Você sabe qual é a tipologia textual ideal para o seu texto? 

compartilhe

A tipologia textual abrange 5 tipos de textos diferentes — narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e argumentativo. Entenda como funciona cada um deles.


Sumário

  1. O que é tipologia textual?
  2.  Quais as características das tipologias textuais?
    • Tipologia narrativa
    • Tipologia descritiva
    • Tipologia dissertativa
    • Tipologia expositiva
    • Tipologia injuntiva
  3. A diferença entre tipologia textual e gêneros textuais
  4. A importância de escrever um bom texto em seus trabalhos
  5. Dicas para escrever todos os tipos de textos

Também conhecido como tipos textuais ou tipos de texto, a tipologia textual são as diferentes formas que um texto pode manifestar, visando principalmente, às diferentes intenções comunicativas.

De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: tipo narrativo, tipo descritivo, tipo dissertativo, tipo expositivo e tipo injuntivo.

Neste artigo você vai ver a tipologia textual de cada tipo de texto e suas principais características. Além disso, terá algumas dicas para te ajudar a escrever o que você precisa. Vem comigo.

O que é tipologia textual?

Tipologia textual são os diferentes tipos de textos criados em determinados contextos, que dependem da intenção e necessidade de comunicação.

Ou seja, esse tipo de classificação de um texto depende do seus aspectos sintáticos, tempos verbais empregados, objetivo comunicativo, etc. 

Por exemplo: notícias de TV são compostas por tipos textuais, para escrevê-lo é necessário o uso do tipo textual expositivo. Geralmente, a maioria dos textos são formados por mais de uma tipologia textual. 

Como você viu, a tipologia textual é dividida em cinco tipos de texto:

  • Tipologia narrativa
  • Tipologia descritiva
  • Tipologia dissertativa
  • Tipologia expositiva
  • Tipologia injuntiva

 Quais as características das tipologias textuais?

Agora que você entendeu o que é tipologia textual e quais são os tipos de texto que ela abrange, é hora de entender as características principais de cada tipologia. Vem comigo:

Tipologia narrativa

Na literatura existem inúmeros tipos de texto. Um dos mais utilizados é o texto narrativo

Esse tipo de texto tem a função de contar uma história, no qual existe um enredo onde as ações dos personagens são desenvolvidas pelo tempo e espaço.

Assim, o texto narrativo precisa conter uma estrutura básica composta por:

  • Apresentação: é a introdução do seu texto, onde você apresenta as principais características do texto, como: personagens, tempo e espaço. 
  • Desenvolvimento: é onde as ações dos personagens se desenvolvem a partir de uma sequência de acontecimentos movidos pelo tempo e espaço da narrativa.
  • Clímax: é o ponto forte da sua narrativa, geralmente quando ocorre a reviravolta
  • Desfecho: é a parte final da narrativa, onde você revela o destino das personagens.

Características principais da tipologia narrativa

As características principais da tipologia narrativa é o que chamamos de 5 elementos da narrativa, que é composto por:

  • Enredo: é o que vai designar sua história. De acordo de como vai ser contado, pode ser classificado em dois tipos: enredo linear (cronológico) e enredo não linear (não cronológico);
  • Narrador: existem três tipos de narrador, o observador (que não faz parte da história, somente conta), narrador personagem (que está inserido na história) e narrador onisciente (o narrador que sabe tudo da trama, por exemplo, sentimentos de personagens, pensamentos, etc.);
  • Personagens: são eles quem vão fazer parte da história, podendo separar entre personagens principais e personagens secundários;
  • Tempo: marca o momento em se desenvolve a trama;
  • Espaço: representa o local onde a história se desenrola.

Onde posso encontrar esse tipo de texto?

Você encontra o texto narrativo em diversos gêneros textuais, como: 

  • romances;
  • novelas;
  • contos;
  • fábulas;
  • crônicas.

Exemplo de texto narrativo

Para você entender melhor, veja um exemplo de texto narrativo. Abaixo, acompanhe a fábula “A raposa e as uvas”:

Uma raposa estava com fome e viu um delicioso cacho de uvas pendurado numa parreira. Decidida, fez vários esforços para alcançá-la, mas não conseguiu cumprir a missão. Foi aí que, com ar de desdém, resolveu ir embora, afirmando: “Estão verdes”.

Tipologia descritiva

A tipologia descritiva tem como objetivo descrever as características de uma pessoa, objeto ou ideia. Esse tipo de texto faz com que a pessoa leitora idealize a imagem passada através da escrita.

Como todo texto, também é preciso seguir uma estrutura, que se baseia em:

  • Introdução: apresentação sobre quem ou o que será descrito;
  • Desenvolvimento: realização da descrição
  • Conclusão: fechamento do texto.

Existem duas maneiras de utilizá-la, com a descrição objetiva e subjetiva.

Na descrição objetiva não há juízo de valor ou opinião. A imparcialidade é a principal característica desse tipo de descrição. Tem o objetivo de apontar de maneira verossímil os atributos de alguma coisa (alto, baixo, escuro, claro, grande, pequeno)

Já a descrição subjetiva é o contrário, a opinião de quem está descrevendo aparece de forma muito clara. Assim, tem o objetivo de influenciar a pessoa leitora através de um juízo de valor sobre o que está sendo descrito. 

Vejamos um exemplo:

  • Descrição objetiva: O Museu de Arte de São Paulo está repleto de obras de arte. (Não há opinião sobre o que é observado).
  • Descrição subjetiva: O Museu de Arte de São Paulo está repleto de artes belíssimas e recomendo muito. (Pelo uso dos adjetivos, é visível as impressões da pessoa autora).

Características principais da tipologia descritiva

Como você viu, esse tipo de texto deve apresentar impressões de algo para a pessoa leitora.

Assim, os elementos básicos do texto descritivo são:

  • A apresentação do que você quer descrever;
  • A descrição propriamente dita, que pode ser objetiva (realista) ou subjetiva (impressões pessoais da pessoa autora).

Onde é possível encontrar esse tipo de texto?

O texto descritivo está presente em muitos gêneros textuais, mas podemos ver uma forte presença de descrição em:

Exemplo de texto descritivo

Como você viu, o texto descritivo precisa descrever algo para que a pessoa que está lendo tenha uma imagem daquilo, um bom exemplo é a Carta de Pero Vaz de Caminha, veja um trecho:

Tipologia dissertativa

Na tipologia dissertativa, o texto tem o objetivo de defender uma ideia baseada na argumentação e desenvolvimento de um tema. Quem escreve precisa persuadir o leitor com opiniões e fatos ou simplesmente apresentar um tema ou assunto.

Sua estrutura também é bem simples, pois, se divide em três partes, que são:

  • Introdução: você apresenta sua ideia ou assunto que será dissertado;
  • Desenvolvimento: é a maior parte do texto, em que você apresenta seus argumentos a favor ou contra o tema;
  • Conclusão: geralmente, na conclusão você propõe uma nova ideia, que pode ser a solução do tema proposto.

Características principais da tipologia dissertativa

Esse tipo de texto pode ser classificado de duas formas:

  • Dissertativo expositivo: Não tem intenção de persuadir o leitor, usa-se apenas como exposição de ideias. 
  • Dissertativo argumentativo: você precisa convencer a pessoa que está lendo seu texto, logo, é indispensável o uso de argumentação e contra argumentação.

Independente de como você escrever, esse tipo de texto depende da apresentação de argumentos, justificativas, conceitos, exemplos, dados, conceitos filosóficos, etc. Lembre-se de usar a argumentação no desenvolvimento do seu texto.

Onde é possível encontrar esse tipo de texto?

A função do texto dissertativo é esclarecer e informar o leitor sobre um determinado tema. Geralmente, você encontra esse tipo de texto em:

Exemplo de texto dissertativo

Como você viu, o texto dissertativo está muito presente na vida acadêmica, e até mesmo antes dela, como por exemplo a redação do ENEM, visto isso, trouxe uma matéria que contém diversas amostras deste tipo de texto, confira:

Redação no Enem: g1 reúne 80 exemplos de textos nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio.

plataforma

Tipologia expositiva

A tipologia expositiva fornece fatos de uma forma educacional e objetiva. Então, apresenta um tema a partir de vários recursos, como definição, descrição, comparação, informação e enumeração. E assim, discutir e explicar sobre um determinado tema.

Visto isso, esse tipo de texto se classifica em duas categorias:

  • Texto informativo-expositivo: passa informações, sem que haja juízo de valor.
  • Texto expositivo-argumentativo: foca na argumentação de um determinado tema, em defesa da própria opinião.

Características principais da tipologia expositiva

Para escrever esse tipo de texto, você precisa oferecer informações e argumentos a partir de um conhecimento objetivo, ou seja, é necessário um levantamento de dados confiável. 

Assim, você vai conseguir expor informações corretas e úteis sobre o tema escolhido,  com a intenção de expor pontos de vista, ideias e conhecimento. 

Lembre-se que no final da leitura, o texto expositivo precisa acrescentar algo ao leitor, e também, você não precisa de fato convencer ele da sua ideia, pois o intuito é expor ela.

Onde é possível encontrar esse tipo de texto?

O texto expositivo está em todos os campos de conhecimento do mundo acadêmico como em seminários, entrevistas, mas também é visto em redes sociais, jornais, revistas e até verbete de dicionário.

Exemplo de texto expositivo

Um bom exemplo são os artigos de jornais, pois, além de trazer informações, ele também organiza ideias e apresenta seu ponto de vista sobre determinado assunto.

Tipologia injuntiva

Essa tipologia é feita para explicação e método para realizar algo. Logo, é muito utilizado os verbos no modo imperativo, para que assim, indique uma ordem ou ação.

Geralmente não há marcas de pessoalidade e também são textos mais curtos.

Características principais do texto injuntivo

Como o texto injuntivo é feito para determinar ações. Assim, é preciso que se use verbos no imperativo para evidenciar uma atitude ou ação a ser tomada pela pessoa leitora.

Ou seja, você precisa instruir/educar quem está lendo.

Onde é possível encontrar esse tipo de texto?

O texto injuntivo está presente em gêneros textuais que possuem como característica principal a orientação ao seu leitor, como:

  • Manuais de instrução
  • Receitas de cozinha
  • Guias de viagem 
  • Propaganda
  • Regulamento

Exemplo de texto injuntivo

Como o básico desse tipo de texto é a instrução, logo, um bom exemplo são as receitas de cozinha. Como essa de café tradicional, aliás, já pode usá-la pra tomar aquele cafezinho antes de estudar.

A diferença entre tipologia textual e gêneros textuais

As tipologias textuais são textos que possuem estrutura fixa e objetivos bem definidos, como: contar uma história, descrever uma paisagem, apresentar uma ideia, ensinar algo, e por aí vai. 

Então, como você viu, essas estruturas e objetivos se classificam em cinco tipos: narração, descrição, exposição e injunção. 

Já os gêneros textuais são textos determinados por essas tipologias, ou seja, pela intenção comunicativa e contexto. 

Por exemplo, veja essa receita de como fazer café:

Ingredientes

  • 3 xícaras de água
  • 3 colheres (sopa) cheias de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de pó de café toko
  • 1 filtro de papel

Modo de preparo

  • Em uma chaleira coloque a água e o açúcar.
  • Em um suporte para filtro, coloque o filtro e o pó.
  • Quando ferver a água doce despejar sobre o pó, que passará pelo filtro caindo diretamente na garrafa ou bule. Sirva a seguir.

De acordo com o exemplo acima, temos:

  • Tipologia textual utilizada: injunção
  • Gênero textual utilizado: receita culinária

A importância de escrever um bom texto em seus trabalhos

No meio acadêmico a escrita é a melhor fonte de informação. Ou seja, é necessário que você saiba escrever um bom texto, sendo coeso e coerente. 

Isso porque, além de indicar um bom raciocínio e domínio de variados assuntos, também ajuda na sua capacidade de compreensão e articulação de ideias. 

Por isso, quem se dá bem com a escrita consegue se expressar de forma mais clara, organizar melhor as ideias e os pensamentos, evitar os duplos sentidos e passar mais confiança em seu texto.

Assim, escrever bem se tornou uma habilidade essencial para aqueles que desejam se destacar no meio acadêmico e também no mercado de trabalho.

Quer começar a escrever melhor? É só seguir nossas dicas.

Dicas para escrever todos os tipos de textos

Agora que você viu os tipos de textos existentes, é hora de começar a escrevê-los.

Veja nossas dicas para você começar a escrever o que quiser.

Leia de tudo

Como você viu, existem diversos gêneros textuais que são carregados de tipos de texto, ou seja, leia sempre que possível. Assim, você irá se acostumar com a escrita de qualquer texto. Aproveite nossos tópicos de tipos de texto e separe alguns para sua leitura.

Comece escrevendo sobre o que você gosta

Sim, existem diversos tipos de texto, mas com certeza você tem um favorito. Então, para começar a escrever seus textos, dê atenção a aqueles que você vai gostar de escrever. 

Assim, você pode se sentir mais à vontade ao treinar a escrita.

Seja objetivo

É importante que você saiba escrever sem o famoso “encher linguiça”. Vá direto ao ponto e escreva somente o necessário em seu texto.

Peça feedbacks

Pedir para as pessoas ler seu texto é muito importante, afinal, você precisa que as pessoas leitoras entendam seu texto. 

Um amigo, professor ou colega de trabalho pode encontrar possíveis erros, além de dar opiniões valiosas sobre o conteúdo.

Conte com a Mettzer em seus trabalhos acadêmicos

Se você ainda não conhece a Mettzer, chegou a hora. Você vai perceber que somos uma ótima aliada de universitários.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografiadissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor.

Para começar, a Mettzer tem diversos tipos de modelos de trabalhos prontos: desde modelo de fichamento até modelo de TCC.

Fica muito mais fácil começar o trabalho e não esquecer nenhum elemento importante da estrutura.

Em suma, a  Mettzer tem o melhor editor de texto do mercado, que formata, de forma automática, qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu trabalho.

Sem contar que você também pode fazer as suas anotações das aulas online no editor da Mettzer. Assim, é possível criar, organizar e carregar suas anotações para qualquer lugar.

Afinal de contas, você pode acessar o editor de qualquer dispositivo: no aplicativo ou no navegador. De qualquer computador ou celular. É só digitar seu e-mail e sua senha de acesso.

E a melhor parte: você não precisa pagar nada por isso. As anotações de aula fazem parte do nosso plano gratuito.

Se interessou? Você pode experimentar de forma gratuita 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade