Descubra tudo sobre os 5 tipos de textos mais importantes

compartilhe

Existem 5 principais tipos de texto diferentes — narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e argumentativo. Entenda como funciona cada um deles.


Sumário

Na escola você aprende que existe uma variedade de gêneros textuais, e claro, todos são muito importantes para o nosso dia a dia, seja para um trabalho acadêmico ou até mesmo para o mercado de trabalho.

De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.

Mas, sabemos que memorizar todas essas características é uma tarefa difícil, por isso, vou te ajudar.

Neste blogpost você vai ver os diferentes tipos de texto e suas principais características. Além disso, terá algumas dicas para te ajudar a escrever o que você precisa. Vem comigo.

Quais são os principais tipos de texto?

Tipos de texto ou também conhecido como tipos textuais é um conjunto de estruturas que classificam textos de diferentes gêneros textuais. 

Por exemplo: contos são compostos por tipos textuais, para escrevê-lo é necessário o uso da narração (tipo textual). Geralmente, a maioria dos textos são formados por mais de um tipo textual.

De acordo com a tipologia textual, os tipos textuais se divide em em 5 categorias:

Agora que você viu quais são os tipos de texto existentes, vejamos como cada um é classificado.

Texto Narrativo

Dentro da literatura existem inúmeros tipos de texto. Um dos mais utilizados é o texto narrativo. 

Esse tipo de texto tem a função de contar uma história, no qual existe um enredo onde as ações dos personagens é desenvolvidas pelo tempo e espaço.

Ou seja, o texto narrativo precisa conter uma estrutura básica composta por:

  • Apresentação: é a introdução do seu texto, onde você apresenta as principais características do texto, como: personagens, tempo e espaço. 
  • Desenvolvimento: é onde as ações dos personagens se desenvolve a partir de uma sequência de acontecimentos movidos pelo tempo e espaço da narrativa.
  • Clímax: é o ponto forte da sua narrativa, geralmente quando ocorre a reviravolta. 
  • Desfecho: é a parte final da narrativa, onde você revela o destino das personagens.

Características principais do texto narrativo

As principais características do texto narrativo é o que chamamos de 5 elementos da narrativa, que é composto por:

  1. Enredo: é o que vai designar sua história. Dependendo de como vai ser contado, pode ser classificado em dois tipos: enredo linear (cronológico) e enredo não linear (não cronológico);
  2. Narrador: existem três tipos de narrador, o observador (que não faz parte da história, somente conta), narrador personagem (que está inserido na história) e narrador onisciente (o narrador que sabe tudo da trama, por exemplo, sentimentos de personagens, pensamentos, etc.);
  3. Personagens: são eles quem vão fazer parte da história, podendo separar entre personagens principais e personagens secundários;
  4. Tempo: marca o momento em se desenvolve a trama;
  5. Espaço: representa o local onde a história se desenrola.

Onde é possível encontrar esse tipo de texto?

Você encontra o texto narrativo em diversos gêneros textuais, como:

  • romances;
  • novelas;
  • contos;
  • fábulas;
  • crônicas.

Exemplo de texto narrativo

Para você entender melhor, tenho um exemplo de texto narrativo. Abaixo, veja a crônica “A última crônica”, de Fernando Sabino:

“A caminho de casa, entro num botequim da Gávea para tomar um café junto ao balcão. Na realidade estou adiando o momento de escrever. A perspectiva me assusta. Gostaria de estar inspirado, de coroar com êxito mais um ano nesta busca do pitoresco ou do irrisório no cotidiano de cada um.

Texto descritivo

O texto descritivo, como o próprio nome diz, tem como objetivo descrever as características de uma pessoa, objeto ou ideia. Esse tipo de texto faz com que a pessoa leitora idealize a imagem passada através da escrita.

Como todo texto, também é preciso seguir uma estrutura, que se baseia em:

  • Introdução: apresentação sobre quem ou o que será descrito;
  • Desenvolvimento: realização da descrição
  • Conclusão: fechamento do texto.

Características principais do texto descritivo

Como você viu, esse tipo de texto deve apresentar impressões de algo para a pessoa leitora. 

Assim, os elementos básicos do texto descritivo são: 

  • A apresentação do que você quer descrever;
  • A descrição propriamente dita, que pode ser objetiva (realista) ou subjetiva (impressões pessoais da pessoa autora)

Para aplicar essa estrutura, é preciso conhecer alguns marcadores linguísticos, como: verbos de ligação, detalhamento psicológico ou físico, prevalência do tempo verbal passado.

Assim, preste muita atenção ao escrever, pois, você precisa fazer com que a pessoa que está lendo seja capaz de visualizar a descrição com base na leitura.

Onde é possível encontrar esse tipo de texto?

O texto descritivo está presente em muitos gêneros textuais, mas podemos ver uma forte presença de descrição em:

Exemplo de texto descritivo

Como você viu, o texto descritivo precisa descrever algo para que a pessoa que está lendo tenha uma imagem daquilo, um bom exemplo é a Carta de Pero Vaz de Caminha, veja um trecho:

“O Capitão, quando eles vieram, estava sentado em uma cadeira, bem vestido, com um colar de ouro mui grande ao pescoço, e aos pés uma alcatifa por estrado. Sancho de Tovar,  Simão de Miranda, Nicolau Coelho,  Aires Correia, e nós outros que aqui na nau com ele vamos, sentados no chão, pela alcatifa. Acenderam-se tochas. Entraram. Mas não fizeram sinal de cortesia,  nem de falar ao Capitão nem a ninguém. Porém um deles pôs olho no colar do Capitão, e começou de acenar com a mão para a terra e depois para o colar, como que nos dizendo que  ali havia ouro. Também olhou para um castiçal de prata e assim mesmo acenava para a terra e novamente para o castiçal como se lá também houvesse prata.”

plataforma

Texto dissertativo

O texto dissertativo tem o objetivo de defender uma ideia baseada na argumentação e desenvolvimento de um tema. Quem escreve precisa persuadir o leitor com opiniões e fatos ou simplesmente apresentar um tema ou assunto.

Sua estrutura também é bem simples, pois, se divide em três partes, que são:

  • Introdução: você apresenta sua ideia ou assunto que será dissertado;
  • Desenvolvimento: é a maior parte do texto, em que você apresenta seus argumentos a favor ou contra o tema;
  • Conclusão: geralmente, na conclusão você propõe uma nova ideia, que pode ser a solução do tema proposto.

Características principais do texto dissertativo

Esse tipo de texto pode ser classificado de duas formas:

  1. Dissertativo expositivo: Não tem intenção de persuadir o leitor, usa-se apenas como exposição de ideias. 
  2. Dissertativo argumentativo: você precisa convencer a pessoa que está lendo seu texto, logo, é indispensável o uso de argumentação e contra argumentação.

Independente de como você for escrever, esse tipo de texto depende da apresentação de argumentos, justificativas, conceitos, exemplos, dados, conceitos filosóficos, etc. Lembre-se de usar a argumentação no desenvolvimento do seu texto. 

Onde é possível encontrar esse tipo de texto?

A função do texto dissertativo é esclarecer e informar o leitor sobre um determinado tema. Geralmente, você encontra esse tipo de texto em

Exemplo de texto dissertativo

Como você viu, o texto dissertativo está muito presente na vida acadêmica, e até mesmo antes dela, como por exemplo a redação do ENEM, visto isso, trouxe uma matéria que contém diversas amostras deste tipo de texto, confira: 

Redação no Enem: g1 reúne 80 exemplos de textos nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio.

Texto expositivo

O texto expositivo existe para fornecer fatos de uma forma educacional e objetiva. Então, apresenta um tema a partir de vários recursos, como definição, descrição, comparação, informação e enumeração. E assim, discutir e explicar sobre um determinado tema.

Visto isso, esse tipo de texto se classifica em duas categorias:

  1. Texto informativo-expositivo: passa informações, sem que haja juízo de valor.
  2. Texto expositivo-argumentativo: foca na argumentação de um determinado tema, em defesa da própria opinião.

Características principais do texto expositivo

Para escrever esse tipo de texto, você precisa oferecer informações e argumentos a partir de um conhecimento objetivo, ou seja, é necessário um levantamento de dados confiável. 

Assim, você vai conseguir expor informações corretas e úteis sobre o tema escolhido,  com a intenção de expor pontos de vista, ideias e conhecimento. 

Lembre-se que no final da leitura, o texto expositivo precisa acrescentar algo ao leitor, e também, você não precisa de fato convencer ele da sua ideia, pois o intuito é expor ela.

Onde é possível encontrar esse tipo de texto?

O texto expositivo está em todos os campos de conhecimento do mundo acadêmico como em seminários, entrevistas, mas também é visto em redes sociais, jornais, revistas e até verbete de dicionário.

Exemplo de texto expositivo

Um bom exemplo são os artigos de jornais, pois, além de trazer informações ele também organiza ideias e apresenta seu ponto de vista sobre determinado assunto.

Texto Injuntivo

Esse tipo textual é feito para explicação e no método para realizar algo. Logo, é muito utilizado os verbos no modo imperativo, para que assim, indique uma ordem ou ação.

Geralmente não há marcas de pessoalidade e também são textos mais curtos.

Características principais do texto injuntivo

Como o texto injuntivo é feito para determinar ações. Assim, é preciso que se use verbos no imperativo para evidenciar uma atitude ou ação a ser tomada pela pessoa leitora.

Ou seja, você precisa instruir/educar quem está lendo.

Onde é possível encontrar esse tipo de texto?

O texto injuntivo está presente em gêneros textuais que possuem como característica principal a orientação ao seu leitor, como:

  • Manuais de instrução
  • Receitas de cozinha
  • Guias de viagem 
  • Propaganda
  • Regulamento

Exemplo de texto injuntivo

Como o básico desse tipo de texto é a instrução, logo, um bom exemplo são as receitas de cozinha. Como essa de café tradicional, aliás, já pode usá-la pra tomar aquele antes de estudar.

Receita de café tradicional

Ingredientes

  • 3 xícaras de água
  • 3 colheres (sopa) cheias de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de pó de café toko
  • 1 filtro de papel

Modo de preparo

  1. Em uma chaleira coloque a água e o açúcar.
  2. Em um suporte para filtro, coloque o filtro e o pó.
  3. Quando ferver a água doce despejar sobre o pó, que passará pelo filtro caindo diretamente na garrafa ou bule. Sirva a seguir.

A importância de escrever um bom texto em seus trabalhos

Como você sabe, no meio acadêmico a escrita é a melhor fonte de informação. Ou seja, é preciso que você saiba escrever um bom texto.

Isso porque, além de indicar um bom raciocínio e domínio de variados assuntos, também ajuda na sua capacidade de compreensão e articulação de ideias. 

Por isso, quem se dá bem com a escrita consegue se expressar de forma mais clara, organizar melhor as ideias e os pensamentos, evitar os duplos sentidos e passar mais confiança em seu texto.

Assim, escrever bem se tornou uma habilidade essencial para aqueles que desejam se destacar no meio acadêmico e também no mercado de trabalho.

Quer começar a escrever melhor? É só seguir nossas dicas.

Dicas para escrever todos os tipos de textos

Agora que você viu os tipos de textos existentes, é hora de começar a escrevê-los.

Veja nossas dicas para você começar a escrever o que quiser.

Leia de tudo

Como você viu, existem diversos gêneros textuais que são carregados de tipos de texto, ou seja, leia sempre que possível. Assim, você irá se acostumar com a escrita de qualquer texto. Aproveite nossos tópicos de tipos de texto e separe alguns para sua leitura.

Comece escrevendo sobre o que você gosta

Sim, existem diversos tipos de texto, mas com certeza você tem um favorito. Então, para começar a escrever seus textos, dê atenção a aqueles que você vai gostar de escrever. 

Assim, você pode se sentir mais à vontade ao treinar a escrita.

Seja objetivo

É importante que você saiba escrever sem o famoso “encher linguiça”. Vá direto ao ponto e escreva somente o necessário em seu texto.

Peça feedbacks

Pedir para as pessoas ler seu texto é muito importante, afinal, você precisa que as pessoas leitoras entendam seu texto. 

Um amigo, professor ou colega de trabalho pode encontrar possíveis erros, além de dar opiniões valiosas sobre o conteúdo.

A Mettzer pode te ajudar a escrever todos os tipos de textos

Além dessas dicas, você também pode contar com a Mettzer, pois, também é uma ótima aliada de estudantes.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor: nós podemos te ajudar 🙂

O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 🙂

formatação
compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade