Grifo meu: o que é e como fazê-lo de acordo com as normas ABNT

compartilhe

O grifo meu destaca partes selecionadas de uma citação para enfatizar sua relevância no contexto de um trabalho acadêmico. Vem ver como fazer!


Sumário

  1. O que é o grifo meu?
  2. Qual a importância do grifo meu?
  3. Diferença entre Grifo do Autor e Grifo Meu
  4. Exemplos
  5. Perguntas frequentes

Quando vemos “grifo meu” em um trabalho acadêmico, algo interessante está acontecendo. Não é apenas um simples destaque em um texto; é como se o autor estivesse apontando e dizendo: “Ei, isso é importante!”.

Neste texto, vamos mergulhar no significado e no papel do “grifo meu” em trabalhos acadêmicos e como essa pequena nota pode fazer uma grande diferença na forma como entendemos e interpretamos as ideias apresentadas.

Bora lá?

O que é o grifo meu?

Podemos entender o “grifo meu” ou “grifo nosso” como uma maneira de dar destaque a uma parte específica de uma citação em um trabalho acadêmico, como um TCC, por exemplo. Esse truque é aplicável em qualquer tipo de trabalho da faculdade e, para fazer isso, é preciso fazer a citação em obras de autoria de terceiros.

O “grifo meu” é como um super-destaque que ajuda a fortalecer o TCC, apontando para uma parte muito importante da citação que se relaciona com o que o estudante está pesquisando.

Essa parte pode ser retirada de livros ou textos científicos e inserida no TCC de duas formas: citação direta, se o estudante quiser copiar exatamente as palavras, ou citação indireta, se ele preferir explicar com suas próprias palavras o que o autor da citação quis dizer.

Qual a importância do grifo meu?

O grifo meu tem um papel importante ao enfatizar expressões específicas em citações diretas, que são basicamente palavras copiadas de outro autor. Quando utilizamos uma parte de uma citação em um trabalho acadêmico, é comum usarmos o “grifo meu” para destacar algo especial.

A maneira como fazemos essas citações segue regras técnicas que são importantes em todos os tipos de trabalhos acadêmicos, ou seja, a ABNT.

Quando usar o grifo meu?

Você pode também estar se perguntando se o “grifo do autor” significa a mesma coisa que o “grifo nosso”, vejam:

Utiliza-se o grifo meu para fazer algum destaque na citação de outro autor.

Ou seja, neste caso, você é quem estará dando ênfase ao trecho em questão.

Essa explicação é fundamental para que o leitor possa perceber que o destaque foi uma escolha de quem elaborou o texto, e não do autor original da citação.

Ele pode ser utilizados somente em citações diretas longas , aquelas que possuem mais de três linhas. 

Também pode seu usado nas citações diretas curtas, aquelas com menos de três linhas e devem ser incluídas no corpo do texto.

Diferença entre Grifo do Autor e Grifo Meu

Quando um trecho é copiado de um trabalho existente, o uso do “grifo nosso” enfatiza a relevância, enquanto o “grifo do autor” é usado quando o trecho é descrito com as palavras originais do autor. Então, ambos os casos exigem destaque visual com itálico, negrito ou sublinhado, e no “grifo do autor” é importante manter a ideia central da obra.

Exemplos

Grifo meu nas citações diretas curtas:

  • Negrito: A mente é “um labirinto complexo de pensamentos, emoções e memórias interligados, onde as emoções desempenham um papel fundamental, moldando nossas percepções e influenciando nossas decisões cotidianas” (Silva, 2020, p. 47, grifo meu).

  • Itálico: Nas startus, o foco está na inovação (Fournier e Avery, 2011, pg 10, grifo meu)

  • Sublinhado: A tecnologia que deveria ter dado poder às marcaAs, deu esse poder aos consumidores: “mudam as relações entre parceiros de negócio, com os clientes a ganharem poder em prejuízo dos produtores e distribuidores” (Marques, 2012, p. 19, grifo meu).

Grifo meu nas citações diretas longas

Para as citações longas, é o mesmo esquema, por exemplo:

Conte com a Mettzer em sua vida acadêmica!

Não sei se você já conhece, mas a mettzer também é uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Assim, se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor 🙂

A Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Então, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Além disso, você pode pesquisar bibliografias de Ciências Humanas para seus trabalhos no Hub da Mettzer. Veja, por exemplo, esse trabalho sobre o histórico da educação no Brasil.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu trabalho.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

mettzer

Perguntas frequentes

Posso usar o “grifo meu” em qualquer tipo de trabalho acadêmico?

Sim, você pode usar o “grifo meu” em vários tipos de trabalhos acadêmicos, como artigos, ensaios e monografias, para destacar partes importantes das citações.

E se eu quiser destacar uma parte da citação com as palavras originais do autor? Isso é diferente?

Sim, você pode usar o “grifo do autor” nesse caso. Isso significa que você destaca partes da citação exatamente como o autor original as escreveu. Isso é feito para enfatizar pontos cruciais na obra original.

Posso usar “grifo meu” em citações indiretas também?

Geralmente, o “grifo meu” é mais comum em citações diretas, onde você copia as palavras do autor original. Nas citações indiretas, é mais comum usar suas próprias palavras para descrever as ideias do autor, em vez de usar “grifo meu”.

O “grifo meu” altera o significado da citação?

Não, o “grifo meu” não deve alterar o significado da citação. Ele é usado para ressaltar partes específicas sem modificar o sentido original das palavras da pessoa autora

Preciso usar itálico, negrito ou sublinhado com o “grifo meu”?

Sim, é comum usar itálico, negrito ou sublinhado para destacar as partes da citação que você deseja enfatizar usando o “grifo meu”.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade