“Dizer tudo sem falar nada” — Entenda agora como a linguagem não verbal funciona

compartilhe

A linguagem não verbal está muito mais presente do que você imagina, quer saber como? Leia esse post.


Sumário

  1. O que é linguagem não verbal?
  2. Quais são os tipos de linguagem não verbal?
  3. Qual a diferença entre linguagem verbal e não verbal?
  4. Quando e como utilizar a linguagem não verbal?
  5. A linguagem não verbal nos vestibulares
  6. Libras – Língua Brasileira de Sinais
  7. Qual a importância da linguagem de sinais?

Sabe quando você está com algum colega e vocês trocam olhares e, instantaneamente, sabem o que um quer dizer ao outro? 

Então, isso é chamado de linguagem não verbal, isso ocorre quando transmitimos algum significado ou mensagem sem o uso de palavras. 

Ela pode ser muito importante para o seu dia a dia, e por isso, fizemos um post explicando o que é e como funciona esse tipo de comunicação. Vem comigo.

O que é linguagem não verbal?

Por mais que a comunicação verbal esteja tão presente no nosso dia a dia, há também outras formas de comunicação. 

A comunicação não verbal  é o processo de enviar e receber mensagens sem o uso de palavras, sejam elas faladas ou escritas. Ela está muito presente em quase todo canto, como por exemplo a simbologia nas luzes do semáforo e o que elas significam.

Ou seja, a linguagem não verbal não precisa de palavras para a transmissão de informações. Ela é constituída por índices, signos e símbolos visuais/sonoros estabelecidos socialmente.

Quais são os tipos de linguagem não verbal?

Existem diferentes tipos de linguagens não verbais, por isso, vou te mostrar alguns exemplos, vem comigo.

Características físicas

As características físicas de uma pessoa também funcionam como uma forma de comunicação. 

Afinal, um corte de cabelo e estilo de roupa também emanam uma mensagem, ou melhor, uma imagem que você deseja exibir. Como na maioria das comunicações, aparência pessoal e acessórios acontecem dentro de espaços culturais e são interpretados à luz desses contextos.

Proxêmica

É uma forma de comunicação não verbal ou linguagem corporal na qual as mensagens são transmitidas de uma pessoa para outra pelo espaço mutável que as separa durante uma conversa.

Ele pode variar em três espaços, sendo:

  • Espaço pessoal: É quando você está muito próximo à uma pessoa, geralmente usa-se para amigos e pessoas que você tenha mais intimidade;
  • Espaço social: É feito o espaço para interações em pequenos grupos, geralmente um pouco mais distante que o espaço pessoal;
  • Espaço público: Se estende além de três metros, usa-se geralmente em situações públicas.

Cronêmica

 A cronêmica é o estudo do uso do tempo na comunicação não verbal. As percepções de tempo incluem pontualidade, vontade de esperar e interações. O uso do tempo pode afetar estilos de vida, agendas diárias, velocidade de fala, movimentos e quanto tempo as pessoas estão dispostas a ouvir.

Por exemplo, alguém que está sempre atrasado ou é muito pontual, certamente você conhece alguma pessoa por essa característica. 

Cinestésica

É a linguagem corporal, geralmente uma das que mais usamos no nosso dia a dia. Ela é baseada em expressões faciais, gestos, olhares e posturas corporais.

Por exemplo, na imagem abaixo, sabemos rapidamente que a pessoa está pedindo silêncio.

linguagem não verbal
Fonte: Pexels

Qual a diferença entre linguagem verbal e não verbal?

A comunicação verbal é o uso da fala ou da palavra falada para trocar informações, emoções e pensamentos. Por outro lado, a comunicação não verbal está transmitindo e trocando mensagens sem o uso de palavras faladas, mas sim por outros meios de comunicação, como gestos, sinais, etc. 

Embora silenciosas, a comunicação não verbal pode transmitir nossos sentimentos, atitudes e ações para outras pessoas de maneira mais eficaz do que a fala.

plataforma

Quando utilizar linguagem não verbal?

A resposta é simples, sempre. Pois na comunicação você precisa deixar claro o que está querendo transmitir, tanto em palavras quanto em gestos. 

Imagine a situação, uma pessoa te dá uma ótima notícia e você responde com uma cara chateada, mesmo estando animado isso pode confundir a pessoa, ou seja, não está transmitindo a mensagem corretamente.

Como usar a linguagem não verbal a seu favor?

Agora que você entendeu como a linguagem não verbal funciona, vou te dar algumas dicas que vão te ajudar ainda mais.

Capriche no aperto de mão

Um aperto de mão fraco pode parecer um sinal desfavorável para algumas pessoas, por isso, na hora de cumprimentar uma pessoa, dê aquele aperto de mão forte.

Faça contato visual

O contato visual é um dos meios de comunicação mais importante, é ele que transmite confiança para a pessoa.

Sorria

O sorriso tem um efeito muito positivo em conversas, mostra que você é uma pessoa agradável e que dá abertura para uma conversa.

A linguagem não verbal nos vestibulares

Durante o ENEM, as imagens são muito utilizadas na área de Língua Portuguesa, se destacando mais na parte de interpretação de texto. Essas demonstrações podem ser feitas através de quadrinhos, charges, etc.

Assim, é muito importante compreender os diversos tipos de linguagem. Pode parecer fácil, mas é necessário entender que cada tipo de linguagem possui suas características e pode ser encontrada de diversas formas durantes as provas.

Libras – Língua Brasileira de Sinais

Agora que você entender o que é e como funciona linguagem não verbal, tem um assunto muito interessante que se encaixa nessa modalidade, a Libras.

Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, uma língua de modalidade gesto visual em que se é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de Abril de 2002, através da Lei nº 10.436.

Também conhecida como língua gestual, a libras foi feita para que pessoas surdas e mudas possam se comunicar com outras pessoas.

A linguagem de sinais é a mesma em todo o mundo?

Não. Cada comunidade desenvolveu sua própria língua de sinais, assim como cada povo desenvolveu sua língua oral.

Assim como existem inúmeras línguas orais pelo mundo, também existem diversos tipos de linguagem de sinais.

Por exemplo, abaixo temos a palavra “cachorro” na linguagem de sinais americana (ASL) e brasileira (LIBRAS):

Cachorro” na Linguagem de Sinais Americana (ASL)
“Cachorro” na Linguagem Brasileira de Sinais

Então Libras é própria do Brasil?

Isso mesmo! Como você viu, a língua foi reconhecida por lei e foi criada juntamente com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Por ser uma língua viva, ela está constantemente sendo melhorada e assim, formando novos vocábulos.

Dependendo do local em que a pessoa vive, alguns sinais podem ter variação. Assim como os nomes que temos para mexerica, bergamota e tangerina para definirmos a mesma fruta em diferentes regiões. Isso é o que chamamos de regionalismo.

Qual a importância da linguagem de sinais?

De acordo com a pesquisa feita pela Federação Mundial dos Surdos, 80% das pessoas surdas possuem dificuldade nas línguas escritas.

E isso acontece por conta da dificuldade de acesso à educação para essas pessoas. Assim, as línguas de sinais são uma alternativa de comunicação. Assim, elas podem receber e transmitir informações de forma inclusiva.

Conte com a Mettzer em sua vida acadêmica

Não sei se você sabe, mas a Mettzer é um ferramenta que pode te ajudar na sua vida acadêmica.

Para começar, você precisa pesquisar suas referências bibliográficas em uma base de dados confiável e bem qualificada. Imagina só usar fake news no seu referencial teórico, né?

Mas eu tenho uma boa notícia: a gente pode te ajudar nisso.

A plataforma da Mettzer une duas características fundamentais para desenvolver pesquisas: facilidade no acesso e segurança das informações.

Isso porque, através do Hub da Mettzer, é possível procurar bibliografias  e referências bibliográficas para usar como fonte de pesquisa.

Para pesquisar no Hub, você precisa digitar as palavras-chave sobre o tema que você quer pesquisar. Assim como uma pesquisa no Google.

Pronto! Nós te apresentamos uma lista de trabalhos sobre esse tema para te ajudar.

Muito além da facilidade de pesquisar, todos resultados da Mettzer são trabalhos construídos na própria plataforma. Quer dizer, você pode confiar.

E a melhor parte: o Hub da Mettzer é completamente livre e gratuito. Você pode usar e pesquisar quantas vezes quiser. Sem pagar nada.

Além disso, a plataforma da Mettzer é integrada ao Google Books. Então, você pode simplesmente pesquisar pelo nome da pessoa autora ou título do livro no gerador de referências.

Nós encontramos o livro na base de dados e gerados a referência conforme as normas da ABNT. Como de costume, de forma automática.

É que, não sei se você já sabe, mas o editor de texto da Mettzer formata todo trabalho de forma automática nas normas da ABNT.

Faça um teste gratuito por 7 dias. E nem precisa cadastrar o cartão para experimentar 🙂

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade