Para você não morrer de curiosidade: descubra o que é hipérbole

compartilhe

O título desse artigo te causou alguma sensação de exagero? Pois bem, já é pra você ir se acostumando com o que é hipérbole.


Sumário

  1. O que é hipérbole?
  2. Exemplos de hipérbole
  3. Quando usar hipérbole?
  4. Para quê serve hipérbole?

O que você sentiu ao ler o título do texto? Qual foi a sensação que a expressão “morrer de curiosidade” te causou?

Se a mensagem te passou uma sensação de exagero e chamou a sua atenção, eu tive sucesso com a escolha das palavras.

Deixa eu te explicar melhor. Você sabe que não é possível morrer de curiosidade. A ideia da expressão é justamente para te comunicar uma mensagem com ampliação do sentido.

É justamente para isso que serve a hipérbole. Esse artigo é, portanto, para explicar o que é, quando usar e para quê serve essa figura de linguagem.

O que é hipérbole?

De forma geral, a hipérbole é uma figura de linguagem que serve para enviar mensagem de intensidade. Ou seja, é o uso intencional de expressões que comunicam uma sensação de exagero.

O objetivo central da hipérbole é construir elementos que dão efeitos ao discurso. No caso da hipérbole, a finalidade é dar ênfase à alguma ideia.

Então, é exatamente a figura de linguagem oposta ao eufemismo, que tem o objetivo de minimizar uma expressão.

É importante ter em mente que o exagero da hipérbole é intencional e perceptível. Afinal de contas, ela aproveita do sentido figurado das palavras, não o sentido real.

modelo de trabalho academico - baner

Exemplos de hipérbole

Aqui estão alguns exemplos clássicos de hipérbole:

  • Eu estou congelando de frio.
  • Eu estou derretendo de calor.
  • Eu já falei um milhão de vezes para ela não fazer isso (é claro que a pessoa não falou um milhão de vezes de fato, mas a expressão remete à ideia de muitas vezes).
  • Eu morro de rir quando vejo ele falar.
  • Gastei todas as minhas lágrimas vendo esse filme.

Quando usar hipérbole?

É possível usar a figura de linguagem de hipérbole em qualquer situação.

No entanto, normalmente, as pessoas usam para comunicar alguma mensagem com intensidade e chamar atenção para o que estão falando.

Para quê serve hipérbole?

Pois bem. Assim como todas as figuras de linguagem, a hipérbole é uma estratégia para comunicar em um texto um efeito específico na interpretação de quem está lendo ou ouvindo.

No caso da hipérbole, o efeito que se pretende é causar uma sensação de intensidade para chamar atenção das pessoas.

Ou seja, serve para dar ênfase em algo que a pessoa está falando. Isso porque ao perceber a sensação de exagero, a pessoa imediatamente remete sua atenção.

É só pensar nessas duas situações:

  • Eu estou com calor.
  • Eu estou derretendo de calor.

Você percebe a diferente? Em qual das duas sensações você entende que está mais calor? Pois então, é para isso que serve a hipérbole.

A Mettzer pode te ajudar a fazer a tese do seu trabalho

Pois bem. Agora que você já sabe o que é hipérbole, já sabe quando e por que usá-la.

Mas me conta: você está fazendo um trabalho acadêmico? Se sim, a gente pode te ajudar nisso.

Para começar, você precisa pesquisar suas referências bibliográficas em uma base de dados confiável e bem qualificada. Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?

Mas eu tenho uma boa notícia: a gente pode te ajudar nisso.

A plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada 🙂

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

banner editor - rodape
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade