Entender e ser entendido: veja nossas dicas de como fazer um texto explicativo

compartilhe

O texto explicativo serve para dar instruções, assim como uma receita de bolo. Quer entender mais sobre esse tipo de texto?


Sumário

  1. O que é um texto explicativo?
  2. Exemplo de texto explicativo
  3. Características principais do texto explicativo
  4. Qual a diferença entre um texto explicativo e texto prescritivo?
  5. Como fazer um texto explicativo?
  6. Perguntas frequentes

É possível que você já tenha se deparado com uma receita de bolo e um manual de instruções, certo?  Você deve ter notado que esses textos compartilham muitas semelhanças.

Ambos são exemplos de textos explicativos, também conhecidos como textos injuntivos, ou seja, textos que fornecem instruções à pessoa leitora. Essa é a característica fundamental desse tipo de texto.

Neste artigo, iremos explorar o conceito de texto explicativo, destacando suas principais características. Além disso, oferecemos dicas valiosas para a redação de um texto explicativo eficaz. Vamos começar? 🙂

O que é um texto explicativo?

Os textos explicativos são um tipo de texto que têm o objetivo de fornecer orientações, informações, assistência, conselhos e recomendações. Com esse propósito, eles abrangem desde a sequência de ações que devem ser executadas até a orientação sobre como agir.

Para cumprir essa finalidade, os textos explicativo fazem uso da ordem, do conselho e da exigência, sendo assim, o tempo verbal mais utilizado nesse tipo de texto é o imperativo, pois transmite essa intenção através das ações solicitadas.

Exemplo de texto explicativo

Como você viu, os textos explicativos são aqueles que têm o propósito de fornecer instruções, orientações ou recomendações para que . Alguns exemplos comuns de textos explicativos são:

  • Receitas culinárias: Textos que apresentam passo a passo para preparar pratos específicos.
  • Manuais de instruções: Textos que explicam como usar ou montar um produto, como um aparelho eletrônico ou um móvel.
  • Guias de utilização: Textos que fornecem orientações sobre o uso adequado de algo, como guias de estilo de redação ou guias de uso de software.
  • Tutoriais: Textos ou vídeos que ensinam como realizar uma tarefa específica, como tutoriais de maquiagem, programação, artesanato, entre outros.
  • Regulamentos e normas: Textos que estabelecem regras e procedimentos a serem seguidos, como regulamentos de condomínios, normas de trânsito, entre outros.
formatação

Características principais do texto explicativo

Como você já sabe, é um texto que tem características bastante particulares. Em geral, as principais características do texto explicativo são:

  • Serve para instruir e educar a pessoa leitora;
  • Conteúdo basicamente instrucional;
  • Uso de linguagem simples e objetiva;
  • Uso de verbos no modo imperativo (faça, coloque, mexa) ou infinitivo (colocar, mexer, assar);
  • Sujeito indeterminado;
  • O foco da explicação é sobre uma ação;
  • Em geral, é dividido em tópicos

Além do mais, para que seja de fato explicativo, o texto deve seguir uma ordem de ações que, ao final, levem a um resultado satisfatório.

Qual a diferença entre um texto explicativo e texto prescritivo?

É comum que as pessoas confundam o texto explicativo e o texto prescritivo. Afinal de contas, esses dois tipos de textos têm, de forma geral, as mesmas características.

Ambos servem para instruir e orientar as pessoas que estão lendo, através de tópicos e verbos no imperativo.

No entanto, há uma diferença essencial entre eles: a obrigatoriedade das instruções. No texto prescritivo, as instruções são obrigatórias, sob alguma penalidade ou consequências graves se não cumpridas.

Um exemplo de texto prescritivo são as leis. As leis fornecem instruções para as pessoas cidadãs sobre como devem agir. Essas instruções não são facultativas. Caso as pessoas não as sigam, podem ser penalizadas.

Outro exemplo são as instruções para procedimentos médicos. Se as pessoas não as seguirem, podem colocar um paciente em risco.

As instruções do texto explicativo, por outro lado, não possuem nenhuma obrigatoriedade. Uma receita pode oferecer instruções sobre um ingrediente específico ou a ordem de preparo para o bolo ficar mais fofinho. 

No entanto, a pessoa pode escolher segui-la ou não, sem grandes consequências.

Como fazer um texto explicativo?

Agora que você já sabe o que é e quais as características de um texto explicativo, vamos às dicas de como escrevê-lo.

Use uma linguagem simples e objetiva

Para iniciar, é importante utilizar uma linguagem simples, clara e direta ao escrever. Evite o uso de palavras que possam causar ambiguidade e confundir quem está lendo.

Tenha em mente que o objetivo principal do texto é fornecer instruções para uma determinada atividade. Portanto, é essencial facilitar ao máximo a compreensão dessas instruções.

Use verbos no imperativo

Os textos explicativo usam, na maioria das vezes, verbos no imperativo. É uma forma de indicar com clareza as ações que devem ser feitas, sem causar dúvidas.

É importante você deixar à disposição da pessoa leitora outras formas diferentes de fazer e alcançar o resultado final.

Deixe claro para a pessoa que ela pode fazer escolhas, quando existir essa opção.

Conte com a Mettzer em seus trabalhos acadêmicos

Sabia que a Mettzer é a maior aliadas dos estudantes?

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas científicas de formatação.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso: você pode usar a tecnologia a seu favor.

Mettzer é a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico.

Ou seja, nós integramos todo fluxo do trabalho acadêmico de ponta a ponta: desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.

editor de texto da Mettzer é o melhor do mercado, que formata de forma automática qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 

Perguntas frequentes

Qual a importância de um texto explicativo?

Um texto explicativo desempenha um papel fundamental na transmissão de conhecimento e informação. Ele permite que o leitor compreenda conceitos, processos e informações de forma clara e detalhada. Além disso, um texto explicativo pode facilitar o aprendizado, fornecer orientações e esclarecer dúvidas sobre determinado assunto.

Como tornar um texto explicativo mais compreensível?

Para tornar um texto explicativo mais compreensível, é importante utilizar uma linguagem clara, evitando termos técnicos desnecessários e explicando conceitos complexos de forma simples e objetiva. Utilize exemplos e ilustrações para facilitar a compreensão do leitor. Além disso, é importante organizar as informações de forma lógica e estabelecer uma sequência coerente de ideias.

Como organizar um texto explicativo?

A organização de um texto explicativo geralmente segue uma estrutura lógica. Recomenda-se iniciar com uma introdução que apresente o assunto e estabeleça a relevância do tema. Em seguida, desenvolva o conteúdo explicando os conceitos principais de forma clara e detalhada. Utilize parágrafos para separar as ideias e estabelecer uma sequência coerente. Por fim, faça uma conclusão que recapitule os pontos principais abordados no texto.

compartilhe

1 comentário em “Entender e ser entendido: veja nossas dicas de como fazer um texto explicativo”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade