Pertencente ao gênero narrativo, o romance é um dos principais pilares na literatura. Afinal, o que é romance? Acredite, é muito mais do que você pensa.
Você provavelmente já ouviu falar em romances, afinal, ouvimos falar deles já no ensino fundamental. E claro, você provavelmente deve conhecer alguma obra como, Dom Casmurro, Memórias Póstumas, e muitos outros que iremos falar depois.
Além disso, neste post você vai ver as principais características de do romance, tipos de romance e claro, obras e autores.
Bora lá?
O que é romance?
Quando nos perguntamos “o que é romance”, devemos ter em mente que: romance é o gênero textual que apresenta uma narrativa, ou seja, uma história com narrador, enredo, tempo, espaço e personagens.
Diferente de outros gêneros mais curtos, como conto ou crônica, o romance é um texto com um enredo mais longo.
Como surgiu o romance
Além de explicar o que é romance, precisamos falar também de como ele surgiu. No século XVIII (Dezoito) o romance era muito utilizado para retratar questões sociais, políticas e filosóficas da época.
Antes da ascensão do romance, as crônicas e poemas era o momento. Porém, o romance veio para mudar, afinal, seus personegens falavam com o povo, já que os personagens da história eram pessoas comuns do cotidiano e não mais apenas nobres.
Romances como “Pamela” (1740), de Samuel Richardson, e “Dom Quixote” (1605), de Miguel de Cervantes, sãoapontados como marcos iniciais do gênero.
Características do Romance
O romance contém algumas características que se baseiam em:
- Narrativa extensa;
- Narrador, enredo, tempo, espaço e personagens;
- História gira em torna de uma trama;
- História fictícia;
Tipos de romance
Romance histórico
Abientado em um contexto histórico específico, o romance histórico une eventos reais e ficcção. Geralmente, os personagens lidam com questões sociais, políticas ou culturais do período.
Abaixo, um exemplo de romance histórico: “Guerra e Paz” (Liev Tolstói).
Romance Realista
São narrativas repletas de críticas sociais, seguido de sua representação objetiva da realidade. O foco é a representação da realidade do cotidiano, com atenção às questõe sociais e políticas da época.
Um exemplo: “Dom Casmurro” (Machado de Assis”
Romance Psicológico
O foco está nos conflitos internos dos personagens como, pensamentos e emoções. Assim, esse tipo de texto acaba tendo técnicas que nos fazem refletir sobre o personagem.
Um exemplo de romance psicológico é “Crime e castigo” (Fiódor Dostoiévski)
Romance romântico
Esse é o que todos pensam quando falamos de romance. Esse tipo de texto gira em torno de relações amorosas tendo como foco a paixão e desejo da personagem.
Um exemplo: “Orgulho e Preconceito” (Jane Austen)
Romance Epistolar
Escrito no formato de cartas ou trocas de correspondências entre os personagens. Esse estilo permite uma visão íntima dos sentimentos e pensamentos dos personagens. Exemplo: “Drácula” (Bram Stoker).
Romancistas Brasileiros e suas obras
Não podemos falar sobre romance e deixar o Brasil de fora, né? Segue a lista com os principais romancistas brasileros e suas principais Obras.
Machado de Assis (1839–1908)
Principais obras:
- Quincas Borba (1891): Explora temas filosóficos e a teoria do “Humanitismo” através do personagem Rubião.
- Dom Casmurro (1899): Uma obra do realismo brasileiro, famosa pela ambiguidade da narrativa e pelo personagem Capitu.
- Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881): Um romance inovador em que o narrador personagem, Brás Cubas, conta sua história após a morte.
Jorge Amado (1912–2001)
Principais obras
- Dona Flor e Seus Dois Maridos (1966): Uma comédia romântica sobre uma mulher dividida entre dois amores — seu falecido marido e seu novo companheiro
- Gabriela, Cravo e Canela (1958): Retrata a vida em uma cidade do interior da Bahia, destacando a sensualidade e os costumes locais.
- Capitães da Areia (1937): Foca em um grupo de meninos de rua em Salvador, abordando questões de pobreza e marginalização.
Graciliano Ramos (1892–1953)
Principais obras:
- Vidas Secas (1938): Um clássico do regionalismo brasileiro, retratando a luta de uma família de retirantes sertanejos contra a seca.
- São Bernardo (1934): A história de Paulo Honório, um fazendeiro ambicioso que se perde em sua busca por poder e riqueza.
- Angústia (1936): Um romance psicológico que explora a mente atormentada do personagem Luís da Silva.
Clarice Lispector (1920 – 1977)
Principais obras:
- A Hora da Estrela (1977): A história de Macabéa, uma jovem nordestina ingênua, abordando temas de solidão e marginalização.
- Perto do Coração Selvagem (1943): Um romance introspectivo que narra a vida interior de Joana, uma mulher em busca de autocompreensão.
- A Paixão Segundo G.H. (1964): Uma narrativa existencial sobre a crise de identidade de uma mulher ao matar uma barata.
E aí, deu pra aprender sobre o que é romance? De fato, um dos diversos gêneros textuais mais interessantes, né? Mas imagina, quanto tempo será que eles levavam para escrever? Bom, bem mais que um usuário da Mettzer.
Afinal, com nosso editor você economiza tempo. Pois, formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT.
Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências. Ou seja, menos tempo formatando!
Além disso, nosso editor gera citações e referências de maneira automática para você!
Assim, você não precisa se preocupar com os detalhes exigidos pela ABNT e pode dedicar seu tempo para o que realmente importa: pesquisar e desenvolver o conteúdo do seu trabalho.
Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese.
Graduando de Letras e literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Gosta muito da área de comunicação, pois, é através dela que podemos dar voz à ciência.