Tudo sobre parágrafo de um texto — do conceito até a estrutura

compartilhe

Fique por dentro de todos os detalhes de um parágrafo no texto: o que é, como identificar, os tipos e exemplos.


Sumário

  1. O que é parágrafo?
  2. Como identificar um parágrafo do texto?
  3. Exemplos de parágrafos
  4. Qual é o significado do símbolo de parágrafo (§)?
  5. Vantagem de usar parágrafos no texto
  6. Estrutura de um parágrafo
  7. Como fazer parágrafo no Word?
  8. Tipos de parágrafos
  9. A Mettzer pode te ajudar a fazer seu trabalho

A gente sabe que as regras para escrever uma redação não são tão simples assim. Especialmente se o texto é para algum trabalho ou prova. Fica muito difícil ficar por dentro de todos os detalhes importantes, né?

Nesse contexto, os parágrafos são elementos essenciais na estrutura de um texto. Afinal de contas, a partir deles é possível estruturar e organizar as ideias da redação.

Sem contar que eles são fundamentais para criar coesão e coerência entre todas as frases e tópicos do texto.

Pois bem. Pensando nisso, esse artigo vai direto ao ponto para te explicar tudo sobre parágrafos: o que é, quais os tipos, como identificar, estrutura e exemplos.

Não ficou nenhum detalhe de fora. Vamos lá?

O que é parágrafo?

Antes de passar para a parte prática, para entender a questão de forma completa, é importante retomar o conceito de parágrafo.

Pois bem. De forma geral, o parágrafo é toda divisão do texto. Ou seja, é uma estrutura textual que compreendem uma ideia do texto.

De forma prática, o texto completo representa um conjunto inteiro em si — formado por frases que se relacionam por elementos de coesão e de coerência.

Quer dizer, as ideias de um parágrafo se prendem em um mesmo grupo de ideias e centro de interesse. Sendo assim, o parágrafo é uma unidade de sentido.

Nesse conjunto, os parágrafos são os blocos de frases que integram a redação completa. Cada parágrafo compreende uma ideia e todos os parágrafos se alinham para, em conjunto, completarem a tese principal do texto.

modelo de artigo

Como identificar um parágrafo do texto?

De forma visual, o parágrafo começa a partir de um recuo em relação à margem esquerda do texto. Isto é, existe um recuo diferente em relação às outras frases.

Além do mais, o parágrafo é um conjunto de frases que divide o texto em vários blocos. Essa divisão acontece a partir de critérios semânticos. Ou seja, um parágrafo termina quando termina uma ideia para começar outra.

A indicação do fim do parágrafo é a pontuação final da última frase e a mudança para outra linha — que representa o início de um parágrafo.

Exemplos de parágrafos

Para ajudar na compreensão do que é parágrafo, vou usar um trecho do livro “Torto Arado” do autor Itamar Vieira Junior:

< parágrafo 1 > Anos depois do acidente que emudeceu uma de suas filhas, meu pai, incentivado por Sutério, havia convidado o irmão de minha mãe para residir em Água Negra. O gerente queria trazer gente que “trabalhe muito” e “que não tenha medo de trabalho”, nas palavras de meu pai, “para dar seu suor na plantação”.

< parágrafo 2 > Para convencê-lo, meu pai disse que o arrozal era bom de trabalhar. Que ali chovia, tinha terra boa, que, “olha”, abria os braços mostrando a roça e o quintal, mostrando a mata ao seu redor, “aqui não nos falta nada”. “Você tem os meninos, isso é de ajuda. Tem um passarinho preto miudinho assim”, mostrava as falanges dos dedos dando a dimensão aproximada da praga, “que ataca o arrozal de manhã cedo”.

< parágrafo 3 > Eu e Belonísia, estranhamente, já que estávamos cada vez mais próximas, nos dispersávamos nesses momentos, talvez de forma irrefletida, para disputar a atenção de Severo. Domingas e Zezé se ocupavam com brincadeiras com os menores, enquanto nós, quase adolescentes, descobríamos aos poucos o interesse que um menino podia despertar em duas moças com seios despontando nos vestidos, ancas se firmando e o perfume do corpo abundando como nunca.

Qual é o significado do símbolo de parágrafo (§)?

O símbolo de parágrafo, representado por §, formam dois ésses (s) entrelaçados. Os dois ésses se referem às iniciais das palavras em latim signum sectionis, que significa um sinal de separação.

De fato, como você já sabe, o parágrafo dá a ideia de separação e organização das ideias dentro de um texto.

Esse sinal aparece bastante na indicação de divisão em artigos de leis. Por exemplo:

Art. 5º da Constituição Federal. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

§1º As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.

Quando o artigo da lei tem apenas um parágrafo, não se deve usar o símbolo de parágrafo (§), mas a indicação por extenso “parágrafo único“.

Vantagem de usar parágrafos no texto

Na escrita de redações — inclusive, na redação do ENEM, aconselha-se usar parágrafos curtos ou médios. Em geral, é importante evitar parágrafos longos, especialmente porque podem dispersar a atenção de quem está lendo.

Além do mais, outro ponto importante é existir coesão e coerência, tanto entre as frases do parágrafo quanto entre os diferentes parágrafos de um texto.

A objetivo principal deve ser de que, através de elementos coesivos, as ideias de um texto não fiquem soltas ou descontextualizadas.

Sendo assim, o uso correto de parágrafos permite organizar as ideias do texto e estruturá-lo a partir das diferentes teses.

Ainda, os parágrafos também fazem que o texto fique mais escaneável. Ou seja, mais agradável e fácil de ler e compreender.

Estrutura de um parágrafo

De forma geral, a estrutura de um parágrafo compreende três elementos principais:

  • Tópico frasal: é a frase que representa a ideia central do parágrafo de forma clara e assertiva. Ela indica a mensagem central que o parágrafo aborda.
  • Desenvolvimento: é a parte intermediária do parágrafo que dá seguimento e contexto ao tópico frasal. Na prática, o desenvolvimento aprofunda a ideia do tópico frasal com informações importantes.
  • Conclusão: é o desfecho da ideia do parágrafo.

Exemplo:

Pense no seguinte parágrafo sobre dissertação de mestrado:

“A dissertação é um trabalho acadêmico stricto sensu que se destina à obtenção do grau acadêmico de mestre ou de mestra. Diferente da tese, a dissertação não precisa abordar necessariamente temas e métodos inéditos. Mas deve-se demonstrar a habilidade em realizar a pesquisa científica e contribuir para a produção de conhecimento na área de formação”.

A estrutura desse parágrafo é composta da seguinte forma:

  • Tópico frasal: A dissertação é um trabalho acadêmico stricto sensu que se destina à obtenção do grau acadêmico de mestre ou de mestra.
  • Desenvolvimento: Diferente da tese, a dissertação não precisa abordar necessariamente temas e métodos inéditos.
  • Conclusão: Mas deve-se demonstrar a habilidade em realizar a pesquisa científica e contribuir para a produção de conhecimento na área de formação.

Como fazer parágrafo no Word?

Para fazer parágrafo no Word é muito simples. Basta seguir esse passo a passo:

  1. Em “página inicial”, clique com o botão direito no estilo “Normal”.
  2. Depois, escolha a opção “modificar”.
  3. Em seguida, selecione “formatar” e escolha “parágrafo”.
  4. Em “recuos e espaçamentos”, selecione a “primeira linha”.
  5. Depois é só selecionar “ok” para confirmar.

De forma manual, você pode usar a tecla “tab” do seu teclado para fazer o recuo sempre que for iniciar um novo parágrafo.

Tipos de parágrafos

A classificação dos tipos de parágrafos decorre na função desse elemento na estrutura do texto. Sendo assim, é possível dividi-los em:

  • Introdução: se referem aos parágrafos do início do texto — em geral, um ou dois parágrafos, que correspondem, de fato, à introdução.
  • Desenvolvimento: são os parágrafos intermediários, que acrescentam contexto, aprofundamento e detalhes no assunto do texto. Em geral, são os parágrafos que existem em maior quantidade no texto.
  • Conclusão: são os últimos parágrafos do texto, que auxiliam a retomar o que foi dito e a construir o desfecho da ideia.

Essa representação do Brasil Escola do Portal Uol auxilia muito a entender essa classificação:

Fonte: Brasil Escola

A Mettzer pode te ajudar a fazer seu trabalho

Não sei se você sabe, mas a Mettzer é um ferramenta que pode te ajudar na sua vida acadêmica.

Para começar, você precisa pesquisar suas referências bibliográficas em uma base de dados confiável e bem qualificada. Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?

Mas eu tenho uma boa notícia: a gente pode te ajudar nisso.

A plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada.

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade