A carta de solicitação é utilizada em ambientes formais. Afinal, você vai estar solicitando algo de alguém. Bora aprender como fazer uma?
Sabe quando você precisa pedir um favor e precisa chamar alguém? Bom, a carta de solicitação é praticamente isso, só que de um jeito (bem) formal.
Esse tipo de texto é usado para que o destinatário possa ajudar a solucionar o problema do remetente. Então, é necessário que seja um texto formal, com uma linguagem respeitosa e concisa.
A de solicitação segue a mesma estrutura que uma carta, mas apresenta algumas regras. Quer saber mais? Continue lendo.
O que é uma carta de solicitação?
Como dito acima, a carta de solicitação não é nada mais, nada menos do que pedir algo à alguém de um jeito muito formal. O objetivo da carta, geralmente é voltado para conseguir ajuda ou conseguir algo que deseja. Por exemplo, uma carta para prefeitura, para que ela custeie algum evento na cidade.
Estrutura e características da carta de solicitação.
Não muito diferente dos outros tipos de carta, a carta de solicitação precisa ser concisa e objetiva, para que o seu pedido seja preciso.
Podemos dizer que sua estrutura se baseia em:
- Tempo e Espaço em que a carta está sendo escrita
- Identificar o destinatário e remetente
- Solicitação e por quê
- Agradecimento e despedida
Vale lembrar que é importante seguir a norma culta da língua portuguesa e o discurso formal. Então, use pronomes de tratamentos adequados em seu texto.
E também, não podemos esquecer que a carta de solicitação é um texto argumentativo, ou seja, você precisa apresentar justificativas viáveis para que seu pedido faça sentido.
Como fazer uma carta de solicitação?
Antes de começar a escrever, você precisa ter mente o que será pedido. Afinal, isso será a base da sua carta. Depois, tenha em mente quem será o destinatário.
A partir disso, pode começar a escrever, nesta ordem:
- Local e data;
- Identificação do destinatário;
- Vocativo, para chamar o leitor;
- Corpo do texto, com a solicitação e argumentos;
- Despedida;
- Assinatura;
- Nome do remetente.
Exemplo de carta de solicitação
Assunto: Solicitação de [Especificar o que está sendo solicitado]
Prezado(a) [Nome do Destinatário],
Meu nome é [Seu Nome], e venho por meio desta solicitar [especificar o que está sendo solicitado, por exemplo, “uma cópia do meu histórico escolar”, “a concessão de uma bolsa de estudos”, “informações sobre um produto/serviço específico”, etc.].
[Explicar o motivo da solicitação de forma clara e objetiva. Forneça detalhes relevantes que possam ajudar a justificar a sua solicitação. Por exemplo, se estiver solicitando uma bolsa de estudos, pode mencionar seu desempenho acadêmico, sua situação financeira, entre outros pontos pertinentes.]
Estou à disposição para fornecer qualquer informação adicional que possa ser necessária e agradeço antecipadamente pela atenção e pelo tempo dedicados ao meu pedido. Gostaria de reforçar a importância desta solicitação para [explicar brevemente a importância pessoal ou profissional do pedido].
Aguardo um retorno positivo e fico à disposição para maiores esclarecimentos.
Atenciosamente,
[Seu Nome]
Este é um modelo de carta de solicitação que você pode utilizar. Mas lembre-se, cada carta difere uma da outra, afinal, são solicitações diferentes para pessoas diferentes.
Diferença entre carta de reclamação e solicitação
A carta de solicitação é usada para pedir algo a alguém que possui autoridade. Em contraste, a carta de reclamação tem como objetivo expressar uma insatisfação ou queixa sobre algum problema, direcionada a quem possa resolver a questão.
Na solicitação, quem escreve está em uma posição de necessidade, buscando auxílio para um problema específico e, por isso, apresenta argumentos que justifiquem e convençam o destinatário a prestar a ajuda requerida.
Já na reclamação, o remetente se coloca como alguém prejudicado, sentindo a necessidade de manifestar sua indignação. Dessa forma, o objetivo não é só buscar ajuda, mas também relatar uma situação negativa.
Embora os dois tipos de carta compartilhem semelhanças em conteúdo e forma, os detalhes que os diferenciam são cruciais para que o autor escolha o subgênero correto, aumentando assim a eficácia da sua comunicação.
Conte com a Mettzer em sua vida acadêmica
Escrever uma carta não é fácil, mas é muito importante saber escrever esse tipo de texto. E também é muito importante conhecer os maios variados tipos de trabalhos acadêmicos.
Saiba que escrever trabalhos e formatar esses trabalhos são uma dificuldade enorme para alguns estudantes. Por isso, que existe a Mettzer! Até posso dizer que somos a maior aliada de todo estudante.
Nosso editor permite que você procure escreva seu trabalho, formate e faça as referências tudo em um só lugar! Além disos, temos modelos prontos para qualquer tipo de trabalho, então se precisar fazer um TCC ou Monografia, estaremos com você!
Curtiu, né? Que tal fazer um teste gratuito?
Graduando de Letras e literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Gosta muito da área de comunicação, pois, é através dela que podemos dar voz à ciência.