SISU – O que é e como funciona o Sistema de Seleção Unificada?

compartilhe

Post atualizado em: 14/12/2023.

Fique por dentro de todas as informações importantes sobre o processo de seleção de vagas em universidades pelo Sisu.


Sumário:

  1. O que é Sisu?
  2. Como o Sisu funciona?
  3. Quais são os tipos de cursos disponibilizados no Sisu?
  4. Informações importantes sobre a seleção
  5. Qual é a diferença entre Sisu e Prouni?
  6. Qual é a diferença entre Sisu e Fies?
  7. A Mettzer também pode te ajudar a entrar em uma faculdade

Você já deve saber que o Enem é a prova mais importante para estudantes do Brasil.

Afinal de contas, ele é a principal forma de entrar em universidades públicas e privadas e de conseguir bolsas de estudo.

Bom, todos os processos de seleção pelo desempenho do exame do Enem acontecem através do Sisu.

Então, se você vai tentar uma vaga em universidade pública, precisa ficar por dentro de todas as informações sobre esse sistema.

Fiz esse post para te ajudar. Ele é um guia completo com todas as informações importantes sobre os processos de seleção. Vamos lá? 🙂

O que é Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a plataforma online e unificada do Ministério da Educação. É um portal eletrônico através do qual as universidades públicas disponibilizam suas vagas nos cursos de graduação.

A distribuição dessas vagas nos diferentes cursos e instituições acontecem de acordo com as notas e os desempenhos no exame do Enem.

Como o Sisu funciona?

O Sisu funciona de uma forma relativamente simples. É uma plataforma em que as universidades divulgam as vagas e estudantes podem escolher.

De forma geral, é um portal online em que estudantes que fizeram o exame do Enem podem escolher cursos de graduação para estudar em instituições públicas do Brasil.

A escolha dessas vagas, como você já sabe, depende do desempenho individual de cada estudante no exame do Enem.

A partir do momento que a pessoa faz login da página do Sisu, o sistema resgata as notas de desempenho no Enem de forma automática.

A partir do momento em que o candidato faz o login no Sisu, o sistema resgata de forma automática as suas notas alcançadas no Enem, válidas para a seleção. Então, não é preciso se preocupar em inserir esse tipo de informação no sistema.

A inscrição no Sisu é gratuita e todos os processos são totalmente online. Não existe nenhuma etapa presencial.

Além disso, a inscrição para o Sisu abre duas vezes por ano: antes do início de cada período letivo. Em média, disponibiliza-se três dias para que as pessoas candidatas possam escolher os cursos de interesse.

É importante saber que a partir do segundo dia de inscrições, o sistema divulga as notas de corte para todas as pessoas. Quer dizer, nessa data já é possível ter noção se a sua nota é suficiente ou não para entrar nos cursos.

No entanto, se a nota de desempenho for inferior à nota de corte, é possível trocar de curso durante todo período de inscrição.

No fim do processo de inscrição, a plataforma libera a lista de pessoas selecionadas. Depois disso, deve-se fazer a matrícula na instituição em que a pessoa estudante foi aceita.

Quem pode participar do Sisu?

Todas as pessoas que fizeram a última prova do Enem e tiverem obtido nota superior à zero na redação podem participar do processo de seleção do Sisu.

Ou seja: o requisito principal para participar do Sisu é ter feito o exame do Enem e ter tirado nota superior à zero na redação. Quer dizer, de forma geral, não existe uma restrição de desempenho na prova objetiva.

No entanto, algumas instituições podem definir notas mínimas para cursos específicos. Nesse caso, pessoas que tiverem desempenho inferior a essas notas também não podem concorrer às vagas.

Como se inscrever para o Sisu?

A inscrição no processo seletivo do Sisu é feita exclusivamente pela internet, na página do Sisu. Nesse ponto, é importante ficar por dentro do período de inscrições do calendário do Ministério da Educação.

O acesso ao Portal deve ser pelo cadastro no Login Único do Governo Federal. É só criar uma conta gov.br, que é o meio de acesso digital a todos os serviços públicos digitais.

Quer dizer, deve-se inserir o CPF e a senha para entrar no sistema. Depois disso, deve-se escolher duas opções de cursos em ordem de preferência.

Então, a primeira opção é o curso preferido da pessoa candidata. A segunda opção funciona como um plano B.

Como você já sabe, mais tarde você pode alterar essas opções, dependendo da nota de desempenho e de corte de cada curso.

Pronto! Depois disso, sua inscrição foi finalizada. Você pode confirmar a inscrição no menu minha inscrição no site do Sisu.

Quais são os tipos de cursos disponibilizados no Sisu?

As universidades públicas disponibilizam no Sisu cursos de graduação, na modalidade presencial e à distância.

Esses cursos compreendem todas as áreas de conhecimento e podem ser dos seguintes tipos:

Tecnólogo

Os cursos tecnólogos têm, em geral, entre 2 e 3 anos e possibilitam uma inserção rápida no mercado de trabalho.

Quer dizer, é um tipo de graduação que se destina especialmente ao mercado de trabalho. Ou seja: o foco do curso é preparar estudantes para uma área específica de uma profissão, com disciplinas mais práticas.

Bacharelado

Os cursos de bacharelado possuem duração maior, de 4 até 6 anos. O foco desse tipo de curso é muito mais amplo e mais técnico.

É possível perceber que são cursos que propõem maior aprofundamento, tanto na parte teoria, quanto prática.

Os cursos de Administração e Direito são bons exemplos de cursos de bacharelado.

Licenciatura

O principal foco dos cursos de licenciatura é formar professores e educadores.

Deste modo, o conteúdo desse tipo de curso superior combina matérias específicas da área escolhida (Matemática, Letras, Física, História, Geografia, etc.) com disciplinas ligadas à educação, como Didática, Metodologia de Ensino, Políticas Educacionais, Gestão Escolar, etc.

Quem se forma em licenciatura obtém o título de licenciado e pode dar aulas em escolas públicas ou particulares, no ensino fundamental ou médio.

De modo geral, a licenciatura é para aquele estudante que pretende dar aulas na Educação Básica (Ensino Fundamental, Médio ou Profissionalizante).

Por isso, deve-se preparar para lecionar o que aprendeu em sua área do conhecimento. Os cursos costumam durar entre 4 e 5 anos.

As principais licenciaturas se relacionam às disciplinas dos colégios de Educação Básica, como Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática.

Quais universidades disponibilizam vagas?

Hoje em dia, universidades de todos os estados brasileiros oferecem vagas no Sisu. No entanto, a lista de instituições costuma sofrer diversas alterações a cada edição.

Então, o sistema disponibiliza uma lista atualizada dessas vagas em todos os semestres.

Um ponto positivo é que a tendência aponta para o crescimento do número de instituições que aderiram o Sisu como método de seleção.

Informações importantes sobre a seleção

Aqui estão algumas informações importantes sobre o processo de seleção do Sisu:

Como saber o resultado do Sisu?

É possível conferir o resultado de três formas:

  1. Consultando o boletim do candidato, na página do Sisu;
  2. Verificando diretamente na instituição de ensino;
  3. Ligando na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.

Quais são os documentos necessários para fazer matrícula?

Se você foi aprovado pelo Sisu, precisa verificar com a própria instituição de ensino quais são os documentos necessários para fazer a matrícula. Essa lista varia de acordo com cada universidade.

Você também deve prestar atenção na forma de entrega. Algumas universidades permitem que sejam enviados de forma digital, outras determinam entrega presencial.

Contudo, de todo modo, preste atenção no prazo de matrícula disponível no calendário da página do Sisu.

Diferença entre nota mínima e a nota de corte do Sisu

Essa é uma dúvida bastante comum entre as pessoas candidatas. Mas a diferença é bem simples. Vamos lá.

nota mínima do Sisu refere-se ao desempenho mínimo que a pessoa candidata deve ter na média geral do Enem (ou na área específica) para concorrer à vaga.

Por exemplo, para poder concorrer a uma vaga no curso de Pedagogia na UFSC é necessário tirar pelo menos 750 em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Isso é apenas uma situação hipotética para exemplificar.

nota de corte, por outro lado, não é uma nota que a instituição fixou. Mas é a nota da última pessoa que entrou no curso. Então, por exemplo, se o curso de Psicologia tem 20 vagas, a nota de corte é o desempenho do 20º colocado.

Ou seja, é a menor nota possível para ficar entre as pessoas selecionadas no curso.

Qual é a diferença entre Sisu e Prouni?

Tanto o Sisu quanto o Programa Universidade para Todos (Prouni) são programas do governo. O objetivo principal de ambos é aumentar o número de estudantes em cursos superiores.

No entanto, o Sisu oferece vagas no ensino superior público, o Prouni oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superior privado.

Nesse cenário, o Prouni oferece bolsas de estudo parciais (50%) ou integrais (100%) até o fim do curso, sem exigir a devolução de qualquer valor ao governo.

Qual é a diferença entre Sisu e Fies?

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também é um programa do governo que ajuda a democratizar o acesso ao ensino superior. No entanto, o foco desse programa é oferecer financiamentos para cursos de instituições privadas.

Assim como o Sisu, o processo de seleção também é online, a partir da nota do Enem. Mas exige-se o cumprimento de alguns outros requisitos, como a comprovação de renda.Nota de corte do Sisu

A Mettzer também pode te ajudar a entrar em uma faculdade

Não sei se você já sabe, mas a Mettzer também é uma ótima aliada de estudantes e pode te ajudar a entrar em uma faculdade.

Na Mettzer você vai encontrar conteúdos e ferramentas para te ajudar no início da vida acadêmica e durante ela. 

Pra começar, o nosso editor de texto formata de maneira automática qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências. Incrível, né?

Também te ajudamos na construção de um projeto de pesquisa, artigo científico, TCC, monografia, dissertação e até da tese de doutorado. Acompanhamos você em todo o processo! 🙂 

Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.

Vem testar de forma gratuita por 7 dias! 

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade