Com toda certeza você ou algum amigo estão pensando em atrasar o TCC. Se não, já ouviu alguém falando que vai deixar a monografia para o semestre seguinte. Existem muitos argumentos para defender isso, mas será que vale a pena?

Se você está pensando em adiar o seu TCC ou se só está curioso sobre a possibilidade, esse texto é pra você. Vamos discutir a fundo o assunto e pesar os dois lados da decisão.

Vamos lá?

Eu posso mesmo atrasar o TCC?

A resposta simples é: pode sim. Nas faculdades públicas não existe qualquer tipo de regra que obrigue os alunos a se matricularem no TCC, enquanto nas particulares a faculdade até tem interesse que isso aconteça.

Em ambos os casos, na verdade, a faculdade pode concordar com facilidade com o atraso da monografia. Na particular, isso significa que o aluno terá vínculo por mais um semestre, o que é bom financeiramente para a instituição. Nas públicas, onde o interesse pelas publicações costuma ser maior, significa que o aluno vai ter maior dedicação ao assunto.

Existem dois grupos de pessoa que costumam se dar melhor com o atraso do TCC: os estagiários e os empregados.

Para os estagiários, a vantagem é óbvia: eles ganham mais tempo de vínculo para ficarem no estágio, o que é ainda melhor se for um estágio remunerado. Dessa forma podem aguardar com mais paciência uma promessa de efetivação.

Quem faz a faculdade já estando empregado costuma ter menos tempo. A monografia é uma das coisas que mais demanda tempo durante a graduação. São reuniões, alterações, coleta de dados, leituras e muito, muito tempo escrevendo. Nem sempre dá pra conciliar isso tudo com profissão e as matérias da faculdade. Atrasar o TCC pode ser muito bom para quem está nessa situação.

Quais as vantagens de atrasar a monografia?

Para começar, o prazo. Você pode atrasar apenas a entrega, se quiser, e entrar com o projeto no período letivo correto. Dessa forma, consegue se planejar mais e “estica” o trabalho ao longo do tempo.

Melhor ainda: dá pra liberar tempo e se focar exclusivamente na monografia. O TCC é muito exigente e os orientadores gostam de pedir foco. Então, nada melhor do que ter um semestre letivo inteiro só pra ele.

Tão importante quanto é sempre se focar no fato de que decidir o tema do TCC é muito complicado. Às vezes vale a pena separar um tempo especial só para pensar no que você quer escrever na sua monografia.

Quais as desvantagens de atrasar a entrega do TCC?

O diploma é o certificado de que a sua faculdade terminou e você está apto a exercer as funções da profissão. Em muitas áreas, você não pode exercer a profissão enquanto não terminar o TCC. Um caso é a engenharia, onde é preciso assinar projetos.

Atrasar a entrega da sua monografia significa ficar mais um período sem poder exercer completamente a sua profissão.

Outro problema são os gastos. A universidade é um processo que traz custos, mesmo para quem está na universidade pública: ficar em outra cidade, viajar, morar fora, locomoção para os campi distantes de centros urbanos. O resultado de adiar a monografia é ter que continuar arcando ao menos em parte com esses custos, e mais a mensalidade, caso faça particular.

Existem algumas particulares, entretanto, que aceitam diminuir o valor mensal cobrado dos alunos que estão apenas precisando entregar o TCC. Nas públicas, existem também os orientadores que aceitam a orientação à distância caso o aluno precise voltar para casa por motivos financeiros.

E aí decidiu quando vai fazer a monografia? Pois pode contar com a ajuda do Mettzer! Esse é um editor de textos especializado em trabalhos acadêmicos que é perfeito para quem precisa de uma ajudinha para poupar tempo durante o TCC. Ele conta com várias ferramentas, como a orientação à distância, e é excelente para ajudar na diagramação dentro das normas ABNT. Experimente grátis!

Summary
Article Name
Atrasar o TCC: conheça as vantagens e desvantagens
Description
Com toda certeza você ou algum amigo estão pensando em atrasar o TCC. Existem muitos argumentos para defender isso, mas será que vale a pena?
Author
Publisher Name
Mettzer