Como funciona o Monografis: o orientador de TCC? Será que realmente vale a pena?

compartilhe

Monografis, essa ferramenta que promete simplificar a vida dos universitários na hora de elaborar trabalhos acadêmicos. Será que vale a pena?


Sumário

  1. O que é Monografis?
  2. Como funciona o Monografis?
  3. Monografis ou Mettzer?
  4. Compare a Mettzer com outros editores

Nos últimos anos, a escrita de trabalhos acadêmicos tem sido facilitada e aprimorada por uma série de ferramentas e softwares dedicados à elaboração de trabalhos científicos. Entre essas ferramentas, uma delas é o Monografis.

Neste post, vamos ver com detalhes o funcionamento dessa ferramenta, suas características e, por fim, veremos se sua proposta realmente vale a pena.

Bora lá?

O que é Monografis?

O Monografis é uma plataforma digital com o propósito de a esjudar estudantes universitários e pesquisadores na hora de fazer trabalhos acadêmicos, como: monografias, dissertações e teses. Ele oferece um método orientado e sistematizado para a construção desses documentos, guiando o usuário por todas as etapas do processo de pesquisa e escrita.

O software disponibiliza ferramentas para ajudar em projetos de pesquisa, definição do tema, estruturação do texto, formatação conforme as normas ABNT, e também oferece orientações sobre citações e referências bibliográficas.

Como funciona o Monografis?

O ponto forte do Monografis é baseado em um sistema de orientação passo a passo, que guia a pessoa por todas as etapas do processo de pesquisa e escrita. Entenda como o Monografis funciona:

Definição do Tema e Estruturação do Projeto

Você começa definindo o tema de seu trabalho e estruturando o projeto de pesquisa. O Monografis fornece orientações sobre como elaborar um problema de pesquisa, hipóteses, objetivos e justificativas, te ajudando a delinear o escopo de sua investigação.

Elaboração do Texto

Com o projeto de pesquisa definido, você avança para a elaboração do texto. O Monografis oferece seções dedicadas a cada capítulo ou seção do trabalho, te orientando sobre o que deve ser abordado em cada parte

Utilização da Metodologia Orientada

Uma das características principais do Monografis é sua metodologia orientada, que oferece instruções sobre como estruturar cada parte do trabalho. Isso inclui regras sobre como escrever introduções, desenvolvimentos, conclusões, além de sugestões sobre quais tipos de conteúdo devem ser incluídos em cada seção.

Formatação Conforme Normas Acadêmicas

O Monografis auxilia na formatação de seus trabalhos de acordo com as normas acadêmicas vigentes, como ABNT. Ele oferece modelos e orientações sobre como formatar citações, referências bibliográficas, notas de rodapé e outros elementos textuais de acordo com as exigências de cada norma

Revisão e Correção

Após a conclusão do texto, você pode revisar e corrigir seu trabalho utilizando as ferramentas disponíveis no Monografis. Isso inclui verificação ortográfica, gramatical e de consistência do texto.

Exportação do Documento Final

Por fim, você pode exportar o documento final em formato digital, pronto para ser submetido à avaliação acadêmica.

plataforma

Monografis ou Mettzer?

Apesar do Monografis ter todas essas opções, ele ainda está atrás do editor da Mettzer.

No nosso editor você pode começar seu trabalho a partir de um modelo pronto. Toda estrutura e formatação nas normas da ABNT e APA é automática.

  • Faça títulos, listas, sumários, citações e referências de forma automática
  • Entenda de uma vez por todas como fazer trabalhos, com o Curso de Trabalhos Mettzer
  • Com o histórico de versões você não corre o risco de perder o trabalho
  • Importe o conteúdo do Word e formate o trabalho em minutos
  • Exporte o trabalho em PDF ou docx
monografis

Compare a Mettzer com outros editores

Fastformat ou Mettzer?

O Fastformat é um software online, que faz editoração eletrônica de documentos, a partir de modelos de trabalhos acadêmicos e de outros documentos.

O objetivo principal da ferramenta é atender às pessoas que precisam fazer seus trabalhos, mas têm dificuldades na formatação. Os modelos – de universidades, conferências e periódicos – são personalizáveis para as normas específicas.

Além do mais, junto ao mecanismo de modelos, a ferramenta integra uma solução para gerenciamento de bibliografia, para formatar as referências bibliográficas de forma automática.

Menthor ou Mettzer?

O Menthor oferece um criador de referências nas normas da ABNT de forma automática. Ou seja: o objetivo é que os alunos preencham os dados da fonte de pesquisa – como autor, nome do livro, ano de publicação, editora – e a ferramenta gera a referência bibliográfica de forma automática.

Em uma versão plus, o Menthor faz uma busca integrada de referências, a partir de acervos universitários do Brasil. Quer dizer, auxilia os estudantes a encontrarem novas fontes de pesquisa com base nas referências que já foram criadas.

Google Docs ou Mettzer?

O Google Docs é um pacote de aplicativos da Google que funcionam de forma síncrona e assíncrona. Ou seja: funcionam online através de dados em nuvens, mas também funcionam offline através de aplicativos instalados no Google. 

O grande diferencial do Google Docs é permitir que os usuários criem e editem os documentos de forma simultânea. Quer dizer, as alterações aparecem em tempo real e mais de uma pessoa pode colaborar e trabalhar no mesmo documento.

Word ou Mettzer?

O Word serve para criar, editar e compartilhar documentos do Word com outras pessoas. Ou seja, é um editor de textos online. Isso significa que as pessoas podem trabalhar simultaneamente no projeto. Todas as alterações são feitas em tempo real.

Ou seja, o Word online combina funcionalidades comuns do Word com recursos de co-autoria em tempo real, para que as pessoas possam trabalhar em documentos compartilhados.

Para utilizar o Word online é muito simples: basta criar documentos com uma versão do Word para a área de trabalho e salvá-la no OneDrive. Depois é só compartilhar com outras pessoas.

Studybay ou Mettzer?

O Studybay é uma plataforma de profissionais qualificados e especializados em diversas áreas do conhecimento. O objetivo central da plataforma é auxiliar os alunos nos estudos e fazer acompanhamento do que acontece na sala de aula.

Os serviços do Studybay consistem em revisão, formatação e escrita customizada de trabalhos acadêmicos, além do fornecimento de tutorias. Basta escrever sobre seu projeto ou sobre sua dúvida e escolher dentre os profissionais que a plataforma oferece.

A plataforma existe desde 2013 e já auxiliou mais de 3 milhões de estudantes, em mais de 100 países, com mais de 50.000 profissionais cadastrados.

A Mettzer cuida de você e dos seus trabalhos

Você não precisa passar por todas as fases do trabalho acadêmico de forma solitária. A gente pode te ajudar.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu texto.

Além do mais, você pode usar a Mettzer para procurar bibliografias para usar como fonte de pesquisa de sua redação.

É só usar o Hub da Mettzer. É só digitar as palavras-chave referentes ao seu tema. Assim como uma pesquisa no Google. Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias. 🙂

tempo de formatação
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade