Qual a melhor ferramenta para formatação automática ABNT grátis? A gente te mostra!

compartilhe

Com certeza, as normas ABNT podem ser bem complicadas, não é mesmo? Mas a boa notícia é que existe ferramenta para formatação automática ABNT, e o melhor de tudo: grátis!


  1. Por que usar ferramentas para formatação da ABNT?
  2. Qual a melhor ferramenta para formatação da ABNT?
  3. Como formatar seus trabalhos usando a Mettzer

Você provavelmente já ouviu falar das normas da ABNT, né? Elas são aquelas regras que todo mundo usa para padronizar os trabalhos acadêmicos. E olha, a gente sabe que elas não têm a melhor reputação por aí. São muitas regras, muitos detalhes…

E ai você se pergunta, “será que existe uma erramenta para formatação automática ABNT grátis?” Eu digo, sim!

Por isso, aqui vou te mostrar algumas ferramentas que podem te ajudar! Vamos te mostrar seus pontos positivos e negativos.

Bora lá?

Por que usar ferramentas para formatação da ABNT?

Com certeza passou pelo desagio de formatar um trabalho acadêmico seguindo as normas da ABNT, sabe que pode ser uma verdadeira montanha-russa de emoções!

É aí que entra os softwares de formatação ABNT.

Com eles, a vida acadêmica fica muito mais fácil e você pode focar no que realmente importa, o conteúdo do seu trabalho. Isso, sem se preocupar tanto com a formatação.

Qual a melhor ferramenta para formatação da ABNT?

A resposta é muito fácil. Claro que somos nós! Mas calma, não estou falando da boca pra fora. O editor da Mettzer é um editor completo que garante que seu trabalho não seja só mais um.

Tá duvidando? Vamos fazer uma comparação com outros editores desse ramo.

Fastformat ou Mettzer?

O Fastformat é um software online, que faz editoração eletrônica de documentos, a partir de modelos de trabalhos acadêmicos e de outros documentos.

O objetivo principal da ferramenta é atender às pessoas que precisam fazer seus trabalhos, mas têm dificuldades na formatação. Os modelos – de universidades, conferências e periódicos – são personalizáveis para as normas específicas.

Além do mais, junto ao mecanismo de modelos, a ferramenta integra uma solução para gerenciamento de bibliografia, para formatar as referências bibliográficas de forma automática.

Menthor ou Mettzer?


O Menthor oferece um criador de referências nas normas da ABNT de forma automática. Ou seja: o objetivo é que os alunos preencham os dados da fonte de pesquisa – como autor, nome do livro, ano de publicação, editora – e a ferramenta gera a referência bibliográfica de forma automática.

Em uma versão plus, o Menthor faz uma busca integrada de referências, a partir de acervos universitários do Brasil. Quer dizer, auxilia os estudantes a encontrarem novas fontes de pesquisa com base nas referências que já foram criadas.

Monografis ou Mettzer?

O Monografis é um software online de produção de textos acadêmicos. A ideia da ferramenta surgiu quando seu fundador, um professor universitário, percebeu que seus alunos cometiam sempre os mesmos erros nos trabalhos.

Então, ele criou uma metodologia que serve como um roteiro para escrever cada elemento da estrutura de um trabalho acadêmico, como introdução e conclusão, por exemplo, através de blocos bem delimitados.

A principal finalidade do monografis é servir como um orientador do trabalho. Quer dizer, a ferramenta sugere os capítulos do trabalho em blocos e orienta, de forma automatizada, o aluno como deve escrevê-los.

Em outras palavras, o foco do Monografis não é formatar o trabalho nas normas da ABNT, nem escolher o tema do seu TCC. O intuito da ferramenta é orientar os estudantes a escrever o TCC, a partir de sugestões de blocos pré-estruturados.

Google Docs ou Mettzer?

O Google Docs é um pacote de aplicativos da Google que funcionam de forma síncrona e assíncrona. Ou seja: funcionam online através de dados em nuvens, mas também funcionam offline através de aplicativos instalados no Google. 

O grande diferencial do Google Docs é permitir que os usuários criem e editem os documentos de forma simultânea. Quer dizer, as alterações aparecem em tempo real e mais de uma pessoa pode colaborar e trabalhar no mesmo documento.

Word online ou Mettzer?

O Word Online serve para criar, editar e compartilhar documentos do Word com outras pessoas. Ou seja, é um editor de textos online. Isso significa que as pessoas podem trabalhar simultaneamente no projeto. Todas as alterações são feitas em tempo real.

Ou seja, o Word online combina funcionalidades comuns do Word com recursos de co-autoria em tempo real, para que as pessoas possam trabalhar em documentos compartilhados.

Para utilizar o Word online é muito simples: basta criar documentos com uma versão do Word para a área de trabalho e salvá-la no OneDrive. Depois é só compartilhar com outras pessoas.

Studybay ou Mettzer?

O Studybay é uma plataforma de profissionais qualificados e especializados em diversas áreas do conhecimento. O objetivo central da plataforma é auxiliar os alunos nos estudos e fazer acompanhamento do que acontece na sala de aula.

Os serviços do Studybay consistem em revisão, formatação e escrita customizada de trabalhos acadêmicos, além do fornecimento de tutorias. Basta escrever sobre seu projeto ou sobre sua dúvida e escolher dentre os profissionais que a plataforma oferece.

A plataforma existe desde 2013 e já auxiliou mais de 3 milhões de estudantes, em mais de 100 países, com mais de 50.000 profissionais cadastrados.

tempo de formatação

Como formatar seus trabalhos usando a Mettzer

A Mettzer se destaca na facilitação do processo de formatação de texto online. Ela oferece uma interface intuitiva e amigável, tornando a navegação e o uso das ferramentas são simples, mesmo para usuários sem experiência.

Além disso, a Mettzer disponibiliza uma variedade de modelos de formatação pré-configurados, alinhados com as normas da ABNT e outras diretrizes acadêmicas, o que simplifica significativamente a tarefa de formatar documentos de acordo com padrões específicos.

Alguns dos modelos disponívels são:

Outro ponto forte da Mettzer é sua biblioteca de referências, que facilita a busca por fontes confiáveis e agiliza o processo de inserção de citações no texto.

Além disso, a Mettzer oferece recursos avançados de revisão e colaboração, isso permite que várias pessoas trabalhem em um mesmo documento simultaneamente, o que facilita a revisão conjunta e agilizando o processo de elaboração do texto.

Com todas essas funcionalidades e vantagens, a Mettzer se destaca como uma ferramenta indispensável para quem busca uma solução completa pra sua vida acadêmica. Não quer perder, né?

Como formatar o texto usando a Mettzer?

Você já sabe que não tem jeito: todos os trabalhos acadêmicos devem seguir uma estrutura e um conjunto de características básicas e não flexíveis.

Isso porque todos os trabalhos devem seguir às normas científicas: seja as normas da ABNT ou seja as normas APA.

O que talvez você não sabe é que todos esses detalhes estão prontos no editor de texto da Mettzer. Basta que você digite o conteúdo do seu trabalho.

Vamos aos números: isso garante uma economia de 40% no tempo de desenvolvimento de um trabalho acadêmico. E pasme-se: uma economia de 80% no tempo de formatação.

Então, me conta: quer conhecer todas as funcionalidades do editor de texto da Mettzer? Vamos lá.

Estrutura a partir de um modelo de trabalho

O editor da Mettzer funciona a partir de modelos de trabalhos. Você deve escolher qual é o trabalho que está fazendo e ele já vai abrir a estrutura definida desse trabalho.

Isso faz com que você saiba todos os elementos essenciais daquele trabalho e não esqueça de nada.

Sumário automático

Assim como a formatação, o sumário também é feito de forma automática. Basta você inserir os títulos, subtítulos e corpo de texto e o editor da Mettzer elabora o sumário.

E a melhor parte: a atualização do sumário também é automática. Então, em toda alteração que você fizer no trabalho, o sumário vai acompanhar.

Margens e espaçamentos

No editor da Mettzer todos os textos seguem às normas da ABNT. Isso inclui o tipo e o tamanho da fonte da letra, o espaçamento entre as linhas e entre as seções, as margens…Enfim, absolutamente todas as regras para o texto.

Importação do trabalho em Word

Se você já começou a fazer seu trabalho em outro lugar. não tem problema. Você pode importar o trabalho do Word.

É nesse momento que a mágica acontece: todo trabalho aparece no editor da Mettzer já formatado nas normas da ABNT.

Citações e referências automáticas

Essa é uma das minhas funcionalidades preferidas. Afinal de contas, no editor da Mettzer todas as citações e as referências são adicionadas de forma automática.

Basta clicar em “inserir citação (referências)” na barra de ferramentas. Você pode optar por pesquisar uma referência. Nesse caso, você deve buscar pelo nome do autor ou título da obra.

Ou então, você pode inserir a sua própria referência. Basta incluir as informações da fonte de pesquisa, que o editor já formata a referência de forma automática.

Ao final, todas as fontes de pesquisa usadas no trabalho aparecem formatadas no texto e também na lista de referências bibliográficas já em ordem alfabética.

Biblioteca de referências

Além do mais, você pode criar a sua própria biblioteca de referências com todas as referências que você criar.

Isso significa que você pode buscar referências na sua biblioteca em todos os trabalhos que você fizer – no que você está desenvolvendo e em todos os próximos.

referencias

Planejamento e cronograma do trabalho

O editor da Mettzer também permite que você faça o planejamento e o cronograma do seu trabalho.

É muito simples fazer isso dentro do editor. Basta clicar em “cronograma“. Em seguida, você pode incluir todas as etapas do seu trabalho e a data de início e de conclusão de cada tarefa.

Então, por exemplo. você pode especificar um prazo para escolher o tema, definir o problema de pesquisa, fazer as leituras sobre o tema X ou Y, para fazer os fichamentos…enfim, todas as tarefas que são necessárias para concluir o trabalho.

Processo de orientação online

A Mettzer também conta com várias outras ferramentas que são extremamente úteis na no processo de orientação, com um cronograma inteligente e um sistema de orientações online.

Para isso, você só precisa compartilhar o trabalho com seu orientador. Assim, o professor terá acesso simultâneo a todas as alterações que você fizer no trabalho e poderá incluir comentários e correções.

Isso permite maior dinamicidade e facilidade nas orientações feitas à distância e evita trocas infiniiiitas de e-mails.

A boa noticia é que seu orientador não precisa assinar a Mettzer. O acesso é liberado ao e-mail que você selecionar para orientação.

Sem esquecer que, como já foi explicado. o cronograma da Mettzer você pode adicionar as etapas do trabalho e o prazo para realizar a tarefa.

Então, ao final da tarefa, você pode marcá-la como concluída. Sendo assim, seu orientador ficará ciente do que já está pronto e em qual parte do trabalho você está trabalhando.

Acesso simultâneo

E se você pudesse chamar alguém para te ajudar em seu trabalho acadêmico, quem seria?

Com a funcionalidade da Mettzer de edição colaborativa você já pode fazer isso.

Planejamos e desenvolvemos uma função do editor de texto especialmente pra quem precisa fazer os trabalhos em dupla ou em grupos.

Mas também é muuuuito útil no processo de orientação. Afinal de contas, o professor orientador também poderá colaborar com o trabalho.

E a edição colaborativa funciona de forma muito simples. Todas as pessoas – com quem o projeto foi compartilhado – têm acesso simultâneo ao trabalho.

Isso significa que você pode assistir em tempo real as edições que seu colega fizer.

Se você quiser escrever no trabalho, basta solicitar a edição. Seu colega vai receber a notificação de que você solicitou a edição do trabalho. Quando ele aceitar, você já poderá escrever no trabalho.

Viu como é fácil?

Controle de versões do trabalho de forma automática

Como se não bastasse, o editor da Mettzer ainda garante muita segurança ao seu trabalho.

Já que faz salvamento automático a cada alteração no trabalho e backup em toda base de dados a cada 10 minutos.

Além do mais, você tem acesso a um controle automático, seguro e centralizado de todas as versões do trabalho.

Não tem a menor chance de perder qualquer parte do trabalho que você já fez 🙂

Exportação do trabalho em Word e PDF

Ao final do trabalho, você pode escolher em exportar o trabalho em Word ou em PDF quantas vezes quiser.

Quantidade ilimitada de trabalhos

Esse é um detalhe bastante importante da Mettzer. Todas as funções do editor são ilimitadas.

Isso significa que você pode fazer quantos trabalhos você quiser.

NBRs da ABNT sempre atualizadas

Você realmente não precisa se preocupar com nenhuma norma de formatação de trabalhos.

Nós contamos com uma equipe especializada em NBRs, que garante que todas as normas estejam sempre atualizadas no editor de texto.

Conte com a Mettzer em sua vida acadêmica

Você não precisa passar por todas as fases do trabalho acadêmico de forma solitária. A gente pode te ajudar.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

Além do mais, você pode usar a Mettzer para procurar bibliografias para usar como fonte de pesquisa de sua redação.

É só usar o Hub da Mettzer. É só digitar as palavras-chave referentes ao seu tema. Assim como uma pesquisa no Google. Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias. 🙂

mettzer
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade