“Como? Por quê?” — como fazer uma análise qualitativa dos dados?

compartilhe

A análise qualitativa tenta entender um fenômeno de forma subjetiva. Vem entender como fazer esse tipo de análise de dados.


Sumário

  1. O que é análise qualitativa?
  2. O que não é análise qualitativa?
  3. Objetivo da análise qualitativa
  4. Características da análise qualitativa
  5. Como fazer uma análise qualitativa dos dados?
  6. Exemplos de análise qualitativa
  7. Qual a diferença entre análise qualitativa e quantitativa?
  8. Conte com a Mettzer em seu trabalho acadêmico

A análise qualitativa serve para entender a complexidade de algum fenômeno. Isso envolve questões subjetivas.

Ou seja, dados que vão além de simples números ou métricas, mas que realmente tratem sobre a qualidade de alguma questão — não quantidade.

Se você quer entender o que é esse tipo de análise e, principalmente, como você deve desenvolvê-la no seu trabalho, esse artigo é para você.

Se ficar com alguma dúvida, não deixe de me escrever, ok? 🙂

O que é análise qualitativa?

Vamos começar com o básico. A análise qualitativa se preocupa com a qualidade dos dados da pesquisa. Ou seja, com as variáveis qualitativas da pesquisa.

Assim, o foco dessa abordagem é entender os motivos e os comportamentos dos fenômenos. Tudo que não for dados numéricos.

Ou seja, as pesquisas que usam análises qualitativas buscam explicar o porquê das coisas. O conceito de Minayo (2001, p. 14) deixa claro essa ideia:

“A pesquisa qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis”. 

Outra forma de entender a análise qualitativa dos dados é pensando sobre o que ela não é:

O que não é uma análise qualitativa

A análise qualitativa não se preocupa com a quantidade das coisas. Ou seja, não faz mensuração, nem medidas numérica das coisas.

Em razão da natureza subjetiva das variáveis qualitativas, os resultados de uma análise qualitativa não podem ser apresentados através de recursos estatísticos, mas através de relatórios que dão ênfase aos pontos de vistas dos dados — em geral, o ponto de vista das pessoas entrevistadas.

Dessa forma, não é possível fazer uma análise de dados qualitativa através de uma simples tabulação de dados quantificáveis. Afinal de contas, os resultados jamais serão números exatos.

modelo de TCC

Objetivo da análise qualitativa

De forma geral, o objetivo central da análise qualitativa é produzir informações profundas e ilustrativas do objeto de estudo da pesquisa.

Independente do tamanho da amostra — pode ser pequena ou grande, o que importa é que a análise seja capaz de produzir novas informações e responder o problema de pesquisa.

A pesquisa qualitativa preocupa-se, portanto, com aspectos da realidade que não podem ser quantificados. Por isso, o foco é na compreensão e na explicação da dinâmica das relações sociais.

Isso quer dizer que ela é capaz de identificar e analisar dados que não podem ser mensurados numericamente.

Características da análise qualitativa

Sendo assim, conforme explicam Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira (2009, p. 33), as características da análise qualitativa dos dados são:

  • Objetivação do fenômeno;
  • Hierarquização das ações de descrever, compreender, explicar, precisão das relações entre o global e o local em fenômenos específicos;
  • Observação das diferenças entre o mundo social e o mundo natural;
  • Respeito ao caráter interativo entre os objetivos buscados pelos investigadores, suas orientações teóricas e seus dados empíricos;
  • Busca de resultados os mais fidedignos possíveis; oposição ao pressuposto que defende um modelo único de pesquisa para todas as ciências.

Como fazer uma análise qualitativa dos dados?

Independente da abordagem, para fazer uma análise qualitativa dos dados, você vai precisar começar com um projeto de pesquisa. Afinal de contas, você vai precisar partir de uma estrutura de pesquisa que faça a pesquisa ter sentido.

Ou seja, a pesquisa precisa responder um problema de pesquisa, ter objetivos gerais e específicos claros e se situar a partir de uma hipótese.

No caso da análise qualitativa, o problema de pesquisa tem que relacionar os motivos que levam uma pessoa a fazer alguma ação, a pensar de uma maneira, a acreditar em algo, entre outras análises subjetivas que só podem ser feitas a partir da interação com participantes.

Por esse motivo, a análise qualitativa é mais participativa e menos controlável. Os participantes da pesquisa é que vão direcionar o rumo da pesquisa ao longo de suas interações com a pessoa pesquisadora.

É importante elaborar um roteiro bem claro para orientar as atividades da pesquisa e evitar desvios de foco. Afinal, é papel da pessoa pesquisadora garantir que se chegue ao objetivo.

Para se atingir os objetivos de uma pesquisa qualitativa, também é importante definir a metodologia e a técnica de coleta de dados.

A metodologia pode ser pesquisa de ação, fenomenologia, estudo de caso, entre outros. Cada método possui uma ou mais técnicas de coleta de dados que você pode usar, como entrevistas, observação, pesquisa de campo, pesquisa de arquivos, fontes documentais, grupos focais e aí por diante.

Então, após coletar os dados, é preciso analisá-los para determinar respostas e teorias para o problema.

Embora existam diversos métodos de análise de dados, na pesquisa qualitativa todos se concentram na análise textual. Algumas técnicas que podem ser utilizadas são codificação, estatística descritiva, análise narrativa, análise hermenêutica e análise semiótica, por exemplo.

Exemplos de análise qualitativa

Conforme já vimos até agora, a análise qualitativa serve para formular questões e hipóteses que não buscam resultados métricos ou numéricos.

Então, as perguntas desse tipo de análise são abertas e fazem parte de um roteiro de entrevista mais informal. Afinal de contas, a pessoa pesquisadora não controla as situações da experiência.  

Vamos aos exemplos de análises qualitativas:

Exemplo 1 — análise da falta de interesse das pessoas brasileiras por política

Em um TCC que tem como objetivo analisar a falta de interesse das pessoas brasileiras pela política. 

Utiliza-se a análise qualitativa para levantar dados referentes aos sentimentos e às percepções das pessoas brasileiras em relação à política. 

Um exemplo de pergunta às participantes pode ser: “por que você não sente interesse pela política do Brasil?” ou “você não tem interesse pela política por não se sentir representada pelos políticos brasileiros?”. 

Exemplo 2 — análise da aceitabilidade do e-commerce em uma cidade

Uma dissertação que tem como objetivo analisar a aceitabilidade do e-commerce por pessoas de uma cidade. 

Utiliza-se a análise qualitativa para levantar dados referentes aos padrões de consumo dos participantes da região pré-estabelecida. 

Um exemplo de pergunta aos participantes pode ser: “você costuma fazer compras pela internet?” ou “quais as vantagens que você enxerga ao fazer compras online?” ou “você se sente seguro de fazer compras pela internet? Se não, por quê?”. 

Qual a diferença entre análise qualitativa e quantitativa?

Para entender a diferença entre a análise qualitativa e quantitativa, é necessário ficar por dentro do conceito de cada uma delas.

De forma geral, você vai perceber que, enquanto a análise quantitativa analisa variáveis numéricas, a qualitativa analisa conceitos e intepretações de fenômenos.

A pesquisa quantitativa tem suas raízes no pensamento positivista lógico. Por isso, tende a enfatizar o raciocínio dedutivo, as regras da lógica e os atributos mensuráveis da experiência humana.

A pesquisa qualitativa, por outro lado, tende a salientar os aspectos dinâmicos, holísticos e individuais da experiência humana. Então, compreende a totalidade no contexto daqueles que estão vivenciando o fenômeno.

Aqui está um quadro comparativo entre esses dois tipos de análises:

ANÁLISE QUANTITATIVAANÁLISE QUALITATIVA
Foco em uma quantidade pequena de conceitosTenta compreender o fenômeno completo, não conceitos específicos
Parte de ideias concebidasSalienta a importância das interpretações dos eventos
Usa procedimentos estruturados e instrumentos formais para coleta de dadosColeta dados sem instrumentos formais e estruturados
Coleta dados em situações controladasNão tenta controlar o contexto da pesquisa
Enfatiza a objetividade Enfatiza a subjetividade para compreender e interpretar
Analisa dados numéricos através de procedimentos estatísticosAnalisa informações narradas de uma forma organizada, mas intuitiva
Diferença entre análise qualitativa e quantitativa

Conte com a Mettzer em seu trabalho acadêmico

Não sei se você sabe, mas a Mettzer é um ferramenta que pode te ajudar na sua vida acadêmica.

Para começar, você precisa pesquisar suas referências bibliográficas em uma base de dados confiável e bem qualificada. Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?

Mas eu tenho uma boa notícia: a gente pode te ajudar nisso.

A plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada.

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

formatação

Referências

GERHARDT, Tatiana Engel. SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de pesquisa; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade