Receita para uma carta argumentativa: exemplos e dicas para sua redação

compartilhe

A carta argumentativa é um gênero de escrita que exige do aluno a investigação de um tema; coletar, gerar e avaliar evidências; e estabelecer uma posição sobre o tema de forma concisa.


Sumário

  1. O que é uma carta argumentativa?
  2. Qual o objetivo da carta argumentativa?
  3. Características da carta argumentativa
  4. Estrutura da carta argumentativa
  5. Como escrever um argumento convincente?
  6. Passo a passo para escrever sua carta argumentativa
  7. Dicas para escrever sua carta argumentativa
  8. Exemplo de carta argumentativa

Para escrever uma carta argumentativa, você precisa de mais do que apenas sua opinião para que você seja ouvido. Mesmo o argumento mais forte não pode ser convincente se não for estruturada adequadamente, e reforçada com argumentos e fatos sólidos.

Mas calma, não é tão difícil quanto parece.

Neste post você vai aprender quais elementos sua carta argumentativa deve ter e também como estruturá-la.

O que é uma carta argumentativa?

Uma carta argumentativa é um tipo de texto no qual a pessoa assume sua posição sobre um problema

Numa boa carta argumentativa, a pessoa que escreve busca persuadir os leitores a entender o seu ponto de vista sobre um determinado assunto, isso, apresentando seu raciocínio e fornecendo evidências para apoiá-lo, afinal, você não quer colocar Fake news no seu texto, né? 

A carta é uma tarefa comum para alunos do ensino médio e também para pessoas universitárias.

Qual o objetivo da carta argumentativa?

Esse gênero textual é muito importante para a sociedade, pois, através dele os alunos podem opinar sobre os mais diferentes assuntos, defender seu ponto de vista e verbalizar argumentos a destinatários específicos, como representantes públicos, instituições, jornais etc. 

Em suma, a carta permite que a pessoa autora se expresse sobre os problemas atuais da sociedade e tenta convencer a pessoa leitora sobre a urgência do problema em questão, isso, utilizando da persuasão e argumentação.

Características da carta argumentativa

A carta argumentativa é muito semelhante à dissertação, isso pois ambas fazem o uso de argumentos para defender um ponto de vista.

No entanto, mesmo que haja semelhanças, é claro que há diferenças importantes entre esses dois tipos de redação. Então, vejamos quais são as principais características da carta argumentativa e que a diferem da dissertação.

  • Estrutura Dissertativa: A carta argumentativa possui em sua estrutura introdução, desenvolvimento e conclusão, assim como a dissertação. Porém, são adicionados alguns elementos, como cabeçalho, vocativo e assinatura.
  • Interlocutor definido: Essa é a principal diferença entre carta argumentativa e dissertação. Quando você escreve um texto dissertativo, geralmente não há um leitor específico, você simplesmente escreve o texto para alguém. Já na carta, é estabelecida uma comunicação particular entre um eu definido e um você definido. 
  • Texto dirigido ao leitor: Na dissertação tradicional, é recomendado não dirigir-se diretamente a pessoa leitora por meio de verbos no imperativo (“veja”, “imagine”, “faça”). Ao escrever uma carta, isso já é diferente. Em algumas cartas você pode até citar o nome da pessoa para quem escreve.

Estrutura da carta argumentativa

Esse tipo de texto tem uma estrutura dissertativa. Logo, conta com a tríade introdução, desenvolvimento e conclusão. 

Mas também, como é uma carta, outros elementos podem ser adicionados. Veja:

  • Cabeçalho: Na primeira linha da carta, na margem do parágrafo, aparecem o nome da cidade e a data em que você escreveu a carta. Exemplo: Florianópolis, 02 de Março de 2023.
  • Vocativo Inicial: Também na margem do parágrafo, na segunda linha, há o termo por meio do qual você vai se dirigir a pessoa leitora. A escolha desse vocativo depende muito de quem vai ler e da sua relação social com ele. Exemplo: Prezada Senhora, caro amigo, etc. 
  • Introdução: Na introdução da sua carta, você deve delinear seu tópico, fornecer informações básicas necessárias para que seu argumento faça sentido e que a pessoa leitora entenda, delinear também as evidências que você apresentará. 
  • Desenvolvimento: Aqui é quando você deverá defender o seu ponto de vista, por meio de argumentos que o sustentarão. 
  • Conclusão: Aqui, é quando você reafirma sua tese e resume todos os argumentos anteriores. Em vez de apresentar novos fatos ou mais argumentos. 
  • Assinatura: A carta deve ser assinada pela pessoa autora, porém, nos vestibulares é normal ser solicitado que o não seja escrito o nome por extenso.

Como escrever um argumento convincente?

O argumento é o pilar principal de qualquer carta argumentativa. Se ele for fraco e nada convincente, não há muito o que fazer. 

Para escrever um bom argumento escolha um tópico sobre o qual você se sinta confiante ao escrever (se ainda não estiver atribuído). É melhor se o seu argumento for específico; ter um argumento amplo ou geral significa mais facetas para examinar, o que pode resultar em um texto prolixo. 

Também é preciso considerar o destinatário da carta. Pois, isso influencia em como será feito seu argumento e também resolução de problema.

Acima de tudo, escolha uma tese com evidências suficientes. Cartas argumentativas prosperam com fatos de fontes confiáveis, e você não quer perder tempo procurando por dados que não existem. Se você não consegue encontrar fatos suficientes para apoiar seu texto, talvez não deva discutir esse ponto em primeiro lugar.

Passo a passo para escrever sua carta argumentativa

Como você viu, as cartas argumentativas seguem o mesmo processo da redação dissertativa, embora haja algumas diferenças. 

Então, para você escrever uma boa carta, vou te dar algumas dicas. Veja:

Brainstorming

Antes de começar, dedique um tempo para pensar em um bom argumento, com base no que você viu no tópico anterior.

Preparação

Nesta fase você vai coletar todas as informações que vão ser utilizadas em sua carta, como um rascunho. Como seus argumentos são a chave para a carta argumentativa, reserve um tempo para pesquisa, até ter todas as informações necessárias. Se ajudar, faça perguntas e as responda, assim, você pode utilizar isso em seu texto.

Escrita

Antes de escrever sua carta final, faça um rascunho. Isso ajuda a incluir todos os dados e citações diretas o mais correto possível. 

Revisão

Feito o rascunho, faça a revisão do seu texto, otimize a escolha de palavras e reestruture seus argumentos, se necessário. Certifique-se de que sua linguagem seja clara e apropriada para o leitor e verifique novamente se você efetivamente fez todos os seus pontos e refutações.

Dicas para escrever sua carta argumentativa

As dicas que vou te dar agora servem tanto para a carta argumentativa quanto para qualquer outro texto. Veja:

Use fatos concretos

Embora semelhantes aos textos persuasivos, os textos argumentativos são, de certa forma, exatamente o oposto. Enquanto os ensaios persuasivos apelam para as emoções do leitor, os ensaios argumentativos apelam para a razão do leitor. É por isso que fatos concretos funcionam melhor.

Faça muita pesquisa até ter dados suficientes para apoiar cada um dos seus pontos principais. Sinta-se à vontade para citar outras fontes ou estudos para melhorar sua credibilidade também. Aliás, tente reter suas opiniões e sentimentos pessoais tanto quanto possível

Cuidados com o tom de voz

Em uma carta argumentativa  o tom e o estilo são mais importantes do que você imagina, especialmente se estiver criticando a perspectiva de outra pessoa

Exemplo de carta argumentativa

Agora que você entender o que é e como fazer a carta argumentativa, vou te mostrar um exemplo, veja:

Fonte: Projeto Acadêmico

A Mettzer também pode ajudar no seu texto

Não são só essas dicas que podem te ajudar a escrever um texto claro e compreensível. A Mettzer também é uma ótima aliada dos estudantes.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.

Se você seguir as regras, seu trabalho vai ficar pronto pra publicar. Mas o tanto de trabalho que dá né?

A boa notícia é que você não precisa passar por isso. Use a tecnologia a seu favor: nós podemos te ajudar 🙂

A Mettzer é o melhor editor de texto do mercado, que formata de forma automatizada qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências bibliográficas.

Inclusive, você pode começar seu texto a partir de um modelo de trabalho de aula. Incrível né?

Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente ao que importa, que é o conteúdo do seu texto.

Se interessou? Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias.

Nem precisa cadastrar o cartão para fazer o teste 🙂

Quantos parágrafos a carta argumentativa tem?

Não há um número exatos de parágrafos, mas se você seguir a estrutura básica, você pode ter um parágrafo introdutório, três ou quatro para o desenvolvimento e por fim, um parágrafo para a conclusão.

Qual a tipologia da carta argumentativa?

É o gênero textual com a finalidade de argumentar com o receptor com o objetivo de convencê-lo de algo.

A linguagem é formal ou informal?

Depende. Quem será o seu destinatário? A carta é para uma avaliação? Por isso é muito importante saber o destino da sua carta, assim, você pode manusear melhor o seu texto de acordo com a pessoa leitora.

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade