Veja como fazer seus trabalhos usando a inteligência artificial da Mettzer!

compartilhe

Com o avanço das IA’s, tivemos que nos unir a ela para te trazer mais conforto nos trabalhos. Com isso, neste post vou te ensinar a como fazer trabalhos usando inteligência artificial da Mettzer.


Sumário

  1. O que é plágio?
  2. Plágio é crime?
  3. Como usar inteligência artificial nos trabalhos?
  4. Inteligência artificial da Mettzer

Sabemos que, com a popularização da inteligência artifical, estudantes passaram a usá-las diariamente em seus trabalhos. E tá tudo bem! Contanto que seja usada de forma correta.

Mas para isso, precisamos saber como é o jeito errado, né?

Bom, o principal erro é usar completamente a inteligência artifical, sem fazer de fato uma pesquisa. Isso, pois, as IA’s pegam conteúdo da internet sem citar os devidos autores, e claro, isso se categoriza como plágio.

Então, como usar Inteligência Artificial sem cometer plágio? Vem que te ensino.

O que é plágio?

O plágio acontece quando você pega um trecho ou uma ideia de algum texto e usa no seu trabalho sem dar os créditos necessários. Mas sabemos que nem sempre é por maldade. Pode acontecer de esquecer de colocar quem é o dono daquele trecho que você usou.

Por exemplo, quando você copia uma tabela ou uma imagem pro seu trabalho sem mencionar de onde veio. Ou quando você usa uma ideia de algum autor sem citá-lo.

O problema é que isso dá a entender que você crio aquilo. Mas não, não é seu, é de outra pessoa.

E isso acontece muito em trabalhos, porque muita gente esquece de colocar as referências certinhas das fontes que foram usadas

Mas olha, não tem nada de errado em usar as ideias de outros autores nos seus trabalhos, tá? Mas lembre-se de sempre dar os créditos para pessoa da fonte. O que não pode é pegar sem falar de onde veio, porque aí sim, é considerado plágio.

Plágio é crime?

Sim. Sem enrolação. Plágio acadêmico é considerado crime, pois, a Constituição Federal do Brasil, no artigo 5º, inciso XXVII estabelece que “aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras“.

No mesmo sentido, o Código Civil, no artigo 1.228, definiu que “o proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisas e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha”.

Quer dizer, só a pessoa autora (dona da ideia – seja lá qual for ela) tem o direito de usar, publicar e reproduzir suas ideias.

Ainda, o artigo 22º da Lei nº 9.610 (Lei do Direito Autoral – LDA) definiu como “pertencentes ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a sua criação“.

O conceito de direito moral é o direito de “reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da obra“. Os direitos patrimoniais, por sua vez, são o direito de “ter seu nome, pseudônimo ou sinal convencional indicado ou anunciado, coo sendo o autor, na utilização de sua obra“.

Isso significa que cometer plágio de qualquer tipo é infringir a Lei nº 9.610/88, que é a norma legal que regulamenta os direitos autorais.

Assim, o artigo 187 do Código Penal define que a violação de direitos autorias é um crime, com previsão de punição que varia de multa à reclusão de até quatro anos.

Tudo isso para justificar e explicar que: sim, qualquer tipo de plágio é considerado um crime pelo Código Penal no Brasil.

detector de plágio

Como usar inteligência artificial nos trabalhos?

Agora que você sabe o que é plágio e porquê ele é considerado crime, vamos te ensinar a usar a inteligência artificial sem cometer plágio.

Bora lá

Entenda o propósito da IA

Não use a inteligência artificial como uma ferramenta geral do seu trabalho. Use ela para auxiliar em sua pesquisa e geração de ideias, não como uma substituição para o seu próprio pensamento crítico.

Use Paráfrases e Resumos

Ao usar informações que foram geradas por IA, reescreva o conteúdo com suas próprias palavras. Não copie diretamente o texto produzido.

Não use a IA como única fonte

Te aconselho a não depender exclusivamente da inteligência artificial. Combine os resultados gerados pela IA com informações de outras fontes, como artigos acadêmicos, livros, e pesquisas, para obter uma visão mais completa e fundamentada do tema pesquisado.

Revise o conteúdo

Se for usar a inteligência artificial, revise o texto para garantir que não haja trechos que possam ser considerados plágio. Verifique se as citações estão corretas e se o conteúdo está de acordo com as normas acadêmicas.

Referencie as Fontes

Não esqueça de citar corretamente todas as fontes de onde você tirou todas as informações, mesmo que tenham sido processadas por algoritmos de IA. Mas como fazer isso, já que a IA não mostra as fontes? Bom, você pode usar a IA da Mettzer.

Inteligência artificial da Mettzer

Com a inteligência artificial da Metttzer, selecionar conteúdo tornou-se mais simples: ele sugere referências e citações, permitindo que você adicione facilmente o que deseja clicando nas opções desejadas. E o melhor, tudo sem plágio.

Resumido, é só você selecionar o conteúdo e clicar para ter acesso a biblioteca de referências.

Veja como funciona:

Acreditamos que essa ferramenta é um recurso valioso para aprimorar sua produtividade e facilitar o processo de pesquisa e escrita.

E ele está disponível para você poder utilizar, é só clicar na imagem abaixo:

Conte sempre com a Mettzer em seus trabalhos

Além disso tudo, você pode usar a Mettzer para procurar bibliografias para usar como fonte de pesquisa para qualquer tipo de trabalho acadêmico.

É só usar o Hub da Mettzer. É só digitar as palavras-chave referentes ao seu tema. Assim como uma pesquisa no Google. Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias. 

Perguntas frequentes

O que é plágio acadêmico?

Plágio acadêmico é simplesmenteusar o trabalho de outros sem dar os créditos necessários.

Como saber se o conteúdo é plágio?

Você pode identificar plágio comparando o trabalho em questão com fontes conhecidas, verificando se há semelhanças sem citação apropriada.

Como evitar plágio?

Para evitar o plágio, cite corretamente todas as fontes utilizadas, parafrasear adequadamente o conteúdo de outras obras, e produzir seu próprio trabalho com base em pesquisa e análise pessoal.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade