Entenda como calcular a média do enem e descubra sua nota!

compartilhe

Tá com aquele frio na barriga para descobrir sua média do ENEM, né? E então, vem aquelas perguntas: como calcular a nota do enem, ou qual a média do enem? E é isso que vamos responder aqui!


Muitos estudantes ficam ansiosos pela nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), e a claramente a maior pergunta é “Como calcular a minha nota do Enem?” ou “Como saber minha média do Enem?”. Afinal, são essas notas que vão decidir o futoro acadêmico dessas pessoas.

Esses estudantes vão pode usar essa nota para poderem analisar suas chances de aprovação em vestibulares e alguns programas do Governo que usam essas notas como critério de seleção.

Por isso, neste post você vai aprender como calcular a nota do enem e assim, saber qual será sua nota da prova. Vamos lá!

Como calcular a média do ENEM?

Saber como calcular sua média do enem não é tão difícil quanto parece. Vou te explicar.

A média do ENEM é baseada nas notas das quatro provas, mais a redação. Com estas somadas, você divide por 5. É o que chamamos de média aritmética.

Um exemplo:

  • Ciências Humanas: 754
  • Ciências da Natureza: 678
  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias: 800
  • Matemática: 456
  • Redação: 720

A soma total dá: 3408

Agora você faz: 3408 / 5 = 681,6.

Essa é a média do ENEM.

Onde ver a média do ENEM?

Isso é fácil. Você só precisa acessar a página oficial do ENEM. Lá você vai encontrar todas as notas assim que publicadas.

Por que é importante calcular a média do ENEM?

Bom, como falei antes, a nota do ENEM vai definir seu futuro acadêmico. Em muitas vezes é ela que vai determinar se você vai ou não entrar na universidade, pois, alguns programas do Governo utilizam ela como processo de seleção.

Esses programas abrem as inscrições meses depois após o resultado do ENEM. Então, com o cálculo da nota do ENEM você pode ter uma noção de como será seu desempenho.

Esses programas são:

  • Sisu: Vagas em universidades federais e estaduais em todo Brasil;
  • ProUni: Com as notas do ENEM você pode ganhar bolsas integrais ou parciais a estudantes de baixa renda em faculdades privadas.
  • FIES: Oferece crèdiso para ajudar a pagar a faculdade. Destinado somentes para estudantes de baixa renda.

Além desses programas, você também entrar por ingresso direto

O que é ingresso direto?

Ingresso direto acontece quando você usa a nota do Enem para entrar em faculdades privadas sem precisar fazer um exame de seleção.

Veja algumas faculdades que aceitam o ingresso direto

plataforma

Como passar no SISU com a nota do ENEM?

O SISU acontece uma vez por ano. Durante as inscrições, candidatos podem se inscrever em até duas opções de curso em faculdades públicas que participam do SISU.

O processo de seleção é fundamentado pela nota do ENEM. A classificação de candidatos é de acordo com as notas e a nota de concorrência de cada curso.

Como passar no FIES com a nota do ENEM

As notas e média do ENEM dos candidatos também é um critério para o FIES. Mas vale lembrar que não é para todos. Somente para estudantes de renda baixa e que tiverem seu ensino médio em escola pública.

É importante ficar atento aos editais do FIES, afinal, podem mudar com o passar do tempo.

Como passar no PROUNI com a nota do enem?

O ProUni é muito importante, principalmente para estudantes de baixa renda. Ele consegue oferecer bolsas de estudo e integrais em faculdades privadas.

Também, como os outros dois exemplos, o critério de seleção é baseado média do ENEM. Além disso, a pessoa precisa ser baixa renda e/ou ter curso seu ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em privada.

Como a Mettzer pode te ajudar no futuro acadêmico?

Sabemos que o ENEM foi um desafio pra você, e não vou mentir, a faculdade vai ser um desafio maior ainda.

Mas relaxa! Você não precisa passar por isso sozinho. Você pode contar com a Mettzer em toda sua jornada acadêmica. Isso, pois, com a gente você consegue fazer desde anotações até mesmo um TCC!

Além disso, pode contar com nossa inteligência artificial para que seu trabalho fique ainda mais fácil. É só selecionar o texto, e pronto! Escolhemos a melhor referência que se encaixa no seu trabalho.

Perguntas frequentes

Como fazer a média do Enem?

É simples, você só precisa pegar as notas de todas as provas e a redação. Então, é só somá-las e dividí-las por cinco. O resultado será sua nota do ENEM.

Onde encontrar notas anteriores do ENEM?

Só é possível consultar as notas que você tirou. Mas, nos editais das universidades você pode encontrar documentos com a nota de corte de cada curso.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade