Mini biografia: grandes informações em pequenos espaços

compartilhe

A mini biografia é um gênero textual que serve para contar sua história ou a história vida de alguém. Vem saber mais.


Sumário

  1. O que é uma mini biografia?
  2. Quais as características principais da mini biografia?
  3. Como fazer uma mini biografia?
  4. Fazendo sua mini biografia profissional
  5. Exemplos de mini biografia

Sabemos que quando soltam a famosa frase “fale um pouco sobre você”, pode até dar um arrepio inicial, afinal, falar sobre si mesmo não é uma tarefa fácil.

Em muitas pessoas a insegurança bate e as perguntas ficam soltas na cabeça, como: “o que falar e o que não falar?” “Quais características me definem?” E por fim, “como dizer isso em tão pouco tempo?

Bom, esses são alguns dos vários questionamentos na hora de falar sobre nós mesmos, mas saiba que você pode resumir tudo isso num texto que chamamos de mini biografia

Neste post  falamos sobre o que é uma mini biografia, quais são suas características e como fazer a sua. Vem comigo.

O que é uma mini biografia?

Primeiramente, precisamos falar sobre a biografia. A biografia é um gênero textual que narra sobre a vida de uma pessoa. É através dela que sabemos sobre suas ações e experiências em um contexto de tempo e espaço histórico.

Já a mini biografia não é muito diferente disso, o que difere uma da outra é exatamente o tamanho. Enquanto a biografia pode ser o quão extensa quiser, a mini biografia se resume a um parágrafo.

Bom, aí você se pergunta: “como vou falar da minha vida toda em apenas um parágrafo?”. A resposta é simples, você não vai.

Na mini biografia você precisa pontuar características e momentos marcantes, sempre levando em consideração o contexto em que ela se insere.

Por exemplo, ao fazer uma mini biografia no seu primeiro dia de aula, é importante contar sobre sua formação, o que te levou a escolher aquele curso, quais áreas do curso você se interessa mais.

Já numa entrevista de emprego, é importante falar do seu histórico profissional e competências que mostram que você é a pessoa certa para o cargo.

Mini biografia X Bio

Quando você leu mini biografia é quase certeza que você pensou na “bio” de redes sociais, certo? 

Hoje em dia, as mini biografias são bastante famosas por causa das redes sociais. O Instagram, LinkedIn e até o Twitter pedem que as pessoas usuárias se identifiquem com uma mini biografia.

Nesses casos, a ideia da mini biografia deve condizer com o objetivo daquela rede social. Então, se for para o LinkedIn – rede social cujo objetivo é profissional, é importante destacar aspectos importantes da vida profissional.

Se for para o Instagram e para o Twitter, no entanto, a mini biografia pode ter um teor mais divertido, criativo e menos formal.

Quais as características principais da mini biografia?

Como você viu, as características de uma mini biografia são basicamente as mesmas de uma biografia convencional. A maior diferença é apenas no tamanho, mas para te lembrar, as características são:

  • Gênero narrativo – isto é, narram a história de vida das pessoas;
  • Contagem dos fatos em ordem cronológica;
  • Relato de fatos marcantes da vida de alguém;
  • Narrativa em terceira pessoa (biografia) ou primeira pessoa (autobiografia);
  • Verossimilhança dos fatos – ou seja, fatos que realmente aconteceram de verdade;
  • Deixa claro quais são os períodos da vida em que aconteceram as histórias – na infância, na adolescência, quando começou a trabalhar e por aí vai;
  • Como conta a história da pessoa, a maioria dos verbos é no passado.

Como precisa ser um texto mais curto, é interessante você abordar suas informações mais relevantes.

Conforme o modelo adotado, pode constar a experiência profissional ou se for o caso algumas histórias da família, de infância, de trajetória e etc.

plataforma

Como fazer uma mini biografia?

Agora que você entendeu o que é e quais as principais características da mini biografia, é hora de colocar a mão na massa. 

Para fazê-la temos alguns desafios, como: falar sobre si e suas competências de forma breve e fácil compreensão. Para isso separei algumas dicas para você:

Pense no público

Como você sabe, mesmo com o espaço reduzido, existem diversas formas de escrever uma mini biografia. O conteúdo dela depende muito do interlocutor do texto, ou seja, seu público. 

Quando você sabe com quem está falando, você pode filtrar melhor a mensagem que você quer entregar, por exemplo, na biografia profissional é muito importante que você tenha uma linguagem mais formal e foque em assuntos de sua carreira. 

Faça uma listagem de pontos a serem falados

Como você tem um espaço muito curto para escrever, é preciso fazer escolhas. Para fazer uma biografia curta é importante que você liste o que você precisa inserir nela, e depois indicar a prioridade de cada tópico. 

Mas no geral, a primeira informação que precisam saber é o seu nome, então comece por ele. 

Abaixo listei alguns pontos importantes que você pode colocar em sua mini biografia:

  • Idade;
  • Local;
  • Profissão;
  • Empresa em que trabalha ou trabalhava;
  • Grau acadêmico (e curso de formação);
  • Suas habilidades;
  • Conquistas (prêmios, participação em projetos, etc);
  • Valores e objetivos.

Mostre sua personalidade

Independente se for uma mini biografia para aula ou para meio profissional, é importante que você mostre sua personalidade, afinal, nem tudo se limita ao mercado de trabalho, né? 

Por isso, compartilhe seus interesses, como um hobby ou um detalhe da sua vida que te marcou. Ah, preferencialmente que isso seja contado no final da mini biografia. Assim, você não tira o foco das informações mais importantes.

Não existe jeito certo

Existem inúmeros modelos disponíveis que podem te ajudar a escrever sua mini biografia (aliás, temos modelos para você seguir). Porém, quando falamos sobre a vida e história de uma pessoa, não tem um jeito certo de escrever.

Suas experiências e competências não são iguais as das outras pessoas, então, não leve os modelos ao pé da letra, veja o que geralmente é utilizado nos modelos e conte sua versão da história.

Fazendo sua mini biografia profissional

A mini biografia profissional, se diz respeito ao currículo ou à candidatura a vagas de emprego, geralmente é a primeira impressão que a pessoa recrutadora terá de você.

Nela é importante que você destaque tópicos como: suas realizações, principais competências, habilidades e objetivos profissionais.

Dependendo do seu público e objetivos, sua biografia pode destacar seus interesses pessoais, suas realizações profissionais ou uma mistura de ambos.

Aqui estão alguns dos elementos que uma biografia curta profissional pode incluir:

  • Cargo ou local de trabalho;
  • Diploma universitário e outras qualificações;
  • Cidade natal ou cidade de residência;
  • Objetivos pessoais ou profissionais;
  • Declaração de missão e valores;
  • Habilidades e conhecimentos;
  • Interesses e hobbies.

Exemplos de mini biografia

Como você viu, a mini biografia não é um bicho de sete cabeças. Mas agora, para você entender melhor, separei alguns exemplos de biografias curtas que podem te ajudar a escrever a sua:

“Meu nome é Matheus, designer sênior há 5 anos, e nesse tempo, consegui entregar trabalhos para empresas renomadas no mercado de tecnologia. Sou pós-graduado em UX Design e atualmente procuro me envolver mais na área”.

“Meu nome é Leticia, editora audiovisual. Sou recém formada em Rádio e TV pela USP, com foco em pós-produção. Durante meus estudos, realizei meu estágio em uma empresa norte-americana e fui premiada no Festival de curta metragens”.

Conte com a Mettzer em seus trabalhos

Se você ainda não conhece a Mettzer, chegou a hora. Você vai perceber que somos uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

Para começar, a Mettzer tem diversos tipos de modelos de trabalhos prontos: desde modelo de fichamento até modelo de TCC.

Fica muito mais fácil começar o trabalho e não esquecer nenhum elemento importante da estrutura.

Em suma, a  Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu trabalho.

Sem contar que você também pode fazer as suas anotações das aulas online no editor da Mettzer. Assim, é possível criar, organizar e carregar suas anotações para qualquer lugar.

Afinal de contas, você pode acessar o editor de qualquer dispositivo: no aplicativo ou no navegador. De qualquer computador ou celular. É só digitar seu e-mail e sua senha de acesso.

E a melhor parte: você não precisa pagar nada por isso. As anotações de aula fazem parte do nosso plano gratuito.

Se interessou? Você pode experimentar de forma gratuita 🙂

Perguntas frequentes

Qual o tamanho de uma minibiografia?

Ela precisa ser curta e concisa, então, um parágrafo é o suficiente para apontar seus principais acontecimentos.

O que escrever em uma minibiografia?

Para escrever uma biografia curta você precisa focar em pontos marcantes que aconteceram com você.

Como fazer uma minibiografia?

A mini biografia segue a mesma estrutura de uma biografia comum, mudando somente o tamanho do texto.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade