A intertextualidade está mais presente do que você imagina

compartilhe

Você provavelmente já pegou alguma referência de uma obra em outras, né? Então, isso é o que chamamos de intertextualidade. Quer entender melhor? Continue lendo esse post


Sumário

  1. O que é intertextualidade?
  2. Tipos de intertextualidade
  3. Diferenças entre intertextualidade implícita e intertextualidade explícita
  4. Exemplos de intertextualidade

Sabe quando você está assistindo um filme e de repente você nota uma referência a alguma outra obra? Então, isso é o que chamamos de intertextualidade. 

Ela pode acontecer em diversos tipos de conteúdo, como livros, histórias em quadrinhos, filmes, músicas e muito mais.

Por isso, vou te explicar como identificá-la e quais são os tipos de intertextualidade, vem comigo.

O que é intertextualidade?

Em muitas obras as pessoas autoras buscam por inspirações em eventos, personagens, outros escritores, e também outros textos, e é aí que a intertextualidade entra. 

Quando são abordadas as relações entre a literatura e outras linguagens é pertinente destacar o conceito de intertextualidade. Assim, esse conceito permite compreender as ligações passíveis de serem estabelecidas entre diferentes obras, que se misturam e criam uma nova possibilidade. 

A intertextualidade pressupõe um universo cultural muito amplo e complexo, pois implica a identificação / o reconhecimento de remissões a obras ou a textos / trechos mais, ou menos conhecidos, além de exigir da pessoa interlocutora a capacidade de interpretar a função daquela citação ou alusão em questão.

Tipos de intertextualidade

Agora que você entendeu o que é, é importante saber que existem vários tipos diferentes de intertextualidade, veja os exemplos:

Alusão

A alusão é um recurso de intertextualidade indireta, é usada quando alguma obra faz referência à outra de maneira alusiva, ou seja, insinuando a influência de uma obra para outra.

A alusão pode ser utilizada de forma informal, sem ter a obrigação de identificar as fontes exatas.

intertextualidade - alusão
Na imagem, temos a capa das histórias em quadrinhos de Junji Ito fazendo  alusão ao quadro “O Grito” de Edvard Mund. 

Paródia

A paródia é o tipo de intertextualidade que é usada quando se faz referência ou se modifica o texto fonte de uma forma cómica. A paródia é muito comum em caricaturas, cartuns, quadrinhos e outros tipos de gêneros. Veja um exemplo:

intertextualidade parodia
Na imagem vemos uma paródia de Maurício de Souza, fazendo referência ao quadro “Mona Lisa”

Epígrafe

A Epígrafe é um trecho retirado de outro lugar, normalmente é uma citação de alguma obra parecida ou que tenha servido de inspiração.

Citação

A citação é o tipo de intertextualidade mais direto, pois você utiliza as palavras da pessoa autora original. Ela pode ser direta ou indireta, muito utilizada em textos acadêmicos ou ensaios literários.

Tradução

A tradução é quando você pega uma mensagem e faz a adaptação dela para uma outra língua. Muito utilizada em casos de livros ou trabalhos acadêmicos estrangeiros.

Crossover

Provavelmente você já viu algum crossover, ele é muito utilizado no audiovisual, principalmente em séries e filmes. Trata-se da junção de personagens ou situações pertencentes a mundos ficcionais diferentes num mesmo episódio ou cena.

Acima, vemos o crossover com todas as princesas da Disney lançadas até 2018, em “Detona Ralph 2”.

referencias

Diferenças entre intertextualidade implícita e intertextualidade explícita

A intertextualidade se divide em dois termos, sendo o implícito e o explícito, e isso depende muito da forma que o texto se refere a outro. Abaixo, veja as principais diferenças de cada uma.

Intertextualidade explícita

  • Indica a referência com clareza;
  • Independe do conhecimento adquirido para a compreensão da referência;
  • Não exige interpretação para descobrir a referência;
  • Fácil identificação.

Intertextualidade implícita

  • A referência é direta;
  • A pessoa leitora precisa ter conhecimento das obras para entender a referência;
  • Exige algum tipo de interpretação;
  • Difícil identificação.

Exemplos de intertextualidade

A intertextualidade está muito presente em nosso cotidiano, seja no lazer ou no ambiente acadêmico, veja agora alguns exemplos:

Intertextualidade no cinema

O filme “Deu a louca na chapeuzinho” é um ótimo exemplo de intertextualidade. 

Trata-se de um filme de animação que inicia pela clássica cena com o lobo, a menina estranhando os olhos, boca, mãos da “vovó”, culminando na entrada teatral do lenhador com seu machado. Acontece o corte da cena e é retomada com a investigação de um crime, no caso a confusão entre a Chapeuzinho, a Vovó, o Lenhador, considerados envolvidos em roubo de receitas de doces. 

É uma história totalmente diferente, mas baseada nos contos clássicos que você já conhece.

deu a louca na chapeuzinho

Intertextualidade na música

A interseção entre a literatura e a música aparece nas formas mais variadas no cenário cultural brasileiro. Como exemplos gerais destaco a obra de Chico Buarque “Leite derramado” e “Velho Francisco”, onde em ambas as obras abordam a  história de prosperidade e decadência de uma família. 

O Velho Francisco é uma canção de Chico Buarque, que consta do álbum Francisco, de 1987 que inspirou o livro.

Conte com a Mettzer em seus trabalhos acadêmicos

Não sei se você sabe, mas a mettzer é um ferramenta que pode te ajudar na sua vida acadêmica.

Para começar, você precisa pesquisar suas referências bibliográficas em uma base de dados confiável e bem qualificada. Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?

Mas eu tenho uma boa notícia: a gente pode te ajudar nisso.

A plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada.

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade