Livros grátis: conheça 10 sites e apps para ler de forma gratuita

compartilhe

A leitura é essencial no meio acadêmico, porém, nem sempre os livros são de fácil acesso, por isso, veja agora sites e aplicativos para ler livros grátis.


Sumário

  1. Sites para baixar livros grátis
  2. Quais são os melhores aplicativos para ler livros grátis?

Se você é como a gente aqui da Mettzer e gosta de ler bastante, sabe que esse hábito sai caro, por conta dos altos preços dos livros físicos hoje em dia. 

Porém, felizmente, toda pessoa experiente na leitura sabe que há diversos sites online em que você pode baixar livros legalmente sem gastar um centavo. Neste post, vou te apresentar alguns dos sites no qual você irá encontrar livros grátis e online, para que você faça sua leitura sem culpa. Vem comigo.

Sites para baixar livros grátis

Bom, com a tecnologia, acaba sendo mais fácil o acesso a livros e também bibliotecas online, por isso, vou listar aqui alguns sites que vão te ajudar em sua busca literária.

Google Books

O Google Books  funciona exatamente como a pesquisa na web. Quando encontrar um livro com conteúdo que corresponda aos seus termos de pesquisa, terá um link para ele nos resultados da pesquisa.

Se o livro não tiver direitos autorais, você poderá ver uma prévia do livro e, em alguns casos, do texto completo. Se for de domínio público, você pode baixar uma cópia em PDF.

Você nem irá precisar fazer o download, basta clicar e pronto. Está pronto para leitura.

Livraria do Senado

O site da livraria do senado conta com mais de 100 obras virtuais que você pode baixar gratuitamente, e também oferece livros para comprar com até um quinto do valor, se comparado ao mercado de livros atualmente. 

Para utilizar é fácil, basta clicar no livro que você deseja, assim, você terá a opção de baixar uma cópia em PDF ou até mesmo comprá-lo.

Biblioteca de São Paulo Digital

A Biblioteca de São Paulo (BSP) contém uma série de livros em seu acervo. Nele você encontra desde títulos clássicos até títulos da literatura de massa. O serviço está disponível para web (https://spleituras.odilo.us/) e também pode ser acessado pelo aplicativo, que segue o mesmo esquema que uma biblioteca tradicional, pois permite que você faça um empréstimo digital de até duas obras por 15 dias. 

Para utilizar a BSP e ter acesso aos livros grátis, é preciso que você tenha o número de matrícula de sócio da biblioteca, porém, mesmo que você não seja registrado, é possível fazer um cadastro online e gratuito.

Os títulos disponíveis em versão digital na íntegra aparecem com o botão “Emprestar”.

Amazon

Você provavelmente deve conhecer a Amazon, lá você pode encontrar de tudo, até mesmo livros gratuitos. 

Para acessar, você só precisa ir na barra de pesquisa e selecionar “Ebooks gratuitos”. Assim, ele será enviado para sua conta Amazon. 

Mas lembre-se, para ler os livros baixados da Amazon, você precisa ter o aplicativo do Kindle instalado, que também é gratuito para download. 

Livros grátis

Agora se você está procurando além de livros e quer ver trabalhos  acadêmicos para a bibliografia do seu trabalho. O site “Livrosgrátis” é perfeito para você. 

Nele você encontra diversos trabalhos acadêmicos dos mais variados temas. 

Para utilizá-lo você só precisa fazer a busca do que você quer encontrar, e pronto, vai aparecer diversos conteúdos de acordo com sua busca, assim, é só clicar em download.

BBM Digital

A Biblioteca Brasiliana Guita José Mindim (BBM), além de livros, também conta com artigos, documentos históricos, galeria de fotos, mapas, folhetos e periódicos focados na cultura nacional. 

Você pode consultar esses materiais gratuitamente, basta buscar pelo título, autor ou palavra chave relacionada à obra.

OpenLibrary

Este site é um projeto que pretende catalogar todos os livros já publicados pelo mundo, atualmente conta com mais de 1 milhão de títulos disponíveis para download. 

Para acessar o site é necessário criar uma conta, mas é bem rápido. Logo após isso, você só precisa fazer a busca na caixa de pesquisa e clicar na opção desejada.

referencias

Portal Domínio Público

O Portal domínio público coloca à disposição dos usuários uma biblioteca virtual com objetivo de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Para usar, você precisa escolher o tipo de mídia que você procura e o título/nome do autor. Assim, o site irá te direcionar para um acervo de arquivos, você escolhe o que mais se encaixa na sua pesquisa e já pode fazer o download.

Cultura Acadêmica

Este site pertence à Editora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), ele disponibiliza publicações acadêmicas das mais diversas áreas de estudo. Lá você encontra ciências humanas, exatas e da saúde. Você tem total acesso para ler livros de graça e dar um gás nos estudos

Para você ter acesso é preciso um cadastro, mas é bem rápido. Após feito isso, basta procurar pela obra desejada e fazer o download.

Unesp Aberta

Também criado pela UNESP, este site disponibiliza material pedagógico de forma gratuita. A biblioteca contém um acervo de livros e trabalhos em diversos formatos. 

Para acessar é preciso fazer um cadastro, assim que feito, você está livre para fazer o download das obras.

Quais são os melhores aplicativos para ler livros grátis?

Para te ajudar ainda mais a manter o hábito de leitura em dia, vou te mostrar alguns aplicativos para ler livros grátis no seu celular. Todos os aplicativos estão disponíveis para Android e iPhone.

Confira agora, cinco aplicativos para ler gratuitamente no seu celular:

Kindle

Como você viu anteriormente, a Amazon é uma grande aliada das pessoas leitoras, por isso, o Kindle está disponível gratuitamente para que você leia qualquer livro de sua escolha. 

Nele tem a opção de fazer anotações nas páginas dos livros, ou seja, é ótimo aplicativo para quando você precisa estudar e fazer anotações.

Livroh

O Livroh reúne uma biblioteca com mais de 500 obras totalmente gratuitas, mas também conta com títulos pagos disponíveis para assinantes do plano premium do serviço. Os usuários podem fazer o download das obras para poder ler offline. 

Para ter acesso ao plano gratuito não é preciso se cadastrar no aplicativo. Já na página inicial, você pode conferir os títulos em alta. E também, os livros podem ser acessados a qualquer momento, isso inclui também os livros pagos, porém, há um limite de páginas. O plano premium custa R$12,90 e é possível experimentá-lo por sete dias.

Kobo

O Kobo  reúne uma série de ebooks e audiobooks gratuitos, mas também oferece alguns títulos pagos. Para usá-lo é necessário fazer um cadastro rápido. Já na página inicial do aplicativo, é possível verificar alguns títulos disponíveis, divididos em abas de “Livros gratuitos”, “eBooks populares” e “Audiobooks populares”.

Para baixar um livro, basta selecioná-lo e tocar em “Adicionar a Meus livros”. Antes de fazer o download, também é possível ver sua sinopse e as avaliações que foram deixadas por pessoas que leram o livro. Os livros que foram baixados podem ser acessados na aba “Meus livros”, no menu lateral.

Leafster

No Leafster você pode pesquisar por livros do Google Books e baixar os títulos diretamente em seu celular. Não é necessário cadastro para fazer a pesquisa, além disso, você pode buscar livros de domínio público ou títulos pagos para comprar. Atualmente, o aplicativo está disponível somente para Android.

Wattpad

O WattPad é um pouco diferente dos aplicativos que apresentamos aqui, ele funciona como uma comunidade de leitores e escritores. Pelo aplicativo, os usuários podem publicar histórias autorais e também, ler ebook de forma gratuita, é possível avaliar os textos e deixar comentários para os autores dos títulos. 

A plataforma é gratuita, mas também oferece um plano pago que te oferece acesso a algumas funções extras, como leitura sem anúncios e modo offline.

A Mettzer te ajuda em seu trabalho

Não sei se você sabe, mas a Mettzer é um ferramenta que pode te ajudar na sua vida acadêmica.

Para começar, você precisa pesquisar suas referências bibliográficas em uma base de dados confiável e bem qualificada. E tenho o que pode te ajudar. 

A plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos de acordo com sua palavra chave, fácil, né? 

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada.

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e geramos a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

compartilhe

4 comentários em “Livros grátis: conheça 10 sites e apps para ler de forma gratuita”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade