Como fazer uma biografia: O Guia completo

compartilhe

A biografia é um gênero textual que serve para contar a história da vida de alguém. Vem saber mais.


Sumário

  1. O que é biografia?
  2. Qual é a diferença entre biografia e autobiografia?
  3. O que é minibiografia?
  4. Tipos de biografia
  5. Características de biografia
  6. Para quê serve uma biografia?
  7. Estrutura de uma biografia
  8. Como fazer uma biografia?
  9. Exemplos de biografia
  10. Encontre bibliografias na plataforma da mettzer

Quem não gosta de uma boa fofoca, não é mesmo? Não por menos, a biografia é um gênero textual que muitas pessoas gostam.

Afinal de contas, nada mais é do que a fofoca sobre a vida de alguém. No entanto, a biografia tem um benefício bastante claro, que é contextualizar a vida da pessoa dentro da história social-política no tempo e no espaço que a pessoa viveu.

Ou seja, mais do que uma simples fofoca, a biografia também tem um poder educativo.

O objetivo desse texto é, portanto, explicar o que é e para quê serve uma biografia e como escrevê-la. Vamos lá? 🙂

O que é biografia?

Para começar, é importante entender o conceito de biografia. De forma geral, biografia é um gênero textual que serve para contar a história de vida de alguém.

Em resumo, o texto da biografia é uma fofoca sobre a vida da pessoa, a partir das suas características e sua história, dentro da época e dos lugares que viveu.

É só pensar na biografia do Instagram: claro, ela é uma minibiografia, mas ela serve para dar um panorama prévio sobre quem é a pessoa.

Então, o objetivo central da biografia é compartilhar as experiências e as ações de uma pessoa, em um contexto de tempo e espaço histórico.

Normalmente, a biografia é escrita em primeira ou terceira pessoa e conta a história de alguma pessoa com relevância social ou histórica. Por isso, existem biografias de cantores e artistas famosos, por exemplo.

Mas nada impede que sejam escritas biografias de pessoas não conhecidas, com algum objetivo específico.

Além do mais, as biografias podem ser escritas em formato de livros, de reportagem ou outro tipo de texto. Podem ter sido autorizada pela pessoa ou não.

Qual é a diferença entre biografia e autobiografia?

A diferença entre biografia e autobiografia é bastante simples e diz respeito à pessoa autora do texto.

Como o próprio nome sugere, a autobiografia é a biografia que alguém escreve sobre si própria. Ou seja, em primeira pessoa do singular.

A biografia, por outro lado, é escrita por uma pessoa sobre a vida de alguém. Então, é escrita em terceira pessoa do singular.

O que é minibiografia?

A minibiografia é, portanto, um tipo de biografia mais breve e curta. Normalmente, serve para apresentar apenas um ou dois aspectos relevantes da vida de alguém de forma bastante objetiva.

Hoje em dias, as minibiografias estão bastante famosas por causa das redes sociais. O Instagram, LinkedIn e até o Twitter pedem que as pessoas usuárias se identifiquem com uma minibiografia.

Nesses casos, a ideia da minibiografia deve condizer com o objetivo daquela rede social. Então, se for para o LinkedIn – rede social cujo objetivo é profissional, é importante destacar aspectos importantes da vida profissional.

Se for para o Instagram e para o Twitter, no entanto, a minibiografia pode ter um teor mais divertido, mais criativo e menos formal.

As minibiografias também são utilizadas nas partes internas das capas dos livros. Um exemplo desse tipo é a miniobiografia do Dan Brown no livro O Código Da Vinci:

Dan Brown é formado pelo Amherst College and Phillips Academy e durante anos deu aulas de inglês até conseguir realizar o seu sonho: escrever o tempo inteiro“.

plataforma

Tipos de biografia

As biografias podem ser classificadas a partir de três critérios:

  • Autorização
  • Autoria
  • Extensão do texto

Quanto à autorização, as biografias podem ser autorizadas (ou não!) pela pessoa dona da história. Quando é autorizada, a pessoa autoriza a publicação dos fatos e veta as partes que não deseja compartilhar.

As biografias não autorizadas, por outro lado, são escritas e publicadas sem a autorização da pessoa. Então, normalmente, são alvos de vários processos judiciais e questões de direitos autorais.

Quanto à autoria, como você já sabe, podem ser autobiografias ou biografias. Alguns exemplos de autobiografia são:

  • Uma terra prometida, de Barack Obama;
  • Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou;
  • Rita Lee, de Rita Lee;
  • Eu sou Malala, de Malala Yousafzai;
  • Em busca de mim, de Viola Davis.

Por fim, quanto à extensão do texto, as biografias podem ser completas ou não. Assim, existem biografias que contam a história inteira da pessoa. Ou, pelo menos, um grande recorte da vida. É, portanto, um texto longo.

E também existem as mini biografias, que são textos curtos e diretos, que serve apenas para destacar uma parte importante da vida de uma pessoa.

Atualmente, as mini biografias são bastante utilizadas, seja para contar um pouco da trajetória profissional em currículos e no LinkedIn ou para contar um pouco sobre a vida pessoal em algumas redes sociais.

Características da biografia

As principais características de uma biografia são:

  • Gênero narrativo – isto é, narram a história de vida das pessoas;
  • Contagem dos fatos em ordem cronológica;
  • Relato de fatos marcantes da vida de alguém;
  • Narrativa em terceira pessoa (biografia) ou primeira pessoa (autobiografia);
  • Verossimilhança dos fatos – ou seja, fatos que provavelmente aconteceram de verdade;
  • Deixa claro quais são os períodos da vida em que aconteceram as histórias – na infância, na adolescência, quando começou a trabalhar e por aí vai;
  • Como conta a história da pessoa, a maioria dos verbos é no passado.

Para quê serve uma biografia?

Pois bem. O objetivo principal de uma biografia é contar a história de vida de uma pessoa, a partir de relações com o contexto social e político no tempo e espaço em que viveu.

É possível que o texto sirva apenas para contar a história da pessoa, com cunho puramente artístico e informativo.

No entanto, normalmente, as biografias também têm uma finalidade educativa. Isso porque, claro ,existe a individualidade da pessoa – cuja trajetória de vida está sendo contada. Mas é possível usar essa individualidade em benefício coletivo.

É o que Jonaedson Carino descreve como “fazer com que as experiências, vivências e realizações de um indivíduo sejam apropriadas pela educação, tanto em seu âmbito formal e sistemático – a escola – quanto, especialmente, no sentido educativo mais amplo, influenciando com os exemplos que contém“.

Ou seja, as biografias tanto servem para contar histórias importantes que estudamos na escola, tanto têm um poder educativo para mostrar as lições de vida a partir das experiências que as pessoas viveram.

Além do mais, como se não bastasse, o fator educativo das biografias também envolvem a compreensão da história da pessoa a partir das influências sociais e econômicas.

Então, a partir da história da pessoa dentro do contexto de tempo e espaço, é possível entender o que acontecia na política, na sociedade e na economia daquela época e daquele lugar:

“O espírito do tempo atua sobre todos os indivíduos de uma época […] Toda época oferece uma fisionomia determinada constituída por certos traços gerais aos quais os indivíduos não podem ser subtrair, por mais forte que seja sua personalidade; ao contrário, [o espírito do tempo] alcança neles sua mais alta expressão e se exteoriza na obra das grandes personalidades, nas mais diversas esferas da vida: religião, poesia, filosofia, direito, economia, etc”.

Jonaedson Carino

Sendo assim, as pessoas são também um produto dessa simbiose entre sua época, o momento histórico em que viveram e a própria consciência. E as biografias servem para ilustrar todo esse contexto.

Estrutura de uma biografia

É importante ter em mente que a estrutura de uma biografia depende muito do estilo de escrita da pessoa autora. Cada pessoa escreve em um formato próprio.

Normalmente, segue-se uma ordem cronológica dos fatos. No entanto, muitas pessoas autoras já fizeram inversão dessa ordem por algum motivo específico.

Além disso, as biografias têm funções diferentes: algumas são escritas com objetivo histórico, outras têm objetivo artístico. Isso também influencia na estrutura da biografia.

No entanto, de forma geral, o texto se divide da seguinte forma:

  • Título da biografia – que, na maioria das vezes, compreende o nome da pessoa biografada;
  • Introdução – que inclui informações mais relevantes e gerais da pessoa, como local e data de nascimento;
  • Corpo do texto – com a sequência dos fatos;
  • Conclusão – é o encerramento do relato que, muitas vezes, conta também com considerações finais sobre a importância da pessoa ou da história.

Como fazer uma biografia?

Aqui está um passo a passo para escrever uma biografia:

Definir o objetivo do texto

Como você já viu, as biografias podem ser escritas para diversas finalidades diferentes: tanto para um trabalho acadêmico quanto para publicar e vender.

Então, antes de mais nada, você deve definir o objetivo da sua biografia.

Conhecer o público-alvo

Em seguida, você deve entender quem são as pessoas que você quer que leiam a sua biografia. A partir disso, você pode responder algumas perguntas importantes:

  • Como vai ser a biografia: um artigo, um livro?
  • Qual vai ser o lugar de publicação?
  • Qual vai ser o formato – online ou impresso?

Estudar sobre a vida da pessoa

E aí chega na parte principal da biografia: estudar sobre a vida da pessoa. Você precisa ter informações precisas, verdadeiras e íntimas.

Então, deve procurar por diferentes tipos de fontes de pesquisa:

  • Procure documentos sobre a pessoa;
  • Entrevista pessoas próximas;
  • Leia todos os materiais que já foram escritos sobre a pessoa;
  • Se possível, entreviste a própria pessoa.

Organizar a pesquisa

Depois, é hora de organizar todos os materiais da pesquisa.

Você deve selecionar os acontecimentos mais interessantes e criar uma narrativa atraente para as pessoas que vão ler a biografia.

Pense se você vai contar os fatos em uma ordem cronológica ou não e quais os fatos que realmente interessam para o conteúdo que você quer criar.

Também é importante verificar os aspectos legais da biografia: veja se é necessário algum tipo de autorização e se todas as informações podem ser divulgadas sem problema;

Escrever a biografia

Por fim, mas não menos importante, você deve escrever o texto. Essa talvez seja a parte mais cansativa até aqui.

A pessoa autora tem o poder de escrever a biografia a partir de seu próprio estilo e de acordo com o objetivo do texto. Algumas biografias têm um toque de humor e outras têm um tom dramático ou de suspense, tudo depende de quem está escrevendo e do objetivo final da biografia.

Exemplos de modelos de biografia

Se você quer encontrar inspiração, é ótimo ler outras biografias interessantes para usar como modelo.

É possível encontrar diversos tipos de modelos de biografia que servirão como ótimo exemplo. Existem, inclusive, biografias sobre todos os tipos de pessoas. É só procurar o que mais tem a ver com você.

Aqui estão alguns bons exemplos de modelos de biografia:

  • O diário de Anne Frank, de Anne Frank (autobiografia);
  • Steve Jobs: a biografia, de Walter Isaacson;
  • Notas sobre o luto, de Chimamanda Nzgozi Adichie (autobiografia);
  • Frida: a biografia, de Hayden Herrera;
  • Longo caminho para a liberdade, de Nelson Mandela (autobiografia);
  • Cem dias entre o céu e mar, Amyr Klink (autobiografia);
  • Lula, de Fernando Morais.

Encontre bibliografias na plataforma da mettzer

Não sei se você já conhece, mas a mettzer também é uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor 🙂

O Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Além disso, você pode pesquisar bibliografias de Ciências Humanas para seus trabalhos no Hub da Mettzer. Veja, por exemplo, esse trabalho sobre o histórico da educação no Brasil.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa: o conteúdo do seu trabalho.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste.

custo

Referências

CARINO, Jonaedson. A biografia e sua instrumentalidade educativa. Educação & Sociedade, ano XX, nº 67, 1999.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade