O que é extensão universitária? Descubra o porquê de fazer uma

compartilhe

Podemos dizer que a extensão universitário é a comunicação da universidade com a sociedade. Mas como funciona? É isso que vamos ver hoje.


Para começar, é preciso saber que extensão universitária é como se fosse uma ponte entre a universidade e a sociedade, e isso pode ser feito a partir de diversas ações, que serão explicadas adiante.

Sem enrolação, bora descubrir o que é extensão universitária qual a sua importância?

Vem comigo!

O que é extensão universtária?

Como você viu acima, a extensão universitária é a ponte entre a universidade e a sociedade. Mas, como assim? Vou te explicar.

Essa extensão faz com que universitários consigam produzir mais em prol da sociedade. Ou seja, tudo que você aprendeu dentro da universidade, você vai desenvolver e ajudar em questões sociais para o povo. Então, cursos, programas, eventos, aulas e projetos são exemplos de extensão universitária.

E claro, vamo lembrar que isso é válido para várias áreas do conhecimento. Então, não tem problema se você é de exatas ou humanas.

A Pró-Reitoria de Extensão (PROPEX) é a responsável por articular e coordenar as atividades de extensão.

Por que fazer uma extensão universitária?

Não muito diferente de estágios e outros projetos, a extensão universitária é importante para a disseminação do conhecimento durante sua estadia na universidade.

Ou seja, é onde você coloca em prática tudo que aprendeu em prol da sociedade. Então, acaba sendo um ótimo jeito para conseguir experiência.

E com essa experiência, você vai ter o que colocar no currículo, o que vai te ajudar nas entrevistas de estágio, ou até mesmo em empregos.

Em resumo, fazer pate do projeto de extenção pode te ajudar em sua carreira, afinal, você vai ter experiência de sobra para se gabar nas entrevistas.

extensao universitaria

Pró-Reitoria de Extensão

Vale lembrar que a extensão universitária não se move sozinha. Por isso temos a pró reitoria de extensão (PROPEX). Mas para que isso ocorra é necessário seguis algumas normas, que são:

  • I – a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social;
  • II – a formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular;
  • III – a produção de mudanças na própria instituição superior e nos demais setores da sociedade, a partir da construção e aplicação de conhecimentos, bem como por outras atividades acadêmicas e sociais;
  • IV – a articulação entre ensino/extensão/pesquisa, ancorada em processo pedagógico único, interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico.

Atividades de extensão universitária

Podem ser consideradas atividades de extensão universitárias coisas, como:

  • Cursos
  • Palestras
  • Projetos sociais
  • Eventos culturais
  • Atividades esportivas

Essas e outras coisas que visam compartilhar o conhecimento produzido na universidade de forma social, cultural, ambiental e econômico.

Como fazer uma extensão universitária?

Ficou afim de começar uma extensão? Bom, vou te explicar o passo a passo!

Primeiramente, procure informações no departamento da sua faculdade, já que pode variar de instituição para instituição, a melhor fonte de informação é da coordenação do curso.

Além disso, você consegue conversar com seus professores e colegas que podem te dar mais informações.

Além disso, sempre fique de olho nos editais, neles você encontra as regras necessárias para saber sua aptidão ao projeto.

A Mettzer te ajuda em sua vida acadêmica

Sabia que depois que fazer sua extensão, você precisa escrever um relatório? Pois é! É o chamado relatório de extensão. Então já sabe, né?

Use a Mettzer! Nós somos uma plataforma que cuida do seu trabalho acadêmico. Sabe por quê?

O editor de texto da Mettzer formata seu trabalho com apenas alguns cliques, de forma totalmente automática, então, nem precisa se preocupar com as Normas ABNT. Cuidamos de tudo, desde a capa até as referências.

Então, seja o trabalho que for, um TCC, monografia, dissertação, e até mesmo seu projeto de extensão, vamos cuidar disso pra você!

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito!

modelo projeto de extensao

Perguntas frequentes

O que é extensão universitária?

É a ponte que liga a universidade e a sociedade. É um projeto em que o aluno busca aplicar na cidadania tudo que ele aprendeu dentro da faculdade.

Como fazer um projeto de extensão universitária?

Primeiro, você precisa identificar o problema na sociedade e definir quais são seus objetivos para solucioná-los. Então, planeje as atividades e mão na massa!

Quais as principais atividades de extensão universitária

São consideradas atividades de extensão universitárias coisas, como:
Cursos
Palestras
Projetos sociais
Eventos culturais
Atividades esportivas

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade