Escreva uma crônica e conte boas histórias do cotidiano

compartilhe

As crônicas contam histórias interessantes sobre um fato do cotidiano. Fique por dentro das nossas dicas para escrever um bom texto.


Sumário

  1. O que é crônica?
  2. Características da crônica
  3. Pessoas cronistas brasileiras
  4. Tipos de crônicas
  5. Como fazer uma crônica
  6. Dicas para escrever uma crônica
  7. Exemplos de crônica
  8. A Mettzer pode te ajudar a escrever o seu texto

Se você chegou até aqui, imagino que você esteja precisando escrever uma crônica. Certo?

Eu não adivinhei por acaso. Os professores e as bancas solicitam esse tipo de texto com muuuita frequência. Seja em disciplinas da graduação, nos vestibulares ou até em concursos públicos.

Há quem diga que é, inclusive, um dos tipos de texto que mais aparece em vestibulares e concursos.

Isso já é suficiente para entender a importância de saber escrever uma boa crônica. Já viu que não dá para ficar por fora desse assunto né?

Vou te ajudar nisso. Esse conteúdo é para te explicar o que é e como escrever uma crônica. Vamos lá? 🙂

O que é crônica?

Antes de mais nada, é fundamental entender o conceito de crônica.

Para começar, é importante entender que a crônica é um gênero textual narrativo. Ou seja, é um relato de eventos ou experiências – ficcionais ou não, contado por alguém.

No entanto, em alguns casos, também compreende trechos reflexivos e argumentativos.

Além do mais, é um texto que mistura características de textos literários (com elementos poéticos, por exemplo) e de textos jornalísticos.

Normalmente, são textos publicados em jornais e revistas. Em alguns casos, contudo, as pessoas autoras compilam várias crônicas para construir um livro.

A origem da palavra nos dá algumas pistas sobre esse texto. O termo vem do latim “chronica” e se refere a um registro de eventos cronológicos. Em grego, “khronos” significa “tempo”.

A crônica é, portanto, um texto curto que trata de acontecimentos corriqueiros do cotidiano, a partir de uma ordem cronológica dos fatos.

Além do mais, as crônicas usam elementos humorísticos ou poéticos para fazer alguma reflexão ou crítica sutil sobre algum contexto da sociedade.

Características da crônica

Em resumo, as principais características de uma crônica são:

  • Uso de linguagem simples e informal;
  • Texto curto e breve;
  • Temas sobre fatos do cotidiano;
  • Poucos (ou nenhum!) personagens;
  • Faz breve reflexão ou crítica sobre contextos da sociedade – às vezes, subentendida no texto;
  • Caráter contemporâneo;
  • Estabelece uma linha cronológica;
  • Normalmente compreende um humor crítico, irônico ou sarcástico.

Pessoas cronistas brasileiras

Assim como os outros gêneros textuais, o Brasil tem excelentes pessoas cronistas. Dentre os mais famosos estão:

  • Luis Fernando Veríssimo
  • Carlos Drummond de Andrade
  • Cecília Meireles
  • Nelson Rodrigues
  • Clarice Lispector
  • Martha Medeiros
  • Machado de Assis
plataforma

Tipos de crônicas

Como você viu, o conceito de crônica é bastante amplo. Embora seja um texto do gênero narrativo – que tem enredo, narradora, personagens, tempo e espaço), algumas crônicas exploram outros gêneros textuais.

Sendo assim, existem diferentes tipos de crônicas. Os principais são:

Literária

Na crônica literária, existe uma preocupação com uso estético da escrita. Ou seja, é comum usar figuras de linguagem (como hipérbole, metáforas e eufemismo) e imagens poéticas, para desenvolver o lirismo e o simbolismo do texto.

A ideia é que, além de contar uma história, esse tipo de texto crie algum tipo de sensibilização ou entretenimento para a pessoa leitora.

Jornalística

A crônica jornalística é um texto em há uma mistura entre narração e informação. É por isso que se diz que esse tipo de texto transforma uma informação em um texto literário.

No entanto, não é comum que se utilize muitas figuras de linguagem ou elementos poéticos. O foco do texto se concentra na representação dos fatos.

O grande diferencial, nesse caso, é relatar os fatos comuns e as notícias de uma forma única, que gere algum tipo de reflexão para quem está lendo.

Crônica argumentativa

Na crônica argumentativa, a pessoa autora defende algum ponto de vista e desenvolve argumentos para justificá-lo. Ou seja, expressa sua opinião, normalmente de forma leve e divertida.

No entanto, diferente de um artigo de opinião, não tenta convencer quem está lendo. Apenas apresenta a sua opinião.

Como fazer uma crônica

Agora que você já sabe o que é e quais as características principais de uma crônica, vamos à parte prática: como, afinal, escrever uma crônica?

Para começar, é importante pensar na estrutura básica de uma crônica. Em geral, essa estrutura compreende:

  • Introdução
  • Descrição e narração dos fatos
  • Reflexão ou crítica a partir dos fatos

Além do mais, é importante pensar que um fato do cotidiano é sempre o ponto de partida para esse tipo de texto.

Então, as crônicas partem de um acontecimento do dia-a-dia, como uma tarde em um café ou no trajeto de um transporte público.

No entanto, a pessoa autora não descreve simplesmente os fatos. Ela usa esse fato como ponto de partida para criar uma reflexão, uma crítica ou uma forma de entretenimento.

A partir disso, você pode usar figuras de linguagem, elementos poéticos, ironia ou humor para comunicar a mensagem que deseja.

Dicas para escrever uma crônica

Aqui estão nossas dicas para escrever uma boa crônica:

  • Escolha um fato do cotidiano: o primeiro passo é escolher um fato ou evento que vai chamar a atenção da pessoa leitora.
  • Pesquise sobre o tema: é necessário entender sobre o tema, especialmente para construir argumentos e opiniões para seu texto.
  • Observe: tenha atenção e curiosidade diante da realidade. É importante conhecer o ponto de vista de outras pessoas sobre o tema, principalmente para construir narrativas interessantes.
  • Clareza e objetividade: como você já sabe, seu texto deve ser claro e objetivo. Isso não significa que será um texto sem pontos interessantes ou figuras de linguagem. Tudo depende do tipo de crônica que você quer escrever.
  • Cuidado com a escrita: como todos os tipos de texto, você deve ter cuidado com a gramática, concordância, coesão e ortografia.
  • Revise seu texto: depois de terminar o texto, reserve um tempo para reler. Esse é o momento que você deve se despir de tudo que você já conhece sobre o texto e focar exclusivamente no que está escrito. Entenda se o texto é suficiente para enviar a mensagem que você deseja e corrija possíveis erros de digitação e ortografia.

Exemplos de crônicas

Um exemplo de crônica é o texto “fizeram a gente acreditar” da Martha Medeiros:

“Fizeram a gente acreditar que amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos. Não nos contaram que amor não é acionado nem chega com hora marcada.

Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, é só mais agradável.

Fizeram a gente acreditar numa fórmula chamada “dois em um”, duas pessoas pensando igual, agindo igual, que isso era que funcionava. Não nos contaram que isso tem nome: anulação. Que só sendo indivíduos com personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável.

Fizeram a gente acreditar que casamento é obrigatório e que desejos fora de hora devem ser reprimidos.

Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados, que os que transam pouco são caretas, que os que transam muito não são confiáveis, e que sempre haverá um chinelo velho para um pé torto. Só não disseram que existe muito mais cabeça torta do que pé torto.

Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade. Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que podemos tentar outras alternativas.

Ah, nem contaram que ninguém vai contar. Cada um vai ter que descobrir sozinho. E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz se apaixonar por alguém.”

A Mettzer pode te ajudar a escrever o seu texto

Se você está procurando novas (e melhores!) formas de escrever uma crônica, vai gostar de conhecer a Mettzer.

Para começar, a Mettzer tem diversos tipos de modelos de trabalhos prontos: desde modelo de fichamento até modelo de tese.

Fica muito mais fácil começar o trabalho e não esquecer nenhum elemento importante da estrutura.

Além do mais, a  Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, seu grupo ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu trabalho.

E o mais importante é que a plataforma da Mettzer tem a ferramenta de edição colaborativa. Isso significa que você pode compartilhar o trabalho com quem você quiser para fazerem o trabalho em conjunto.

Sem contar que você também pode fazer as suas anotações de aula no editor da Mettzer. É possível criar, organizar e carregar suas anotações para qualquer lugar.

Afinal de contas, você pode acessar o editor de qualquer dispositivo: no aplicativo ou no navegador. De qualquer computador ou celular. É só digitar seu e-mail e sua senha de acesso.

E a melhor parte: você não precisa pagar nada por isso. As anotações de aula fazem parte do nosso plano gratuito.

Se interessou? Você pode experimentar 🙂

tempo de formatação
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade