TCC atrasado? Veja o que você pode fazer

compartilhe

Com toda certeza você ou algum amigo estão pensando em atrasar o TCC. Existem muitos argumentos para defender isso, mas será que vale a pena?


  1. Eu posso mesmo atrasar o TCC?
  2. Quais as vantagens de atrasar a monografia?
  3. Quais as desvantagens de atrasar a entrega do TCC?

Com toda certeza você ou algum amigo estão pensando em atrasar o TCC. Se não, já ouviu alguém falando que vai deixar a monografia para o semestre seguinte. Existem muitos argumentos para defender isso, mas será que vale a pena?

Se você está pensando em adiar o seu TCC ou se só está curioso sobre a possibilidade, esse texto é pra você. Vamos discutir a fundo o assunto e pesar os dois lados da decisão.

Vamos lá?

Eu posso mesmo atrasar o TCC?

A resposta simples é: pode sim. Nas faculdades públicas não existe qualquer tipo de regra que obrigue os alunos a se matricularem no TCC, enquanto nas particulares a faculdade até tem interesse que isso aconteça.

Em ambos os casos, na verdade, a faculdade pode concordar com facilidade com o atraso da monografia.

Na particular, isso significa que o aluno terá vínculo por mais um semestre, o que é bom financeiramente para a instituição. Nas públicas, onde o interesse pelas publicações costuma ser maior, significa que o aluno vai ter maior dedicação ao assunto.

Existem dois grupos de pessoa que costumam se dar melhor com o atraso do TCC: os estagiários e os empregados.

Para os estagiários, a vantagem é óbvia: eles ganham mais tempo de vínculo para ficarem no estágio, o que é ainda melhor se for um estágio remunerado. Dessa forma podem aguardar com mais paciência uma promessa de efetivação.

Quem faz a faculdade já estando empregado costuma ter menos tempo. A monografia é uma das coisas que mais demanda tempo durante a graduação. São reuniões, alterações, coleta de dados, leituras e muito, muito tempo escrevendo.

Nem sempre dá pra conciliar isso tudo com profissão e as matérias da faculdade. Atrasar o TCC pode ser muito bom para quem está nessa situação.

modelo de TCC

Quais as vantagens de atrasar a monografia?

Para começar, o prazo. Você pode atrasar apenas a entrega, se quiser, e entrar com o projeto no período letivo correto. Dessa forma, consegue se planejar mais e “estica” o trabalho ao longo do tempo.

Melhor ainda: dá pra liberar tempo e se focar exclusivamente na monografia. O TCC é muito exigente e os orientadores gostam de pedir foco. Então, nada melhor do que ter um semestre letivo inteiro só pra ele.

Tão importante quanto é sempre se focar no fato de que decidir o tema do TCC é muito complicado.

Às vezes vale a pena separar um tempo especial só para pensar no que você quer escrever na sua monografia.

Quais as desvantagens de atrasar a entrega do TCC?

O diploma é o certificado de que a sua faculdade terminou e você está apto a exercer as funções da profissão.

Em muitas áreas, você não pode exercer a profissão enquanto não terminar o TCC. Um caso é a engenharia, onde é preciso assinar projetos.

Atrasar a entrega da sua monografia significa ficar mais um período sem poder exercer completamente a sua profissão.

Outro problema são os gastos. A universidade é um processo que traz custos, mesmo para quem está na universidade pública: ficar em outra cidade, viajar, morar fora, locomoção para os campi distantes de centros urbanos.

O resultado de adiar a monografia é ter que continuar arcando ao menos em parte com esses custos, e mais a mensalidade, caso faça particular.

Existem algumas particulares, entretanto, que aceitam diminuir o valor mensal cobrado dos alunos que estão apenas precisando entregar o TCC.

Nas públicas, existem também os orientadores que aceitam a orientação à distância caso o aluno precise voltar para casa por motivos financeiros.

E aí decidiu quando vai fazer a monografia? Pois pode contar com a ajuda da Mettzer!

Esse é um editor de textos especializado em trabalhos acadêmicos que é perfeito para quem precisa de uma ajudinha para poupar tempo durante o TCC. Além disso, no nosso post Sacadas do TCC para entregar no prazo e se preparar para a banca!” tem dicas que podem te ajudar a acelerar esse processo! 

Ele conta com várias ferramentas, como a orientação à distância, e é excelente para ajudar na diagramação dentro das normas ABNT. Experimente grátis!

mettzer
compartilhe

13 comentários em “TCC atrasado? Veja o que você pode fazer”

  1. Fizemos a entrega das peças de estágio e do TCC de forma remota, por conta da pandemia. As notas sairam, fiz a colação de grau e meu diploma já está comigo. Agora a faculdade exige que entreguemos as peças e o TCC fisicamente, com diversas exigencias de ultima hora. Caso não entregue, pode acarretar algum prejuízo para min?

    Responder
    • Oi, Jonathas.

      Esse é um regulamento específico da sua universidade.
      A melhor forma é confirmar essa informação com a própria instituição.

      Um abraço!

      Responder
  2. Olá. Se um aluno tiver terminado todas as disciplinas em uma faculdade pública, mas ainda não tiver entregue o TCC, ele pode iniciar outra faculdade pública? Exemplo: a pessoa acabou as disciplinas e estágios do seu curso em dezembro de 2021 e está escrevendo o TCC, que vai entregar em junho de 2022, ela poderia prestar vestibular para ingressar em outra universidade pública a partir do início letivo de 2022? Caso não, tem alternativa? Por exemplo encerar o vínculo com a universidade e entregar o TCC sem ter vínculo, já cursando outra universidade?

    Responder
    • Oi, Zeca. Tudo bem?

      O ingresso na universidade conta da primeira matrícula na universidade.
      Então, você deve apresentar o TCC no outro curso até a matrícula no segundo curso.
      O TCC é um pré-requisito para concluir o curso.
      Isso significa que você não vai poder finalizar o curso sem apresentá-lo. Nem apresentar o TCC sem vínculo na universidade.

      Um abraço.

      Responder
  3. A faculdade cobrar a mensalidade de um aluno que pagará o semestre apenas para apresentar o TCC não é enriquecimento ilícito?

    O aluno não estará usando as áreas da faculdade, não dará gastos a ela e o valor será cobrado de forma integral???

    Existe alguma previsão legal sobre isso?

    Responder
    • Oi, Eduardo.

      Normalmente, a cobrança da mensalidade refere-se às disciplinas de orientação de TCC.
      Nessas disciplinas, os professores orientadores fazem reuniões, correções, comentários sobre o trabalho.
      Tudo para preparar os alunos para defesa do TCC.
      Mas a melhor forma de se informar é na própria secretaria da universidade. Você já tentou conversar com alguém?

      Um abraço.

      Responder
  4. Olá, se um aluno que tem bolsa integral Prouni atrasa o TCC, tendo que concluir apenas ele no semestre seguinte, ele continua com a bolsa? Tendo aprovação em mais de 75% da grade de disciplinas.

    Responder
    • Oi, Daniela. Tudo bem?

      Você precisa verificar se as normativas do Prouni estabelecem um prazo para concluir o TCC.
      Você pode perguntar na secretaria da sua Instituição de Ensino.
      De forma geral, eles estão acostumados a lidar com essas questões.

      Um abraço.

      Responder
  5. Qdo o aluno agora na época de pandemia, com TCC on line, e a professora orientadora muito pouco ajudou/ respondeu o enviou do trabalho on line, e na sua página ela não colocou a data da entrega, pode reprovar o aluno por atraso de 5 dias, sem ao menos corrigir o trabalho?

    Responder
    • OI Rosangela, tudo bem? A gente entende que as vezes alguns orientadores não ajudam tanto os estudantes quanto deveriam.

      Geralmente a universidade possui regras específicas sobre prazos e entregas, acredito que na secretária de sua universidade ou coordenação de curso você terá uma resposta mais clara sobre esse ponto.

      Espero ter te ajudado.

      Abraços

      Responder
  6. Faltou mostrar uma desvantagem grande. Quando se atrasa muito a formatura, pode-se manchar o curriculo. Empregadores podem preferir alunos que demoraram menos tempo para se formar. Se o aluno está estagiando e demora muito pra se formar por causa do TCC e, ao final, não é efetivado, ele pode ter sérios problemas.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade