O que é a Metodologia Ativa e por que ela é importante para a aprendizagem

compartilhe

Quem desempenha o papel principal no processo de ensino-aprendizagem? A metodologia ativa defende que são os estudantes. Quer entender melhor sobre esse assunto?


Sumário

  1. O que é metodologia ativa?
  2. Qual é o objetivo das metodologias ativas?
  3. Quais os princípios da metodologia ativa?
  4. Qual é a diferença entre a metodologia ativa e o método tradicional de ensino?
  5. Qual é a importância da metodologia ativa?
  6. Quais são os benefícios da metodologia ativa?
  7. Qual é o papel do professor nas metodologias ativas?
  8. Qual é o papel dos estudantes nas metodologias ativas?
  9. Como usar as metodologias ativas em sala de aula?
  10. A Mettzer pode te ajudar na construção de uma trajetória acadêmica mais leve

A tecnologia mudou, de forma definitiva, a forma como as pessoas trabalham, se comunicam e estudam. Não por menos, o processo de ensino-aprendizagem precisou criar formas de acompanhar o desenvolvimento tecnológico.

É o que acontece com as metodologias ativas de aprendizagem — deixando de lado as formas conservadoras e tradicionais de aprendizagem. Esse é um tema fundamental para repensar a qualidade do aprendizado e a motivação dos estudantes.

Pensando nisso, o objetivo desse artigo é explicar o que é e quais os benefícios da metodologia ativa tanto para professores quanto para estudantes. Vamos lá? 🙂

O que é metodologia ativa?

De forma geral, a metodologia ativa é um tipo de estratégia de ensino que se baseia no protagonismo de estudantes no processo de aprendizagem.

Ou seja, é uma concepção pedagógica que reflete e critica o processo tradicional de construção de conhecimento. E que, inclusive, vai ao encontro aos princípios da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que deve guiar todo currículo da educação no Brasil.

As diretrizes da metodologia ativa não é uma novidade. Existem algumas teorias e reflexões sobre esse tema. Um dos grandes precursores foi William Glasser, a partir da teoria de pirâmide de aprendizagem.

A ideia desse tipo de metodologia é incentivar estudantes a aprenderem de forma mais autônoma e participativa. Por isso, a denominação “metodologia ativa”, que pressupõe que os estudantes sejam, de fato, ativos.

Em geral, o processo de aprendizagem acontece através da resolução de problemas e situações reais. Isto é, as propostas devem estimular que os estudantes pensem além, tenham iniciativas, promovam debates e se responsabilizem por construir o próprio conhecimento.

É por isso que se diz que, na metodologia ativa, os professores e as professores se tornam coadjuvantes. Afinal de contas, o eixo principal da responsabilidade pelo processo de aprendizagem se desloca dos professores para os estudantes.

Qual é o objetivo das metodologias ativas?

O objetivo central das metodologias ativas é promover a autonomia de estudantes para que desenvolvam a capacidade de construir o próprio conhecimento.

Como consequência — mas também como uma das finalidades desse tipo de metodologia, os estudantes desenvolvem seu senso crítico com a realidade.

A partir disso, conseguem refletir sobre problemas desafiadores, além de identificar e organizar hipóteses de soluções. Ou seja, os conhecimentos saem do campo das ideias e se tornam mais práticos e condizentes com a realidade.

Como se não bastasse, as metodologias ativas também tornam o processo de ensino-aprendizagem muito mais atraente. Então, diante de um contexto de desenvolvimento tecnológico, são alternativas para atrair a atenção de estudantes.

Quais os princípios da metodologia ativa?

Nesse contexto, em resumo, os princípios centrais da metodologia ativa são:

  • Os estudantes são o centro do processo de ensino-aprendizagem;
  • As propostas devem desenvolver a autonomia dos alunos e das alunas;
  • Todas as atividades propiciar reflexões e problematização da realidade;
  • Prioriza-se os trabalhos em equipe;
  • As pessoas professoras atuam como mediadoras e facilitadoras do processo de construção do conhecimento;
  • Sempre que for possível, deve-se desenvolver (e utilizar) tecnologias e inovação.

Qual é a diferença entre a metodologia ativa e o método tradicional de ensino?

A principal diferença entre a metodologia ativa e o método tradicional é a centro da responsabilidade pela construção do conhecimento.

No método tradicional, o processo de aprendizagem gira em torno das pessoas professoras. Então, tudo depende que os professores e as professoras transmitam todos os conhecimentos para os alunos.

Depois de uma certa quantidade de aulas expositivas, os professores devem aplicar uma avaliação para analisar o que os alunos conseguiram aprender.

Nesse caso, os estudantes permanecem em uma posição de extremamente passividade — apenas devem absorver e anotar tudo que os professores falam.

A metodologia ativa, como você já sabe, desloca esse eixo de responsabilidade. A proposta é que os estudantes sejam, de fato, estimulados a permanecerem ativos diante do seu processo de aprendizagem.

Assim, os encontros com os professores não são aulas expositivas, mas debates e conversas que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem.

Qual é a importância da metodologia ativa?

Para entender a importância das metodologias ativas para a educação, é importante compreender o contexto social e econômico no qual nos inserimos.

Para começar, o Brasil é o país com maior exposição de jovens e crianças a aparelhos eletrônicos no mundo. Essa análise foi feita por um estudo da McAfee, em dezembro de 2021.

O Brasil é o país com maior exposição de jovens e crianças a aparelhos eletrônicos no mundo — com uma taxa de 96%. A constatação é de um estudo da McAfee realizado em dezembro do ano passado e divulgado esta semana.

Além do mais, um estudo do Ipec para o UNICEF revelou que 2 milhões de meninas e meninos de 11 até 19 anos (que não tinham terminado a educação básica) deixaram a escola no Brasil. Esse dado representa 11% de evasão escolar e comprova uma crise profunda da Educação no Brasil.

Diante disso, proporcionar um ambiente de aprendizagem com mais oportunidades é fundamental para promover uma educação transformadora.

Essa é um dos pontos positivos da metodologia ativa: aprimorar as habilidades de pensamento crítico, aumentar a motivação dos alunos e diminuir as taxas de reprovação.

Inclusive, há estudos que comprovam a eficiência dessas metodologias. É o caso do “Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics”.

A pesquisa analisou os métodos de estudos aplicados a 225 estudantes de ciências, engenharia e matemática. A conclusão é de que a metodologia ativa pode aumentar as notas de curso em relação aos métodos tradicionais.

Na análise, constatou-se que estudantes de cursos sem aprendizagem ativa possuíam 1,5 vezes mais chances de reprovação do que os de cursos com aprendizagem ativa.

Ainda, analisou-se que a metodologia ativa pode impactar os níveis de motivação dos alunos. O que é fundamental para regular a atenção e a consolidação da memória.

Quais os benefícios da metodologia ativa?

Nessa perspectiva, os principais benefícios são:

  • Desenvolver a autonomia sobre atividades e decisões dos estudantes;
  • Propiciar a autoconfiança dos alunos;
  • Tornar o processo de aprendizagem mais divertido;
  • Tornar o aprendizado mais prático e não exclusivamente teórico;
  • Aumentar a participação e satisfação dos alunos;
  • Aumentar a captação e retenção de estudantes;
  • Trazer mais flexibilidade de atividades;
  • Aumentar interação entre estudantes e professores;
  • Propiciar a melhor retenção do conteúdo.
modelo de fichamento

Qual é o papel do professor nas metodologias ativas?

Nas metodologias ativas, o professor funciona como um guia. Ou seja, ele deve mostrar os melhores caminhos e indicar os conteúdos, mas também deixar espaço para os estudantes explorarem.

A sala de aula deixa de ser um lugar hierárquico — em que espera-se um comportamento específicos de estudantes que ficam nas carteiras — para se tornar um ambiente de mais colaboração.

Essa mudança impacta, inclusive, no mobiliário escolar. Que é menos rígido e mais flexível. A ideia é deixar a rigidez de lado para ser mais dinâmico.

Qual é o papel de estudantes nas metodologias ativas?

Por outro lado, os estudantes devem desempenhar, de fato, um papel ativo como aprendiz. Apesar de serem guiados pelos professores, devem ler, pesquisar e questionar.

Além disso, devem desenvolver suas próprias reflexões e críticas, de forma autônoma.

Como usar as metodologias ativas em sala de aula?

Para colocar o conceito das metodologias ativas em prática, é importante conhecer as particularidades e as necessidades específicas da turma e da disciplina.

Dentro disso, algumas formas de aplicar as metodologias ativas são:

  • PBL – Problem Based Learning: aprendizado baseado em problemas;
  • TBL – Team Based Learning: aprendizado baseado em equipes;
  • Sala de aula invertida;
  • PI – Peer Instruction: instrução aos pares;
  • Estudos de caso: resolução de problemas do mundo real;
  • Gamificação: que consiste em trazer jogos para os métodos de aprendizagem.

A Mettzer pode te ajudar na construção de uma trajetória acadêmica mais leve

O processo de aprendizagem e pesquisa pode ser muito gratificante e acolhedora, quando feita de forma coletiva e com afeto! 

Sabe quem pode te ajudar nesse caminho? A Mettzer

Somos a primeira e única plataforma digital que integra — em um único lugar, todo o ciclo do trabalho acadêmico! 

Isso mesmo! Na mettzer você encontra ferramentas para te auxiliar desde o planejamento, a escrita, a formatação nas normas acadêmicas, a pesquisa de referências, a orientação online, até a verificação de plágio e a publicação de trabalhos.

Acabou aquele desespero para colocar tudo nas normas ABNT! Vem conferir nosso editor de texto, que formata de maneira automática qualquer trabalho nas normas ABNT: desde a capa até às referências. 

A Mettzer te ajuda na construção tanto de um projeto de pesquisaartigo científicoTCCmonografiadissertação e até da tese de doutorado. Acompanhamos você em todo o processo. 

Se interessou? Você pode testar de forma gratuita por 7 dias! 

Junte-se a + de 1 milhão de estudantes que usam a Mettzer todos os dias! Juntos (as) somos mais fortes 🙂

compartilhe

1 comentário em “O que é a Metodologia Ativa e por que ela é importante para a aprendizagem”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Teste agora nosso editor que formata trabalhos nas Normas da ABNT e APA

Modelos customizáveis de acordo com sua universidade