O IBGE é muito importante para a coleta de dados no Brasil, logo, é uma ótima fonte de pesquisa para você usar em seus trabalhos. Por isso, neste post você vai ver como referenciar os dados do IBGE em suas pesquisas acadêmicas.
Sumário:
- Primeiramente, o que é o IBGE?
- Qual a importância dos dados do IBGE para seus trabalhos?
- Como referenciar dados do IBGE seguindo as normas ABNT?
- Como referenciar dados do IBGE na redação?
- Como referenciar dados do IBGE de documentos online?
- Como organizar as referências?
- Como usar o gerador de referências da Mettzer?
- Formatação automática com a Mettzer
Um trabalho acadêmico é feito a partir de diversas fontes de pesquisas, porém, é necessário que essas fontes sejam de total confiança. Afinal, você não quer trabalhar com fake news, né?
Caso você esteja procurando por números e estatísticas confiáveis para o seu trabalho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é uma das fontes mais confiáveis no qual você pode utilizar seus dados.
Visto isso, veja como referenciar o IBGE em seus trabalhos acadêmicos e também nas referências, seguindo todas as normas ABNT.
Primeiramente, o que é o IBGE?
Como você viu, IBGE é a sigla para Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, logo, ele é o principal provedor de dados e informações do Brasil para a sociedade civil e entes públicos.
O IBGE fornece informações completas e atuais sobre nosso país, através do desempenho de suas principais funções:
- Produção e análise de informações estatísticas;
- Coordenação e consolidação das informações estatísticas;
- Produção e análise de informações geográficas;
- Coordenação e consolidação das informações geográficas;
- Estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais;
- Documentação e disseminação de informações;
- Coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.
Qual a importância dos dados do IBGE para seus trabalhos?
Bom, para um trabalho acadêmico assertivo, é muito importante contar com informações concretas, por isso, o IBGE é muito importante, pois ele é a melhor fonte de informação sobre as características socioeconômicas da população brasileira.
Nele você encontrada dados sobre, idade, sexo, nível de escolaridade, ocupação, causas de morte e muito mais.
O IBGE também conta com uma biblioteca digital em que você encontra diversos materiais úteis para sua pesquisa, como por exemplo: livros, periódicos, fotos, mapas e instrumentos de coleta.
Ah, é importante lembrar que o IBGE não é uma pessoa física e sim uma entidade coletiva. Por isso, a autoria deve ser escrita por extenso e em ordem direta.
Como referenciar dados do IBGE seguindo as normas ABNT?
Agora que você entendeu a importância do IBGE em seus trabalhos, você precisa entender como referenciar dados de diferentes formatos do IBGE . Vou te ensinar isso, vem comigo.
Livro
A referência bibliográfica para os livros devem incluir: autoria institucional da obra, título do livro, subtítulo (se houver), edição, local de publicação, editora e ano de publicação.
Exemplo:
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. 40 anos de regiões metropolitanas no Brasil. Brasília, DF: IBGE, 2013.
Documentos cartográficos
O IBGE produz muitos documentos cartográficos, por isso é muito importante saber como referenciar esses dados.
Para seguir as normas da ABNT, é importante abordar: autor, título, subtítulo (se houver), local, editora, data de publicação, descrição física e escala (se houver).
Exemplo:
IBGE. Amparo: região sudeste do Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1983. 1 carta topográfca, color., 4465 × 3555 pixels, 5,50 MB, jpeg. Escala 1:50.000. Projeção UTM. Datum horizontal: marégrafo Imbituba, SC, Datum vertical: Córrego Alegre, MG. Folha SF 23-Y-A-VI-1, MI 2738-1. Disponível em: http://biblioteca. ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=6401. Acesso em: 02 fev. 2023.
Fotografia
As fotografias devem apresentar: autor, título, data, especificação do suporte.
Exemplo:
IBGE. [Avenida Brasil] : Balneário Camboriú, SC, 1998, 1 cartão postal: color. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=448314. Acesso em: 02 fev. 2023.
Censo demográfico
Para referenciar o censo demográfico você deve começar pelo nome da entidade responsável pela autoria, em letras maiúsculas e em ordem direta. Em seguida vem o título em destaque, o local de publicação, a editora e o ano.
Exemplo:
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA . Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
Como referenciar dados do IBGE na redação?
A ABNT recomenda que a citação de outras obras siga o sistema autor-data. Ou seja, a fonte é indicada no corpo do texto pelo nome da instituição responsável e ano de publicação.
Veja dois exemplos
Citação com autor incluído no texto
Segundo o IBGE (2013), a região abriga cerca de 18.182.253 milhões de habitantes. A densidade demográfica é de 4,72 habitantes por km2.
Citação no final do parágrafo
A forma como segmentos da sociedade são classificados, do ponto de vista da percepção de traços físicos, condiciona a trajetória de vida de cada indivíduo, assim, pode resultar em estigmas e desvantagens para uns e capital social para outros. (IBGE, 2013).
Como referenciar dados do IBGE de documentos online?
Para fazer referências de documentos encontrados online é preciso informar o suporte e a data de acesso. A URL deve vir sempre depois da expressão “Disponível em”. Antes da data, use o termo “Acesso em”.
Exemplo de como referenciar dados do IBGE online:
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Características étnico-raciais da população: classificações e identidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2013. Disponível em: https://tinyurl.com/yx9re6wc. Acesso em: 29 jan. 2021.
Como organizar as referências?
Agora que você aprendeu como referenciar os dados do IBGE, é importante saber que caso você tenha consultado mais de um documento, você não precisa repetir as informações de autor em todas as referências.
Substitua o dado por seis traços subliminares, por exemplo:
- IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censos 2007. Inovações e impactos nos sistemas de informações estatísticas e geográficas do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2008.
- _________. Censo Demográfico 2010. Metodologia do Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2013 (Série Relatórios Metodológicos, v. 41).
Como usar o gerador de referências da Mettzer?
Como você viu, usar a busca automática de referências na Mettzer é fácil, pois, o editor faz todo o processo de formatação por você.
Assim, você evita riscos de cometer plágio ou de utilizar um material sem citá-lo entre as referências do trabalho. Vejamos algumas funções:
Busca automática de referência
É só digitar o título ou a pessoa autora. O gerador encontra e formata a referência pra você, igual ao MORE UFSC.
Para você entender melhor, temos um passo a passo, veja:
1. Faça o cadastro gratuito
Basta clicar aqui, é rápido e fácil. 🙂
2. Escolha o tipo de referência
Após feito o cadastro. Vá em “referências” e clique em “adicionar referências”. Feito isso, irá aparecer em sua tela para escolher o tipo da sua referência. Vamos prosseguir como se fosse um livro, como no exemplo abaixo:
3. Faça a busca
Para isso, basta que você pesquise pelo título ou pelo nome de quem escreveu. Por exemplo:
Feito isso, basta escolher a opção que melhor se encaixa para você. Logo em seguida irá aparecer essa tela para preenchimento:
4. Biblioteca de referências
Assim que você salvar sua referência ela irá diretamente para sua biblioteca de referências. Aqui é onde fica salvo todas as referências que você já utilizou. Assim, fica mais fácil de se organizar. Veja um exemplo:
Aqui você economiza seu tempo e energia formatando as referências na ABNT e citações de forma automática com a Mettzer. Assim, você ganha tempo e tranquilidade e pode se dedicar exclusivamente à pesquisa.
Ah, para ver na prática a busca de referências, veja nosso vídeo:
Formatação automática com a Mettzer
Formatar corretamente o seu trabalho é um passo fundamental para garantir o respeito aos padrões científicos.
Porém, sabemos que essa tarefa não é tão simples, né?!
Colocar todo o trabalho nas normas ABNT pode consumir um tempo precioso do seu dia a dia. Mas não precisa ser desse jeito.
A Mettzer tem as ferramentas que você precisa para deixar sua vida acadêmica mais leve!
O editor de texto de Mettzer formata qualquer trabalho acadêmico — automaticamente — nas normas ABNT. Isso mesmo, formatação automática da capa até as referências 😉
Nosso editor gera citações e referências de maneira automática para você!
Assim, você não precisa se preocupar com os detalhes exigidos pela ABNT e pode dedicar seu tempo para o que realmente importa: pesquisar e desenvolver o conteúdo do seu trabalho!
Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.
Incrível, né?!
Você pode fazer um teste gratuito por 7 dias 🙂
Estudante de Letras e literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Normas ABNT e Redator para o Blog da Mettzer.
1 comentário em “Como referenciar dados do IBGE de acordo com a ABNT?”