Aplicando o GTD em sua produção acadêmica

compartilhe

Na incessante busca por otimização do tempo, especialmente em ano ou semestre de entrega de TCC, toda dica é bem-vinda para nos ajudar na difícil missão diária de “dar conta de tudo”, das coisas da vida, às vezes de um estágio, por exemplo, e ainda realizar uma produção acadêmica relevante e entregue no prazo certo.

Essas dicas variam desde as mais simples, como organizar uma agenda ou utilizar o Mettzer para formatar automaticamente os principais tipos de trabalhos acadêmicos já de acordo com as normas ABNT, até as mais complexas, como utilizar métodos completos de organização do tempo.

Neste post, vamos falar sobre um desses principais métodos de organização: o GTD, trazendo dicas de como aplicá-lo em sua produção acadêmica.

Afinal, o que é GTD?

GTD, do inglês “Getting Things Done” e batizado no Brasil de “A arte de fazer acontecer” é um método criado e apresentado em livro homônimo pelo autor norte-americano David Allen. O GTD busca criar um sistema capaz de gerir todas as instâncias da vida de uma pessoa.

O GTD parte do princípio de que uma pessoa precisa limpar da sua mente as inúmeras tarefas que tem a cumprir, e registrá-las em algum lugar. Sem o peso de ter que lembrar o tempo todo de tudo, nosso cérebro pode se concentrar no que realmente interessa, que é executar essas tarefas.

O método GTD é altamente recomendado para diminuir ansiedade e estresse, especialmente em períodos mais complicados, de acúmulo de responsabilidades concomitantes, como as fases de entrega de uma produção acadêmica.

E como faço para aplicar GTD em minha produção acadêmica?

treinamentos oficiais e credenciados sobre GTD no Brasil, além da leitura em si da obra original. 

Aqui, vamos nos concentrar em dicas mais simples relacionando o GTD à realização do seu TCC, e as vantagens que o método pode trazer à sua produção acadêmica.

O GTD é fundamentado em 5 passos. Vamos relacioná-los à sua produção acadêmica:

1 – Coletar

É o passo inicial, em que você deve limpar sua mente de tudo o precisa ser feito. Anote num papel todas as suas tarefas, sejam elas somente daquele dia, da semana, de todo um semestre ou, em projetos mais complexos, até as tarefas que pretende cumprir durante toda a sua vida acadêmica.

No que tange os trabalhos acadêmicos, você pode listar, por exemplo, todos os livros que precisa ler, todos os resumos que precisa fazer, todas as entrevistas, as reuniões, as entregas parciais para validação do seu projeto, a redação e revisão de cada capítulo, a formatação de acordo com as normas ABNT, dentre outros.

2 – Processar

Como o próprio nome já diz, o segundo passo será processar tudo o que você anotou, ou seja, avaliar de todo o “brainstorm” inicial o que é uma ação, se ela é prioritária ou pode ser adiada (e por quanto tempo), se ela é executável de uma só vez, se por etapas etc.

Aplicando essa etapa do GTD em sua produção acadêmica, você deve checar, por exemplo, que a redação do seu projeto deverá ser feita em algumas etapas, que a cada nova leitura de um livro você necessariamente precisa fazer um resumo com as principais ideias, ou então que a formatação do seu trabalho, de acordo com as normas ABNT, pode ser feita automaticamente já no Mettzer.

3 – Organizar

Etapa muito importante, em que você vai criar um sistema para gerenciar todas as suas tarefas. Uma dica que a obra de David Allen traz é a de organizar suas tarefas de acordo com os contextos da sua rotina.

Relacionando o GTD à sua produção acadêmica, você pode, por exemplo, definir em quais tarefas irá trabalhar quando estiver no computador de sua casa, quais atividades poderão ser executadas durante o período em que passa na faculdade, quais delas conseguirá fazer somente aos sábados pela manhã etc.

4 – Revisar

Passo fundamental do método GTD, é preciso que você acesse e revise seu sistema constantemente, ao menos a cada semana. Ao revisá-lo, você deve observar se as atividades estão sendo realizadas conforme o esperado, se você não está conseguindo cumprir as tarefas mais urgentes e deixando as a longo prazo de lado, por exemplo.

Fique atento(a) e avalie se você vai conseguir concluir a leitura de um livro e resumi-lo, ou realizar a série de entrevistas que você precisa para o projeto. Se no seu sistema há o tempo previsto para começar a redigir, simultaneamente, o capítulo do TCC em que essas informações coletadas irão aparecer etc.

5 – Executar

Chega o momento de focar suas energias e botar a mão na massa. Agora é preciso executar todas as tarefas que você listou e organizou. Se os passos anteriores foram bem seguidos, a hora de executar não deve causar desgaste emocional em você. Isso porque as etapas anteriores foram cumpridas para simplificar ao máximo este momento. Mas lembre-se: a revisão deve continuar durante todo o passo de execução.

Ferramentas para apoiar a aplicação do GTD no seu TCC

O GTD não exige ferramentas complexas para sua aplicação. Para utilizar o método em sua produção acadêmica, o uso de agendas, pastas, cadernos e calendários costuma ser mais que suficiente.

Para aqueles que preferem ter tudo digital ou online, há outras ferramentas que podem apoiar a aplicação do GTD no seu TCC, como o Outlook e o Evernote.

E como o Mettzer entra na aplicação do GTD na sua produção acadêmica?

Ao coletar, processar e organizar as tarefas do seu TCC, lá na sua lista com certeza vai estar “padronizar e formatar o meu TCC de acordo com as normas ABNT”. Aí, no seu sistema, você já pode prever a execução dessa tarefa com o Mettzer, nossa ferramenta online que padroniza automaticamente o seu trabalho conforme a ABNT pede, e ainda facilita a interação com o seu professor orientador por meio da plataforma.

Com a ABNT deixando de ser uma dor de cabeça, vai sobrar muito mais tempo para você dar conta das demais atividades previstas. Pode apostar! Experimente o Mettzer gratuitamente.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade