Mapa conceitual em 5 passos — potencialize seu aprendizado

compartilhe

Publicado em: 25/02/2022 Por Beatriz Coelho | Atualizado em 31/10/2023.

Descubra o que é, como fazer e quais são os benefícios de fazer um mapa conceitual para sua vida acadêmica.


Sumário:

  1. O que é mapa conceitual?
  2. Mapa conceitual x mapa mental: qual é a diferença?
  3. Tipos de mapa conceitual
  4. O que um mapa conceitual precisa ter?
  5. Como o mapa conceitual pode ajudar na vida acadêmica?
  6. Passo a passo de como fazer um mapa conceitual
  7. Conte com a Mettzer para facilitar sua vida acadêmica

Não sei se você já sabe, mas o mapa conceitual pode ser um grande aliado da sua vida acadêmica.

Isso porque ele pode te ajudar em diversos processos: tanto para aprender algo novo, quanto para estudar e memorizar sobre o que você já sabe. E, inclusive, serve para estruturar projetos de pesquisa e trabalhos.

Nesse post, vou te explicar o que é, quais os benefícios e como fazer um mapa conceitual. Bora? 🙂

O que é mapa conceitual?

O mapa conceitual é uma ferramenta que representa de forma gráfica as relações entre as ideias de um tema. Quer dizer: a partir do mapa é possível estabelecer e visualizar as relações entre informações, definições e conceitos.

Isso porque organizam-se os dados em uma estrutura hierárquica e sistemática, através de caixas ou balões (os nós) e as conexões de arcos (linhas ou setas).

O mapa conceitual funciona da seguinte forma: tudo começa a partir de um conceito abrangente (ou super tema), que vai sendo quebrado em conceitos menos abrangentes. As setas (e outros elementos) mostram a conexão entre eles.

Ou seja: o objetivo principal do mapa conceitual é organizar as informações de forma visual, para direcionar o pensamento criativo e estruturar o conhecimento. Depois que as informações estão organizadas, fica muito mais fácil assimilar o conteúdo ou transmiti-lo para outras pessoas.

Mapa conceitual x mapa mental: qual é a diferença?

É bastante comum que pessoas universitárias confundam o conceito de mapa conceitual com mapa mental. No entanto, como vamos ver, essas são ferramentas diferentes que têm, inclusive, objetivos diferentes.

Bom, vamos lá. A primeira grande diferença é a finalidade das ferramentas. O objetivo do mapa conceitual é representar um conhecimento que já existe, para servir como uma ferramenta de aprendizagem.

O objetivo do mapa mental, por sua vez, é desenvolver um conjunto de ideias novas.

A outra diferença refere-se à aplicação. Enquanto o mapa conceitual representa conhecimentos mais formais – como o conhecimento acadêmico ou plano estratégico de uma empresa, por exemplo -, o mapa mental pode representar uma maior variedade de tarefas e conceitos.

Então, o mapa mental é mais flexível e o mapa conceitual é mais formal e hierarquizada.

Além do mais, o mapa conceitual mostra tópicos com ligações cruzadas e múltiplas relações. Por outro lado, o mapa mental mostra apenas um tópico com item primário no centro e todos os outros secundários, espalhando-se pelas laterais.

Tipos de mapa conceitual

Os mapas conceituais podem ser de três formatos diferentes: hierárquico, fluxograma e teia de aranha.

É fundamental que você conheça todos os tipos para escolher o que melhor se adequa aos seus objetivos. Vamos lá.

Fluxograma

No mapa conceitual de fluxograma, constrói-se os conceitos de forma linear: partindo de um ponto de início até chegar a um fim.

Usa-se esse tipo para visualizar processos e ciclos. Como não inclui tantos conteúdos e descrições, é possível que se torne um pouco superficial.

Teia de aranha

Esse é o tipo que se assemelha a um mapa mental. Já que tem a ideia principal no centro do mapa.

É um modelo importante para assimilar conceitos mais gerais, que não se conectam tanto à ideia principal.

Como o formato dificulta a ligação entre os conceitos, pode não ser um bom tipo para aprender profundamente sobre uma ideia.

Hierárquico

Esse é o tipo de mapa conceitual padrão. Nesse tipo, você deve construir as ideias de cima pra baixo, partindo da ideia central para os conceitos e as definições.

Nesse ponto, quanto mais pra cima, mais importante é a informação.

É um modelo importante para assimilar conceitos profundos. No entanto, é mais difícil de construir, porque exige um conhecimento prévio sobre o tema.

mapa conceitual

O que um mapa conceitual precisa ter?

1. Ideia central

Todo mapa conceitual deve começar a partir de uma ideia mais abrangente. A ideia central é o ponto de partida e o ponto de referência para dar contexto aos demais conceitos.

Identificá-la é muito simples. Afinal de contas, ela é o problema ou o objetivo que o mapa deve resolver. Ou seja: ela é o motivo pelo qual você está fazendo um mapa conceitual.

Por isso, a ideia central deve ficar em posição de destaque e ser o elemento com maior hierarquia.

2. Conceitos

Para a melhor compreensão, deve-se fragmentar a ideia central em elementos menores. Esses elementos são os conceitos. Deve-se representá-los por palavras-chave e termos gerais.

Se, por exemplo, a sua ideia central for frutas tropicais, abacaxi, caju e açaí podem ser os conceitos.

3. Hierarquia

Bom, você já sabe que a ideia central deve ficar no topo e, mais embaixo, os conceitos gerais. Depois, você pode incluir definições e conceitos mais específicos.

A ideia é sempre construir o mapa de maneira que seja possível fazer a leitura de cima pra baixo.

Essa hierarquia de elementos forma-se a partir de linhas, setas e declarações semânticas.

4. Frases de ligação

Como o próprio nome sugere, as frases de ligação servem para ligar os conceitos. Ou seja: são pequenas frases que dão sentido para a ligação entre os conceitos.

Por isso, essas frases devem ficar nas linhas que conectam os diferentes níveis hierárquicos de conceitos.

Para melhor compreensão, deve-se usar frases curtas e verbos, como: “criado por”, “determinado por” e “causa”.

5. Definições

Depois de quebrar a ideia central em conceitos menores, você precisará de definições. Afinal, as definições são as construções semânticas que explicam o significado dos conceitos.

Essas explicações são fundamentais para memorizar ou aprender sobre o assunto do mapa.

Como o mapa conceitual pode ajudar na vida acadêmica?

Você já deve ter escutado o ditado popular: “imagens valem mais que mil palavras”. E isso é cientificamente comprovado: pesquisas indicam que o cérebro processa imagens 60.000 vezes mais rápido do que um texto.

É por isso que essa ferramenta facilita e obtenção e a compreensão de ideias, já que transforma conceitos em uma estrutura visual.

A partir do mapa conceitual você pode visualizar as relações entre as ideias e criar conexões mentais que permitem a melhor retenção do conhecimento.

Entre os benefícios dessa ferramenta para a vida de qualquer estudante estão:

  • Facilitar a compreensão a partir de seu formato visual
  • Melhorar a aprendizagem a partir da relação de conhecimentos novos e antigos
  • Sintetizar informações, integrar conceitos novos e antigos para melhor compreender a ideia geral
  • Planejar e descrever projetos de pesquisa
  • Incentivar discussões e pensamentos de alto nível
  • Mapear as relações entre coisas, como palavras, personagens, eventos na história.
  • Fomentar a descoberta de novos conceitos e suas conexões
  • Oferecer uma comunicação clara de ideias complexas
  • Promover o aprendizado colaborativo
  • Estimular a criatividade
  • Identificar temas que precisam de mais conhecimento ou análise

Passo a passo de como fazer um mapa conceitual

1. Identifique o objetivo

Bom, esse é o primeiro ponto. Antes de mais nada, você precisa entender quais são os seus objetivos com o mapa conceitual.

2. Defina uma ideia central

A partir de seu objetivo, você já pode construir a sua ideia central. Ela vai ser o ponto central do seu mapa conceitual. Uma dica é utilizar conceitos simples e assertivos, para não desviar o foco.

Se você utilizar, por exemplo, uma ideia central com o termo alimentação, terá muitos caminhos para seguir. Mas se, por outro lado, usar impactos da alimentação saudável, seu mapa ficará melhor direcionado.

3. Defina a ferramenta que você vai usar

Em seguida vou dar dicas de ferramentas para você construir seu mapa conceitual. Mas já vou logo adiantando que, de toda forma, basta uma caneta e um papel. Se tiver canetas coloridas, melhor ainda.

4. Liste todos os conceitos que se relacionam ao tema central

Esse é o momento da chuva de ideias. Em uma folha separada, você deve listar todos os conceitos que vem à sua cabeça quando pensa sobre o tema. Depois disso, você já pode criar categorias, do menos para o mais específico.

5. Estruture o mapa conceitual

Por fim, chegou a parte de montar o seu mapa conceitual. É nesse momento que você vai construir todos os nós e os arcos do seu mapa.

Lembre-se de incluir frase de ligação entre os conceitos, para estabelecer a relação entre eles.

Ferramentas para fazer o mapa conceitual

Pois bem. Você pode fazer o seu mapa conceitual usando apenas papel e caneta. No entanto, caso quiser aproveitar um pouco de tecnologia, aqui estão 2 dicas de ferramentas:

Canva

O Canva é uma ferramenta interessante para criar apresentações e templates. A plataforma, inclusive, disponibiliza diversos modelos de fluxogramas gratuitos, que você pode utilizar e personalizar como preferir.

Miro

O Miro é a minha opção preferida para criar mapas que precisem de uma visualização ampla. Ele também tem diversos modelos que você pode apenas editar.

Além disso, ele tem a funcionalidade de compartilhar o seu trabalho com outras pessoas. Isso é fundamental para quem está trabalhando em grupo.

Sem contar que a ferramenta compreende infinitos quadros brancos, que dão bastante liberdade para criar seu mapa para todos os lados.

Conte com a Mettzer para facilitar sua vida acadêmica

A atividade de pesquisa pode ser muito gratificante e acolhedora, quando feita de forma coletiva e com afeto.

Sabe quem pode te ajudar nesse caminho? A Mettzer

Afinal, somos a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico e da pesquisa científica.

Já imaginou não precisar se preocupar com todas as regras de citações e referências?

Deixa eu te contar: isso não é mais um sonho!

O editor de texto da Mettzer formata todo trabalho — automaticamente— nas normas da ABNT: desde a capa até as referências bibliográficas.

Incrível, né?

Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.

Se interessou? Você pode testar de forma gratuita por 7 dias 🙂

mapa conceitual
O que é mapa conceitual?

É uma ferramenta que representa de forma gráfica as relações entre as ideias de um tema. Quer dizer: a partir do mapa é possível estabelecer e visualizar as relações entre informações, definições e conceitos.

Como fazer um mapa conceitual?

1. Identifique o objetivo.
2. Crie uma ideia central.
3. Escolha a ferramenta que você vai utilizar.
4. Liste todos os conceitos que se relacionam com o tema central.
5. Monte a estrutura do mapa.

O que um mapa conceitual precisa ter?

1. Ideia central
2. Hierarquias
3. Conceitos
4. Frases de ligação
5. Definições

compartilhe

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade