Citação indireta e paráfrase: o que é e como fazer corretamente

compartilhe
Copy Link

Nesse post você vai aprender o que é uma citação indireta ou paráfrase e como formatá-la de acordo com as normas ABNT 2023.

Publicado em 22 de julho de 2019. | Atualizado em 06 de set. 2023.


Sumário

  1. O que é citação?
  2. ABNT NBR 10520
  3. O que é citação indireta ou paráfrase?
  4. Qual é o objetivo da citação indireta?
  5. Qual a diferença entre citação direta e indireta?
  6. Como fazer uma citação indireta?
  7. Normas ABNT 2023 — o que mudou?
  8. Como fazer citações de forma automática com o Mettzer

Nenhum texto acadêmico começa do zero. Sempre alguém já escreveu, nem que seja de forma introdutória, sobre o tema. É aí que entram as citações.

Só que, muitas vezes, não prestamos atenção na diferença substancial entre as citações diretas e as citações indiretas, o que impacta muito na formatação delas.

Essa dúvida é bastante recorrente em estudantes que precisam elaborar citações nas normas da ABNT.

Pensando nisso, elaboramos esse post com todo o carinho para facilitar a sua vida.

O foco desse conteúdo é sobre citação indireta. Mas nós também temos um conteúdo específico sobre citação direta. Se você quiser conhecer, basta entrar no link 🙂

O que é citação?

Em primeiro lugar, é importante saber que a ABNT tem uma definição específica sobre o que é citação.

De acordo com a norma NBR 10520 (2002, p.1), citação é a “[…] menção de uma informação extraída de outra fonte”. Isso inclui livros, artigos, jornais, revistas, blogs, vídeos, etc.

Você percebeu que para te apresentar o que é citação precisei usar uma citação? Pois é, elas estão em todos os lugares. E dão mais confiabilidade a informação.

Por a ABNT ser uma fonte confiável, a informação da definição que eu apresentei também parece mais confiável.

Ou seja, as citações dão credibilidade ao seu trabalho e, quanto mais confiável o trabalho é, maior é sua qualidade científica e técnica.

ABNT NBR 10520

A ABNT NBR 10520 estabelece as regras da apresentação das citações nos trabalhos acadêmicos.

Essa norma é fundamental para você referenciar de forma correta as fontes de pesquisa que utilizou e não cometer plágio.

Os tipos de citações são: citação diretacitação indireta e citação de citação (apud).

citação direta é feita com as palavras do próprio autor do texto original. Ou seja, é uma transcrição dos exatos termos da fonte de pesquisa.

citação de citação também pode ser chamada de apud, que é utilizado como sinônimo de “citado por”. É quando você transcreve literalmente a parte de um texto, sem modificá-la.

Já a citação indireta ou paráfrase é a utilização das ideias do autor da fonte original, mas sem transcrevê-las literalmente. Ou seja, a utilização de uma ideia de outro autor, mas escrita com as suas próprias palavras.

O que é citação indireta ou paráfrase?

A citação indireta, também conhecida como paráfrase, é a utilização de uma ideia de um autor, mas sem transcrevê-la de forma literal.

Ou seja: quem está escrevendo utiliza as próprias palavras para explicar a ideia que leu da fonte original.

Em outras palavras, é a tradução ou explicação da ideia do autor, mas utilizando os próprios termos.

Só precisa ter cuidado de jamais alterar a intenção do texto original. Isto é, não se pode alterar o que foi dito originalmente.

Assim como nos outros formatos de citação, a referência da fonte deve ser feita.

É sempre preferível fazer a referência de forma completa. Contudo, em alguns casos, o uso da paráfrase não precisa da inclusão do número da página. Isso acontece, de forma especial, quando a ideia pertence ao todo da obra consultada.

Qual é o objetivo da citação indireta?

O objetivo da paráfrase é expressar certa ideia de modo mais acessível, com uma linguagem de fácil compreensão.

Além do mais, é possível dar o seu próprio tom a uma ideia que está no texto. Ou seja: adaptar a ideia ao contexto da pesquisa.

Nesse sentido, esse formato de citação deixa claro que você entende o conteúdo de forma correta. Inclusive, pode explicar a ideia com os seus próprios termos.

Para fazer uma boa citação indireta, o ideal é que você compreenda todo o contexto da obra, para não pegar uma parte isolada e acabar deturpando a ideia do autor ou autora.

Qual a diferença entre citação direta e indireta?

Agora que você já sabe o que é uma citação indireta, talvez já saiba diferenciar bem a citação direta e indireta. De todo modo, aqui estão as principais diferenças entre esses dois tipos de citação 🙂

Para começar, é importante ter em mente que a diferença entre citação direta e indireta está na forma como a informação está apresentada no trabalho acadêmico.

A citação direta é quando a pessoa autora do trabalho reproduz exatamente as palavras da autora original, utilizando aspas e indicando a fonte. Ou seja, é literalmente um copia e cola do trecho do texto.

Esse tipo de citação funciona para casos em que se deseja destacar um ponto de vista específico, enfatizar um trecho importante ou apoiar uma afirmação com a autoridade do autor original.

Já a citação indireta, como você já sabe, ocorre quando o autor do trabalho reescreve as ideias da pessoa autora original, utilizando suas próprias palavras. Nesse caso, não são utilizadas aspas e o autor deve indicar a fonte da informação.

Sendo assim, a citação direta e indireta são usadas em situações diferentes. Em geral, a citação indireta é apropriada para situações em que a pessoa autora quer apresentar a informação de uma forma mais resumida ou para evitar uma citação direta muito extensa.

Como fazer uma citação indireta?

As citações indiretas não incluem a mera reprodução ou troca de uma palavra por outra dentro do texto.

Você pode considerar esses dois pontos na produção:

a) Faça um comentário explicativo, para apresentar a ideia e desenvolver conceitos e esclarecimentos.

b) Desenvolva ou amplie as ideias do texto original, acrescentando exemplos, comparações e contrastes.

Não se esqueça que, diferente da citação direta, a citação indireta deve seguir a formatação do próprio texto, sem recuo ou alteração no tamanho da fonte!

Exemplos de citação indireta

Veja estes dois exemplos de citação indireta:

Exemplo 1:

De acordo com Mattar (1996), a pesquisa bibliográfica é apropriada para os primeiros estágios da investigação quando a familiaridade, o conhecimento e a compreensão do fenômeno por parte do pesquisador são geralmente pouco ou inexistentes.

Exemplo 2:

Os estudos exploratórios têm como principal característica a informalidade, a flexibilidade e a criatividade, e neles procura-se obter um primeiro contato com a situação a ser pesquisada (Samara; Barros, 2002).

Expressões que podem ser utilizadas em citações indiretas

  • De acordo com Mettzer (ano, p.), …
  • Como aponta Mettzer (ano, p.)…
  • Segundo Mettzer (ano, p.)…
  • Para Mettzer (ano, p.)…
  • Mettzer (ano, p.) afirma/declara que…
  • Nas palavras de Mettzer (ano, p.), …
  • … por isso, Mettzer (ano, p.) recorda…

Normas ABNT 2023 — o que mudou?

Em 19 de julho de 2023, a ABNT divulgou a sua mais recente atualização, que se refere à NBR 10520 — citações.

A revisão e atualização das normas ABNT 2023 se referem apenas a um dos aspectos de trabalhos acadêmicos: as citações.

Vamos entender o que mudou 😉

Autor-data sem caixa alta

Até esse ano, a norma de citação da ABNT seguia o padrão autor-data em caixa alta, isso foi alterado com a atualização de 2023.

Agora, o padrão autor-data segue existindo, mas sem caixa alta, ou seja, o sobrenome do autor terá apenas a inicial em maiúsculo.

Antes:

  • (BOURDIEU, 1997, p. 2).

Agora:

  • (Bourdieu, 1997, p. 2).

Mas preste atenção, essa regra vale apenas para citações no texto. Na lista de referências que vem lá no final do trabalho, o nome do autor (a) continua sendo todo em caixa alta.

Citação: (Bourdieu, 1997, p. 2).

Referência: BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

Citação da citação – Apud

Esse tipo de modelo é observado quando a pessoa autora de uma obra destaca uma citação feita por outro autor. Para isso, utiliza-se a expressão APUD, que tem origem latina e significa “junto a” ou “perto de”.

Geralmente, a citação de citação é empregada quando a obra original não pode ser encontrada, mas o trecho em questão é considerado relevante para o trabalho apresentado.

Nesse caso, é importante fazer referência tanto ao autor original quanto ao autor da obra pesquisada. Por exemplo:

“A comunicação interna é uma ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, através do estímulo ao diálogo, à troca de informações e de experiências e a participação de todos os níveis” (Rhodia, 1985, apud Kunsch, 2003, p. 154).

Com a atualização de 2023, a ABNT estabelece que as expressões em latim devem ser usadas em itálico. 

Citação de vídeo

Com o avanço da tecnologia e o surgimento de novas plataformas e formatos, tem se tornado cada vez mais comum a utilização de vídeos como fonte de pesquisa.

É importante saber que esse tipo de fonte é aceito pela ABNT e, de acordo com a NBR 6023:2018, a citação deve conter informações como título, diretor, produtor, local, produtora, data e especificação do suporte.

No caso de vídeos disponíveis no YouTube, a recomendação é diferente.

Devem ser fornecidos apenas informações sobre autoria, título da obra e ano de publicação. Além disso, se possível, é recomendável incluir o link de acesso ao vídeo.

Citação direta de fonte sem paginação

A revisão das normas ABNT tem como objetivo acompanhar também as mudanças no mundo científico.

Nos últimos anos, vem crescendo significativamente a leitura por meio digital, através de e-books, por exemplo. Esses arquivos, no entanto, nem sempre possuem uma paginação, o que gerava preocupação na hora de citá-los.

As normas ABNT 2023 flexibilizam a exigência de paginação, recomendando que, em casos como esses, você possa indicar a localização da citação.

Por exemplo, para citar o trecho de um texto de Kindle sem paginação:

  • (Cavalcanti, 2018, local 27).

Mas cuidado, essa flexibilização deve ser usada apenas para fontes sem paginação. Para as demais fontes, em citações diretas continue sempre colocando o número da página de onde você retirou o trecho.

Citação em língua estrangeira

Não é obrigatório traduzir uma citação que esteja em outro idioma. Nesse sentido, você tem a opção de mantê-la no texto original.

Entretanto, para facilitar a compreensão do conteúdo por diferentes públicos, é vantajoso utilizar a mesma linguagem em todo o trabalho.

Nesse caso, você pode optar por traduzir a citação estrangeira e inserir a expressão “tradução nossa” ou “tradução própria” ao final da referência.

Além disso, é importante incluir a versão original da citação em uma nota de rodapé.

Como fazer citações de forma automática com o Mettzer

Colocar todo o trabalho nas normas ABNT pode consumir um tempo precioso do seu dia a dia. Mas não precisa ser desse jeito. 

Mettzer tem as ferramentas que você precisa para deixar sua vida acadêmica mais leve!

editor de texto de Mettzer formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT. Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências 😉

Nosso editor gera citações e referências de maneira automática para você! 

Veja como é fácil fazer citações na plataforma:

Quer entender melhor? Veja nosso vídeo

Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.

Incrível, né?!

Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias 🙂

O que é citação indireta?

A citação indireta, também conhecida como paráfrase, é a utilização de uma ideia de um autor, mas sem transcrevê-la de forma literal. Ou seja: quem está escrevendo utiliza as próprias palavras para explicar a ideia que leu da fonte original.

Qual é o objetivo da citação indireta?

O objetivo da paráfrase é expressar certa ideia de modo mais acessível, com uma linguagem de fácil compreensão.

Como fazer uma citação indireta?

As citações indiretas não incluem a mera reprodução ou troca de uma palavra por outra dentro do texto. Não se esqueça que, diferente da citação direta, a citação indireta deve seguir a formatação do próprio texto, sem recuo ou alteração no tamanho da fonte.
Você pode considerar esses dois pontos na produção:
a) Faça um comentário explicativo, para apresentar a ideia e desenvolver conceitos e esclarecimentos.
b) Desenvolva ou amplie as ideias do texto original, acrescentando exemplos, comparações e contrastes.

compartilhe