de qualidade.

Objetivo de uma análise quantitativa

De forma geral, o objetivo central da análise quantitativa é usar métodos estatísticos e ferramentas matemáticas para identificar padrões ou tendências e produzir informações quantificáveis a respeito do objeto de estudo da pesquisa.

Independente do tamanho da amostra — pode ser pequena ou grande, o que importa é que a análise seja capaz de produzir novas informações e responder o problema de pesquisa.

A pesquisa quantitativa preocupa-se, portanto, com aspectos da realidade que podem ser quantificados. Por isso, o foco é na compreensão de variáveis quantitativas.

Isso quer dizer que ela só é capaz de identificar e analisar dados que podem ser mensurados numericamente.

Características dos métodos quantitativos

Sendo assim, as características da análise quantitativa dos dados são:

  • Quantificação de um fenômeno;
  • Usa métodos estatísticos e ferramentas matemáticas;
  • Análise mais objetiva, mais exata — baseada no positivismo lógico;
  • O resultado é sempre um dado numérico e mensurável;
  • Normalmente utilizada por analistas financeiros, cientistas e pesquisadores.

Como fazer uma análise quantitativa dos dados?

Independente da abordagem, para fazer uma análise quantitativa dos dados, você vai precisar começar com um projeto de pesquisa. Afinal de contas, você vai precisar partir de uma estrutura de pesquisa que faça a pesquisa ter sentido.

Ou seja, a pesquisa precisa responder um problema de pesquisa, ter objetivos gerais e específicos claros e se situar a partir de uma hipótese.

No caso desse tipo de análise, o problema de pesquisa tem que se relacionar à dados objetivos, quantificáveis e mensuráveis. Por esse motivo, a análise quantitativa é menos participativa e mais controlável.

Para se atingir os objetivos de uma pesquisa quantitativa, também é importante definir a metodologia e a técnica de coleta de dados.

Depois da coleta de dados, é preciso analisá-los para determinar respostas e teorias para o problema. Normalmente, as respostas surgem a partir da identificação de padrões ou tendências nos dados numéricos.

Embora existam diversos métodos de análise de dados, na pesquisa quantitativa todos se concentram na análise numérica.

Exemplos de análise quantitativa

Conforme já vimos até agora, a análise quantitativa serve para formular questões e hipóteses que buscam resultados métricos ou numéricos.

Vamos aos exemplos de análises quantitativas:

  • Questionários e pesquisas fechadas;
  • Relatórios financeiros
  • Análises coletadas por máquinas
  • Software de monitoramento de relacionamento com cliente
  • Cientometria, que busca mensurar o progresso científico por meio de indicadores bibliométricos

Qual é a diferença entre análise quantitativa e qualitativa?

Para entender a diferença entre a análise qualitativa e quantitativa, é necessário ficar por dentro do conceito de cada uma delas.

De forma geral, você vai perceber que, enquanto a análise quantitativa analisa variáveis numéricas, a qualitativa analisa conceitos e intepretações de fenômenos.

A pesquisa quantitativa tem suas raízes no pensamento positivista lógico. Por isso, tende a enfatizar o raciocínio dedutivo, as regras da lógica e os atributos mensuráveis da experiência humana.

A pesquisa qualitativa, por outro lado, tende a salientar os aspectos dinâmicos, holísticos e individuais da experiência humana. Então, compreende a totalidade no contexto daqueles que estão vivenciando o fenômeno.

Aqui está um quadro comparativo entre esses dois tipos de análises:

ANÁLISE QUANTITATIVAANÁLISE QUALITATIVA
Foco em uma quantidade pequena de conceitosTenta compreender o fenômeno completo, não conceitos específicos
Parte de ideias concebidasSalienta a importância das interpretações dos eventos
Usa procedimentos estruturados e instrumentos formais para coleta de dadosColeta dados sem instrumentos formais e estruturados
Coleta dados em situações controladasNão tenta controlar o contexto da pesquisa
Enfatiza a objetividadeEnfatiza a subjetividade para compreender e interpretar
Analisa dados numéricos através de procedimentos estatísticosAnalisa informações narradas de uma forma organizada, mas intuitiva
Diferença entre análise qualitativa e quantitativa

Conte com a Mettzer em seu trabalho acadêmico

Não sei se você sabe, mas a Mettzer é um ferramenta que pode te ajudar na sua vida acadêmica.

Para começar, você precisa pesquisar suas referências bibliográficas em uma base de dados confiável e bem qualificada. Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?

Mas eu tenho uma boa notícia: a gente pode te ajudar nisso.

A plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada.

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

formatação
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade