Entenda o que é o conhecimento mítico?

compartilhe

Entenda o que é o conhecimento mítico e quais suas principais características e funções na vida das pessoas.


Sumário

  1. O que é conhecimento mítico?
  2. Qual é a função do conhecimento mítico?
  3. Características do conhecimento mítico
  4. Exemplo de conhecimento mítico
  5. A Mettzer pode te ajudar a fazer seu trabalho

É provável que ao ouvir falar de conhecimento mítico, venha a sua cabeça a Grécia e os deuses gregos. Acertei?

O que talvez você não saiba é que conhecimento científico, na verdade, existe em todos os lugares e tem uma função importante na vida das pessoas.

Esse artigo, então, vai explicar o que é e quais as características principais do conhecimento mítico. Vem ver 🙂

O que é conhecimento mítico?

Para começar, é importante entender o conceito de conhecimento mítico. Como o próprio nome sugere, é um conhecimento que tem origem nos mitos.

De forma geral, é um tipo de conhecimento que se baseia na intuição e deriva do pressuposto de que existe razões naturais e sobrenaturais para explicar tudo o que existe.

“O conhecimento mítico é expresso por meio de linguagem simbólica e imaginária”

(CYRINO; PENHA, 1992, p. 14)

Em outras palavras, o conhecimento mítico cria representações — através de crenças de seres fantásticos ou sobrenaturais —  para atribuir sentido às coisas que não são logicamente explicadas.

Ou seja, não são explicações passíveis de conclusão pelo conhecimento científico ou qualquer outro tipo de racionalidade.

Há quem diga que o conhecimento mítico foi a primeira forma de explicar coisas, através de embasamentos pela emoção, pela fé, pelo desejo das pessoas. Isto é, por uma verdade intuída.

As narrativas míticas remontam histórias sobre o início dos tempos. E, de uma forma fantasiosa, dão conta de explicar a origem do mundo e sobre todas as coisas que aconteciam com as pessoas.

Na Grécia antiga, as pessoas contavam as histórias através de deuses e deusas. Diziam que tudo que existia (e da forma que existia!) era obra dos deuses mitológicos. Que o mundo era daquele jeito porque os deuses queriam.

Se o mar estava agitado era porque Poseidon estava trabalhando e se aconteciam tempestades era porque Zeus estava irritado.

A partir desse tipo de conhecimento, criam-se laços e desenvolvem ideias de pertencimento de uma comunidade. Especialmente a partir de uma memória que todas as pessoas compartilham.

Qual é a função do conhecimento mítico?

Sendo assim, o conhecimento mítico tem muitas funções. Em primeiro lugar, serve para criar explicações sobre as coisas que as pessoas não entendem de forma racional.

Então, o conhecimento mítico apresenta uma atribuição de sentido ao mundo, a partir de elementos de efetividade, simbolismo e subjetividade.

No entanto, além disso, também tem função de tranquilizar e acomodar as pessoas diante de um universo grande e, muitas vezes, assustador. Ainda que a explicação pareça absurda, as pessoas se tranquilizam a partir disso.

Outra função é criar modelos exemplares de todas as atividades das pessoas. Esses modelos têm uma função prática na rotina de todas as pessoas. Como Poseidon que toma conta dos mares.

Características do conhecimento mítico

Assim, as principais características do conhecimento mítico são:

  • Se basear na crença das pessoas;
  • Constroem consciência coletiva;
  • Ser fabuloso — resultado de uma tradição e de narrativas míticas;
  • Ser validado pela tradição e compartilhamento entre as pessoas;
  • Atuam como uma memória partilhada;
  • Usam imagens de fácil associação e compreensão.

Exemplo de conhecimento mítico

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não é só na Grécia que existe conhecimento mítico.

Os povos originários Tupi-guarani, por exemplo, acreditam que os astros têm relações com figuras humanizadas. O deus Sol é Tupã, que é irmão da deusa Lua, Jaxi.

Os povos nórdicos também têm uma construção mítica sobre a constituição da Via-láctea, por causa de uma constelação que tem o formato de uma vaca.

A Mettzer pode te ajudar a fazer seu trabalho

Não sei se você sabe, mas a mettzer é um ferramenta que pode te ajudar na sua vida acadêmica.

Para começar, você precisa pesquisar suas referências bibliográficas em uma base de dados confiável e bem qualificada. Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?

Mas eu tenho uma boa notícia: a gente pode te ajudar nisso.

A plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada.

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade