Grifo nosso: 5 dicas exclusivas para nunca mais errar!

Compartilhe esse post:

 O grifo nosso é uma ferramenta utilizada para facilitar a compreensão de quem está lendo o texto.

Por isso é importante que tanto quem está lendo saiba o que significa, quanto quem está escrevendo saiba como utilizar da melhor forma.

É normal ficarmos em dúvida sobre o que exatamente aquele grifo quer dizer.

Por isso, nós da Mettzer preparamos esse material simples e objetivo sobre como utilizar no seu TCC!

Como utilizar o “grifo nosso” e o “grifo do autor”

Você pode também estar se perguntando se o “grifo do autor” significa a mesma coisa que o “grifo nosso”, vejam:

– O grifo nosso é utilizado para fazer algum destaque na citação de outro autor.

Ou seja, neste caso, você é quem estará dando ênfase ao trecho em questão.

Essa explicação é fundamental para que o leitor possa perceber que o destaque foi uma escolha de quem elaborou o texto, e não do autor original da citação.

– Já, o grifo do autor será utilizado quando transcrevemos um texto que já vem grifado.

Neste caso, a expressão deve ser utilizada ao final da citação, para quem estiver lendo compreender que o destaque foi dado pelo autor do documento original.

Tanto o “grifo nosso” quanto o “grifo do autor” podem ser utilizados somente em citações diretas longas , aquelas que possuem mais de três linhas. 

Também pode seu usado nas citações diretas curtas, aquelas com menos de três linhas e devem ser incluídas no corpo do texto.

E o “grifo meu”?

O grifo meu tem a mesma utilidade do grifo nosso, e as normas da ABNT deixam a questão sob a escolha de quem está escrevendo o trabalho, desde que observadas as regras para citações do TCC.

O uso do “grifo meu” estará correto porque o uso dos pronomes possessivos não é considerado um erro, caso o trabalho tenha sido escrito somente por uma pessoa.

Entretanto, indica-se utilizar o pronome na terceira pessoa em sinal de modéstia.

Também porque o uso do grifo nosso é comumente mais difundido e recomendado nas universidades em geral, já que apesar de o trabalho ser redigido apenas por uma pessoa ele foi feito sob supervisão.

5 dicas para utilizar corretamente:

O termo deve ser utilizado da seguinte forma:

  • Nas citações diretas (longas ou curtas);
  • Quando o destaque for relevante e/ou essencial para a construção do seu argumento;
  • Quando quiser destacar uma palavra que dê base e/ou propriedade em relação ao tema;
  • NUNCA em citações indiretas! Porque elas já estão transcritas com as suas palavras, não sendo necessário o uso.
  • Ainda que o trabalho tenha sido realizado por uma só pessoa, não é convencional usar grifo meu

Exemplos de como utilizar

Para melhor exemplificar, utilizaremos algumas citações do site da Mettzer:

Não se preocupe com sumário, lista de imagens ou tabelas, notas de rodapé, numeração de páginas ou capítulos, margens, espaçamento, etc. Tudo isso é gerado automaticamente (grifo do autor).

Faça seu trabalho online de qualquer lugar, compartilhe com seu orientador, controle seu cronograma e exporte para entregar no formato PDF e Microsoft® Word (grifo nosso/meu).

Com o Mettzer você poderá fazer o seu trabalho de qualquer lugar, gerando automaticamente o sumário, lista de imagens, notas de rodapé e qualquer outro elemento do seu TCC. (neste caso não deverá haver grifo por se tratar de citação indireta/ paráfrase).

Qual é a importância de utilizar ?

Grifar significa marcar palavras, números, símbolos ou o aquilo que você precisar, para que fique em destaque, chamando atenção.

O grifo é, portanto, o meio de evidenciar a parte do texto da qual queremos dar destaque, feito por negrito, itálico ou sublinhado ou por outros meios, como uso de aspas no meio da frase.

E assim como a maioria das regras que utilizamos na produção de trabalhos acadêmicos, é a ABNT que define as regras de utilização do grifo no corpo do texto, e foram nelas que nos baseamos para escrever esse artigo.

Uma observação importante é que este mesmo processo pode ser utilizado para indicar quando realizamos tradução de alguma parte do texto ou da citação, ou ainda quando foi o autor que traduziu.

Gerando citações de forma automática

Você sabia que o Mettzer é o editor de texto que configura o seu trabalho dentro das normas da ABNT sem complicações e sem perder tempo com regrinhas que mudam sem parar?

Faça um teste gratuito e conheça agora mesmo essa ferramenta que está mudando a relação de estudantes com a formatação de seus trabalhos!

Resumo
Artigo
Grifo nosso: 5 dicas exclusivas para nunca mais errar!
Descrição
 O grifo nosso é uma ferramenta utilizada para facilitar a compreensão de um conteúdo. Por isso saiba como utilizar em seus trabalhos com esse post.
Autor
Publicador
Mettzer

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.