Ferramentas de TCC: conheça algumas que vão salvar sua vida!

compartilhe

Neste post, listamos mais algumas ferramentas de TCC que vão descomplicar sua vida e te ajudar a produzir um TCC nota 10!

Escrever uma monografia não é tarefa simples, sendo que o primeiro desafio já está na escolha do tema do TCC e a dificuldade tende a aumentar durante seu desenvolvimento, que requer muita pesquisa, leitura, análise, redação e correções. 

Entretanto, existem diversas ferramentas que podem tornar esse processo todo mais fácil, fornecendo ajuda e recursos que vão tornar seu trabalho de elaboração da monografia mais simples em diversos aspectos.

 Google Keep

Durante a elaboração de uma monografia, é preciso fazer muitas pesquisas e anotações importantes, que podem ser desde uma citação até um conceito essencial para o trabalho, e o Google Keep fornece uma grande ajuda com essas tarefas. Com ele, é possível fazer listas, lembretes, armazenar imagens e ainda capturar texto a partir de fotos, o que é muito útil quando se quer arquivar algum trecho de livro, por exemplo.

Google Acadêmico

O Google Acadêmico possibilita a pesquisa por publicações científicas, sendo possível encontrar monografias, teses, artigos, ensaios e livros de diversos sites acadêmicos em um só lugar e de forma organizada.

O serviço ainda possui outros recursos práticos, como permitir guardar artigos para ler depois utilizando a função “Minha biblioteca” e uma extensão para navegador que permite a busca por artigos sem a necessidade de abrir uma nova janela e também oferece citações do artigo selecionado.

NoodleTools

NoodleTools é uma plataforma de gerenciamento de pesquisa online que ajuda alunos a organizar e avaliar informações, criar citações precisas, arquivar referências, tomar notas e criar tópicos que vão facilitar a redação do trabalho.

Ele também possui funcionalidades colaborativas, permitindo que professores forneçam comentários e avaliem o trabalho em tempo real. A ferramenta está disponível em inglês e seu plano individual custa $15 dólares por ano.

Nirvana

Esta ferramenta é um gerenciador de tarefas baseado na metodologia GTD, da qual já falamos aqui no blog.

O Nirvana permite que você processe tarefas através dos 5 passos propostos pela metodologia (Coletar, Processar, Organizar, Executar e Revisar), criando um sistema que traz maior organização para a execução de atividades e aumenta sua produtividade, tornando o processo de produção do TCC mais simples e efetivo.

Microsoft Word

Esta ferramenta é a mais utilizada por alunos e professores para a criação de trabalhos acadêmicos e permite também a formatação nas regras da ABNT.
Se você prefere formatar o seu trabalho à moda antiga, o Tecnoblog mostrou como aplicar as normas da ABNT diretamente no editor de textos da Microsoft.

myHomework

O myHomework é uma ferramenta que te ajuda a organizar suas tarefas na faculdade, permitindo o acompanhamento do tempo disponível para tarefas, aulas, projetos, testes e afins por meio de um código de cores.

A ferramenta conta ainda com uma agenda específica, feita para que não perca nenhuma data nem acumule tarefas, organizando tudo de uma maneira simples e fácil de usar que notifica quando você tem tarefas atrasadas e eventos futuros se aproximando.

Mettzer

O Mettzer é um editor de texto online que já deixa seu trabalho de acordo com as normas ABNT, eliminando o risco de perder pontos no seu TCC por causa de erros de formatação.

A ferramenta também possui lembrete de metas, salvamento automático, acesso remoto, permite a orientação do professor à distância e também a geração de arquivos em PDF, tornando todo o processo de produção do TCC muito mais prático.

compartilhe

2 comentários em “Ferramentas de TCC: conheça algumas que vão salvar sua vida!”

  1. PRECISO DE INFORMAÇÕES PARA O MEU TCC, POREM PRECISO DE UMA FERRAMENTA QUE ME AJUDE A CONCLUIR O MEU TRABALHA.

    Responder
    • Oi Carlos, se você precisa de um editor para te ajudar a formatar e já fazer o seu trabalho nas normas ABNT você pode usar o mettzer.

      Ele funciona com assinatura mensal e o valor é de R$ 15,90.

      Você pode saber mais aqui: http://www.mettzer.com

      Se tiver mais alguma dúvida nos avise.

      Abraços

      Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade